Como manter os Pés Hidratados e Saudáveis?

Responsáveis pela nossa sustentação os pés merecem uma atenção especial principalmente nos dias quentes em que tendem a serem muito mais suscetíveis ao ressecamento.
Com o calor que anda fazendo todo mundo quer usar uma sandalhinha e deixar os pé respirarem. Mas isso pode agravar o ressecamento uma vez que eles ficam mais expostos.

Pés Hidratados

Pés Hidratados

Alguns cuidados básicos garantem pés bonitos, saudáveis e hidratados e dignos de usar aquela sandália maravilhosa.

Vamos as dicas?

Escalda-pés

Um momento para relaxar. Prefira fazer a noite antes de dormir. O escalda-pés ajuda a relaxar a tensão após a correria do dia a dia. Em uma bacia, coloque água morna (o suficiente para cobrir os pés), duas colheres (de sopa) de sal, vinagre de maçã e algumas gotinhas de essência de lavanda. O diferencial do vinagre é que ele ajuda a restaurar o equilíbrio do pH nos pés, o que faz muito bem para a pele. A essência é responsável por combater ainda mais a tensão da área e o sal é muito importante para reduzir o inchaço da região, facilitando a drenagem do excesso de líquidos.

Pés Hidratados

Esfoliação

A esfoliação, que ajudam a retirar as células mortas e as camadas grossas dos pés. Existem cremes esfoliantes específicos para essa região. Prefira não usar lixas nos pés. Toda vez que você lixa essa região ela tende a engrossar cada vez mais.
Uma receitinha caseira que amenizam o problema é misturar uma colher (de sopa) de açúcar com três colheres (de sopa) de óleo natural (pode ser o de amêndoas, por exemplo). Depois é só esfregar o esfoliante, com movimentos suaves e circulares, nas áreas mais ressecadas. Lembre-se de enxaguar com água morna.

Pés Hidratados

Hidratação

Para manter os pés livres das variações de temperatura do dia a dia, invista em cremes que possam hidratar bem a região. Para potencializar os efeitos, cubra a área com um filme plástico e deixe o hidratante agir por alguns minutos se estiverem muito ressecados. A melhor hora para aplicar os cremes nos pé é a noite. Você aplica e dorme com ele agindo por um longo período. O ideal é fazer isso todas as noites. Começando vira um hábito.

Pés Hidratados

Na Sempre Viva temos uma opção manipulada. Ela é composta por:

Uréia

Tem ação hidratante e estimulante da regeneração celular (cicatrizante).
Por ser uma substância higroscópica, umectante penetrante, absorve água do ambiente e promove sua retenção, repondo a umidade natural da pele e melhorando sua textura.

Alantoína

Tem efeito amaciante e proporciona maior capacidade de retenção de umidade e, com isso, o alisamento da superfície cutânea e melhor elasticidade da cicatriz.

Ácido Salicílico

O Ácido Salicílico é um Beta-Hidroxiácido com propriedades queratolíticas (esfoliantes) e antimicrobianas. A grande vantagem deste ácido é que apresenta um bom poder esfoliativo e também uma ação hidratante, cuja característica principal é a capacidade de penetração nos poros ajudando na remoção da camada queratinizada com uma ação irritante muito menor que os outros ingredientes.

Óleo de Amendôas

É um excelente hidratante para a pele, especialmente para quem tem pele seca e desidratada. No creme amaciar, hidratar e tonificar a pele.

creme pes

O escalda pés você pode fazer sempre que necessário e você tiver aquele dia corrido, depois de festas onde normalmente ficamos muito tempo em pé. A Esfoliação uma vez por semana já é o suficiente. Já o creme rsrsr esse o ideal é que seja aplicado todas as noites. Começando vira um hábito.

Veja mais: Pill Foodo que é bom para rachadura nos pés

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta