Arginina: quais são seus benefícios para a saúde?

A arginina é um aminoácido produzido pelo organismo, e seus efeitos maravilham cientistas e pacientes por todo o mundo. 

Se você é adepto de atividades físicas, mesmo que em níveis moderados, e não sabe os benefícios que a suplementação com arginina pode proporcionar, pode estar perdendo uma preciosa oportunidade de maximizar os seus resultados. 

Além disso, se você deseja aumentar a imunidade de maneira simples, mas não sabe como, a arginina pode ter a resposta. 

No texto a seguir, destrinchamos os principais benefícios da arginina no corpo e te damos dicas de consumo desse suplemento para alcançar diferentes objetivos. Não deixe de ler o artigo completo! 

O que é arginina? 

A Arginina é um tipo de aminoácido. Os aminoácidos formam as estruturas de proteína, é como se fossem os tijolinhos de grande parede.

A Arginina é produzida pelo nosso próprio corpo, como também a L-arginina é encontrada na maioria dos alimentos ricos em proteínas, carnes vermelhas, aves, peixes, ovos e laticínios.

Além das fontes através da alimentação de proteínas, podemos obter a Arginina necessária através da suplementação, que tem a função principal de beneficiar a saúde cardíaca, desempenho de exercícios, capacidades mentais e muito mais.

Ela é bastante conhecida pela sua benéfica ação em praticantes de atividades físicas, já que aumenta a absorção de nutrientes nos músculos.

Esse aminoácido, portanto, melhora a performance e ajuda a evitar doenças, participando do processo de excreção de nitrogênio e melhorando a resposta do organismo à insulina. 

A arginina também é uma substância que tem grande impacto no tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares devido ao seu efeito de dilatação de vasos. Como a L-arginina atua como um vasodilatador, abrindo (dilatando) os vasos sanguíneos, muitas pessoas tomam L-arginina oral com objetivo de melhorar a problemas de disfunção erétil.

Veja também: Óxido Nítrico – Vasodilatador natural

Quais são os benefícios da arginina? 

A seguir, entenda alguns dos principais benefícios que a suplementação com arginina pode trazer ao corpo. 

Fortalecimento da imunidade

A arginina é conhecida por aumentar a produção das células de defesa do corpo, protegendo-o contra infecções e tratando contra a ação de fungos, bactérias e vírus. 

Além disso, tal aminoácido também tem fortes propriedades cicatrizantes, auxiliando na rápida recuperação em casos de ferimentos. 

Melhora da performance na prática de exercícios

Durante a prática de atividades físicas intensas, há uma grande queima de energia ATP, que ocorre pela quebra de creatina. Esse processo pode levar à fadiga, mas a arginina pode ajudar.

Por ser uma precursora do óxido nítrico, ela é capaz de manter a geração de força constante, além de ajudar na oxigenação ao abrir as vias circulatórias. Tal substância também está associada ao fortalecimento muscular, sendo um dos suplementos mais indicados para aqueles que desejam melhorar sua performance e treinos. 

Aumento da fertilidade 

O uso da arginina também está associado ao aumento da fertilidade em homens e mulheres. A fertilidade feminina está, muitas vezes, associada a uma fraca resposta hormonal. Enquanto isso, homens podem ter problemas de fertilidade devido a uma baixa contagem de espermatozoides. 

A arginina pode ajudar em ambos os casos. Mais uma vez, sua relação com a produção de óxido nítrico permite que ela seja associada à proteção do esperma e à manutenção de sua qualidade. 

A arginina pode te ajudar a manter uma vida mais saudável: encontre-a na Farmácia Sempre Viva

Aqueles que desejam melhorar sua performance como atletas, planejam aumentar a família ou apenas levar uma vida mais saudável e livre de doenças circulatórias podem encontrar na arginina um poderoso aliado. 

No site da Farmácia Sempre Viva, uma especialista em suplementação alimentar e remédios naturais desde 2004, você tem acesso a esse e a muitos outros aminoácidos que podem te ajudar a cuidar da sua saúde. Visite nosso blog para continuar tendo dicas de vida saudável e suplementação!

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta