Atividades físicas, sono equilibrado e exercícios mentais auxiliam na saúde e no bem-estar. Além dessas práticas, uma boa alimentação e suplementação fazem parte de uma rotina vigorosa e que proporciona diversos benefícios ao corpo humano e à mente humana.
Um dos alimentos que ajudam no processo de enriquecimento nutritivo e que proporciona um reforço aos tratamentos de doenças, conferindo uma redução de sintomas, é o óleo de semente de abóbora.
Para entender os benefícios que o óleo de semente de abóbora proporciona ao organismo, é preciso compreender, primeiramente, a sua composição.
O que é o óleo de semente de abóbora?
O óleo vegetal de semente de abóbora é uma substância natural não medicamentosa aferida da Cucurbita maxima, ou Cucurbita moschata (nomes científicos botânicos da semente de abóbora), o que indica que em sua composição há cucurbitacina, que tem ação anti-inflamatória.
É uma semente com propriedades terapêuticas extremamente nutritivas que fornecem ao organismo, minerais e gorduras boas.
A semente de abóbora possui uma ação antioxidante, dentre outros benefícios que serão abordados nesta publicação. Outro ponto positivo é a abrangência de ácidos graxos, como os ácidos palmítico, oleico, linoleico e o óleo tocoferol.
Quais os principais componentes do óleo de semente de abóbora?
A semente de abóbora é composta por:
- Fibras;
- Vitaminas B1, B3 e B5;
- Vitamina E;
- Magnésio;
- Potássio;
- Fósforo;
- Ferro;
- Selênio;
- Zinco;
- Ômega-3.
Quais os principais benefícios da semente de abóbora?
O óleo de semente de abóbora garante diversos benefícios ao corpo humano, tratando doenças por meio da fitoterapia e prevenindo futuras complicações, já que aumenta a imunidade.
Confira os principais benefícios desse óleo:
Redução dos sintomas e prevenção de doenças na próstata
A diminuição dos sintomas da hiperplasia prostática benigna (HPB), que é o aumento da próstata, e a prevenção contra o câncer de próstata, pois na sua composição há zinco, que auxilia na inibição de células cancerígenas.
Prevenção dos problemas cardiovasculares
O óleo de semente de abóbora – pelo fato de conter componentes cardioprotetores, como zinco, os ácidos graxos, os fitoesterois e o magnésio – facilita a circulação sanguínea, regula a pressão arterial, diminui os riscos de colesterol alto e regula os níveis de açúcar contido no sangue.
Combate e diminuição dos sintomas da anemia
O óleo de semente de abóbora combate a anemia e diminui os sintomas, por ser rico em fonte vegetal como o ferro. Os alimentos que fornecem vitamina C podem se aliar à semente de abóbora na função terapêutica.
Redução da alopecia
Segundo estudos, o óleo de semente de abóbora pode reduzir a alopecia androgenética, ou seja, a calvície, nos níveis leve e moderado, pela atuação dos fitoesterois na produção dos antiandrogênicos, como a testosterona.
Os antiandrogênicos geram benefícios para o corpo humano: a melhoria do aspecto da pele, a redução da oleosidade e proporcionam o controle da queda de pelos e de cabelos.
Auxílio na perda de peso
A semente de abóbora auxilia na perda de peso, pois promove uma sensação de saciedade elevada, o que, consequentemente, acarreta na alimentação mais moderada, com quantidade reduzida de calorias consumidas diariamente. Essa perda de peso é possível pelo fato de a semente de abóbora ser muito rica em fibras.
Proteção das células
O óleo de semente de abóbora protege as células do organismo contra os sintomas causados pelos radicais livres e reduz os riscos de doenças, como o câncer de próstata, de mama, de cólon e do estômago.
Proteção contra inflamações
A semente tem ação anti-inflamatória, o que reduz as chances de dor na garganta, por exemplo. A Cucurbita moschata é anti-inflamatória, por conter altos níveis de ômega-3.
Caso você queira entender mais sobre o óleo de semente de abóbora, acesse a nossa loja, a Farmácia Sempre Viva, e conheça, também, outros produtos que colaboram para o enriquecimento da sua saúde!