Conheça os principais estimuladores naturais de testosterona

A Testosterona é um hormônio-chave para os homens, com um papel crucial no crescimento dos músculos, perda de peso e manutenção da saúde, ela também é muito importante para as mulheres, desde que em níveis ideais.

Entretanto, os níveis de testosterona nos homens agora estão mais baixos do que nunca, em parte por conta do estilo de vida não-saudável dos dias de hoje.

Essa afirmação já foi validada em pesquisa médica. Os níveis médios do hormônio masculino caíram 1% ao ano, descobriram o Dr. Thomas Travison e colegas do New England Research Institutes em Watertown, Massachusetts. Isso significa que, por exemplo, um homem de 65 anos em 2002 teria níveis de testosterona 15% mais baixos que os de um homem de 65 anos em 1987. Isso também significa que uma proporção maior de homens em 2002 teria níveis mais baixos de testosterona se comparados a mesma faixa etária de homens em 1987.

Além dos nossos hábitos que parecem não estimular a produção de testosterona, há também a queda natural da testosterona devido ao envelhecimento. Muitos homens experimentam declínio do desejo sexual à medida que envelhecem, já que a testosterona atinge seu pico em torno de 30 anos de idade e a partir daí começa a cair.

Por conta disso os homens podem experimentar menos interesse em sexo à medida que o nível do hormônio diminui, ou não conseguir ter um desempenho sexual tão bom quanto gostariam.

A consequência é que uma queda brusca no interesse sexual, que pode causar depressão e prejudicar importantes relacionamentos íntimos. É natural querer fazer algo a respeito e uma das alternativas é estimular o próprio organismo a voltar a produzir testosterona em níveis ideais.

Uma alternativa é lançar a mão de estimuladores da produção da testosterona. Existe um tipo específico de estimuladores de testosterona que são suplementos naturais. Estes suplementos podem aumentar os níveis de testosterona no organismos.

Eles trabalham aumentando diretamente a testosterona ou hormônios relacionados, sendo que alguns funcionam impedindo que a testosterona seja convertida em estrogênio.

Os estimuladores naturais da testosterona ainda podem ajudar a tratar o hipogonadismo. Essa condição ocorre quando o corpo não consegue produzir testosterona suficiente por si só.

O que a testosterona faz? Quais os benefícios da testosterona?

Testosterona e estrogênio são os principais hormônios sexuais, sendo que homens e mulheres produzem testosterona, mas os homens produzem mais. Por sua vez, as mulheres produzem mais estrogênio que os homens.

A testosterona faz com que os órgãos sexuais masculinos cresçam quando os meninos estão se desenvolvendo. Ele também suporta atributos físicos masculinos, como crescimento de pêlos faciais, ombros mais largos e desenvolvimento muscular mais denso. A excitação sexual é causada em parte pelo aumento da testosterona, embora também existam outros fatores que contribuem para isso.

Os níveis de testosterona aumentam e diminuem ao longo do dia e alguns homens percebem que são mais excitáveis ​​quando a testosterona está alta, o que geralmente ocorre de manhã – sendo chamada ereção matinal.

Como já vimos, os níveis de testosterona também flutuam ao longo de sua vida e começam a diminuir após os 30 anos. Isso pode significar que um homem tem menos interesse em sexo conforme o avanço da idade e possivelmente ereções menos firmes e tônus ​​muscular mais suave.

Além do envelhecimento, existem várias outras causas que podem resultar em diminuição da testosterona. Eles incluem lesão nos testículos, tratamentos para câncer, distúrbios da hipófise e doenças inflamatórias.

Top 4 suplementos para aumentar a testosterona

Ácido D-Aspártico

O ácido D-aspártico é um aminoácido natural que pode aumentar os baixos níveis de testosterona. Pesquisas indicam que isso é possível através do aumento hormônio folículo-estimulante e o hormônio luteinizante, promovendo a produção de mais testosterona nos testículos.

Pesquisas iniciais em animais e humanos descobriram que apenas 12 dias de ácido D-aspártico parecem aumentar o hormônio luteinizante, bem como a produção e o transporte de testosterona pelo corpo. O aminoácido também pode ajudar na qualidade e produção do esperma.

Um estudo de 90 dias tratou homens com produção diminuída de espermatozoides com ácido D-aspártico. Ao final do estudo a contagem de espermatozoides dobrou nos participantes.

Analisados em conjunto, esses estudos sugerem que tomar ácido D-aspártico pode ser mais benéfico em pessoas com baixa testosterona ou naquelas com função sexual prejudicada, mas não necessariamente vai aumentar mais os níveis de testosterona em indivíduos com níveis normais de testosterona. Ou seja, o Ácido D-Aspártico pode ser seletivo, estimulando a produção de testosterona em indivíduos deficitários e mantendo a produção em níveis ideais em indivíduos com quantidades ideais de testosterona.

Você encontra Ácido D-Aspártico com laudos de qualidade assegurada na loja online da Farmácia Sempre Viva.

Velvesterone

O Velvesterone é um produto natural extraído do veludo do chifre de antílopes, sem matar ou causar sofrimento ao animal. Seu princípio ativo contém um polipeptídeo composto pelo fator de crescimento IGF-1, colágeno, glicosaminoglicanos, vitaminas, proteínas e sais minerais.

IGF-1 (Somatomedina C) é um hormônio que é naturalmente produzido a partir de HGH / GH (hormônio do crescimento humano), que é o principal hormônio secretado pela glândula pituitária. Ele promove significativamente a produção de hormônio do crescimento e da testosterona, concentrando-se na glândula pituitária, o centro de controle crescimento do seu cérebro.

Quando envelhecemos, o organismo secreta menos GH e, portanto, menos IGF-1. No momento em que uma pessoa atinge 60 anos de idade, seu corpo pode produzir apenas 25% dos níveis de GH produzidos durante a adolescência. Os cientistas acreditam que essa redução na produção de GH e IGF-1 à medida que envelhecemos é associada a muitos declínios relacionados à idade no corpo humano, como cabelos grisalhos, rugas e linhas de expressão, perda de desejo sexual e função, diminuição de energia e aumento da gordura corporal.

Sua reposição é uma alternativa para melhoria da qualidade de vida e envelhecimento saudável. O extrato do veludo de antílopes já é usado há milênios na tradicional medicina chinesa para melhoria da memória, tratamento do sistema imunológico, envelhecimento e impotência sexual masculina.

As mulheres também podem se beneficiar da suplementação natural de testosterona, já que ele pode ajudar a aliviar os sintomas associados à tensão pré-menstrual, aliviando cãibras, suprimindo as mudanças de humor e aumentando os níveis de energia. Também é usado no tratamento em distúrbios menstruais, infertilidade e menopausa. Pesquisadores russos afirmam que os compostos encontrados no veludo de chifre de veado podem aliviar os efeitos da menopausa nas mulheres.

Estudos mostram sua contribuição para o aumento da massa e força muscular, resistência e estimulação do desejo sexual. Os estudos também apontam ausência de efeitos colaterais. O Velvesterone é indicado para melhora os níveis de testosterona de forma natural, aumento da energia, resistência e vigor, estímulo do desejo, performance sexual e do bem-estar, estímulo do crescimento anabólico, contribuindo para o aumento da massa e força muscular, reposição da camada colágeno e melhoria na recuperação de machucados.

Velvet antler (Velvesterone) contém quase 40 compostos, veja os principais:

  • Sulfato Glucosamina e Sulfato de Condroitina, um carboidrato que atrai líquidos para a região das articulações, tornando o líquido sinovial com característica mais “lubrificante” e protegendo a cartilagem que envolvem as articulações, contra as enzimas destrutivas;
  • Prostaglandinas, potente agente anti-inflamatório;
  • Inibidores da monoamina oxidase (IMAO), que estimulam o humor e gera ânimo;
  • Selênio;
  • Colágeno;
  • Fósforo, que ajuda a construir ossos e dentes, é um componente chave da reação metabólica;
  • Polissacarídeos ajudam a regular a atividade de coagulação do sangue;
  • Aminoácidos essenciais, os blocos de construção das proteínas;
  • Potássio, para nervos e músculos;
  • Magnésio, para ajudar as células a restaurarem e liberarem energia;
  • Fatores de Crescimento, que ajudam no desenvolvimento das células de cartilagem.

Os deer antlers (veludos que envolvem os chifres de veado/cervos) crescem rapidamente, e em apenas poucas semanas o veludo já envolve novamente toda a estrutura. A cartilagem que fica dentro dos chifres se converte em osso, num processo gradual e contínuo. Ao final deste crescimento, é perdido uma espécie de veludo, o Velvet Deer Antler, que é o extrato utilizado no Velvesterone.

Compre o seu Velvesterone na loja virtual da Farmácia Sempre Viva e receba com comodidade em sua casa!

Ashwagandha – KSM66

O KSM-66 Ashwagandha é extraído de uma erva chamada Ashwagandha (Withania somnifera), conhecida também como cereja de inverno, que pertencente ao sistema tradicional da medicina tradicional indiana da Ayurveda.

Entre seus principais benefícios cita-se aumento da testosterona, melhoria na qualidade e satisfação sexual, melhor performance física, menor níveis de ansiedade e estresse.

Estudos clínicos comprovam que o KSM-66 (Ashwagandha) que há uma melhora na resistência física, estresse, memória, energia, força e função sexual.

O KSM-66 é o extrato de Ashwagandha que contém maior porcentagem de withanolides do mercado, pois é obtida através das raízes da planta, em um processo certificado de “química verde”, ou seja, sua extração não utiliza solvente sintéticos que podem agredir nossa saúde. Preservando o processo tradicional de extração e o refinando, hoje é possível produzir Ashwagandha de alta qualidade.

A Ashwagandha é considerado um adaptógeno, isso significa que essa planta ajuda seu corpo a lidar com estresse e ansiedade, com a vantagem de ser utilizada à milénios na tradicional medicina indiana, sendo seu uso bastante eficaz e seguro.

Um estudo testou seus benefícios na qualidade do esperma em homens inférteis, que receberam 5 gramas por dia durante um período de três meses. Os homens deste estudo tiveram um aumento de 10 a 22% nos níveis de testosterona. Além disso, os parceiros de 14% das participantes engravidaram, portanto sendo uma ótima alternativa para casais tentantes.

Outro estudo sugere que o ashwagandha aumenta o desempenho do exercício, a força e a perda de gordura, além de aumentar significativamente os níveis de testosterona.

Pesquisas mostram que o ashwagandha pode ajudar a aumentar os níveis de testosterona, além de melhorar a função sexual e a composição corporal.

Saiba mais e compre KSM-66 (o melhor extrato de na loja online da Ashwagandha) Farmácia Sempre Viva. Acesse aqui!

Fito Hormônio para reposição hormonal natural em homens

Os homens também vivenciam uma perda gradual de hormônios, principalmente a testosterona. O resultado é andropausa, conhecida como a “menopausa masculina”.

Os fitohormônios é uma seleção de fitoterápicos que propiciam que o próprio organismo do homem volte a produzir testosterona em níveis ideais. É produzido somente com plantas que foram exaustivamente estudadas e tem sua comprovação assegurada para regularizar a testosterona no homem.

As principais plantas utilizadas para o aumento da testosterona são:

Tribulus terrestris 

A Tribulus terrestris é um dos fito hormônios mais conhecidos. O Tribulus terrestris é extraído de uma planta, que se mostra muito eficaz no tratamento da disfunção erétil e na falta de libido masculina e promove o aumento dos níveis do hormônio testosterona. 

Já os efeitos afrodisíacos foram avaliados, concluindo um efeito pró-eréctil, devido provavelmente a um aumento na liberação do óxido nitrico das terminações nervosas do endotélio e do nervo nitrérgico justificando assim seu efeito afrodisíaco.

O Tribulus terrestris também promove um efeito estimulante no fígado, diminuindo o colesterol e ácidos graxos que inibem seu funcionamento.

Um estudo de 90 dias em homens com disfunção erétil descobriu que tomar tribulus melhorou as classificações autorreferidas de saúde sexual e aumentou os níveis de testosterona em 16%.

Tribulus pode ajudar com o desejo sexual e melhorar a saúde dos espermatozóides, além de aumentar a testosterona em homens com função sexual prejudicada.

Maca Peruana

Tradicionalmente utilizada pelos nativos do Peru há centenas de anos como alimento por suas características nutricionais e medicinais a Maca PeruanaLepidium meyenii é uma planta que vem sendo utilizada por homens e mulheres com problemas hormonais e que buscam uma melhor qualidade de vida e desempenho sexual.

Ela pode ser associada a outros fitoterápicos e pode ter seu uso contínuo, não apresentando toxicidade a longo prazo.

É importante salientar que o fito-hormônio vai agir no organismo como um todo e não com um efeito imediato como faz o Viagra. Ele vai recuperar os níveis hormonais de testosterona ao longo do tempo, garantindo qualidade de vida e benefícios sem riscos.

Long Jack 

Long Jack  é popularmente conhecido devido a sua propriedade afrodisíaca pela sua capacidade de estimular a produção ou ação de hormônios andrógenos, principalmente testosterona.

Assim, ele pode ser usado como uma alternativa para a terapia de reposição de testosterona e para o tratamento de osteoporose em homens com deficiência de androgênio (hormônio esteroide, controlador do crescimento dos órgãos sexuais masculinos).

Alguns compostos químicos têm sido isolados a partir do Long Jack com ação medicinal anticoagulante para complicações durante o nascimento da criança, afrodisíaca, antibacteriana, ansiolítica, antiúlcera, restauração do equilíbrio hormonal (níveis de cortisol/testosterona), aumento do desempenho esportivo e perda de peso corporal.

Compre o seu Fitohormônio na loja virtual da Farmácia Sempre Viva e receba com comodidade em sua casa!

Quer saber mais sobre os fitohormônios e testosterona? Baixe agora gratuitamente nosso e-book! É grátis!

Conclusão – Estimuladores Naturais da Produção de Testosterona

A perda gradual da testosterona, seja devido ao processo natural de envelhecimento ou seja potencializada pelos hábitos da vida moderna pode ser tratada e seus sintomas melhorados.

A suplementação para estimular a produção de testosterona pelo próprio organismo é uma opção segura, livre de efeitos colaterais. A melhora é pode ser percebida com maior tempo de tratamento se comparado à utilização de hormônios sintéticos, que requer máxima atenção e acompanhamento médico / laboratorial.

Você têm dúvidas? Deixe um comentário aqui no post, será um prazer conversar por aqui! Se preferir fale comigo no Fale com a Farmacêutica Sempre Viva.

Até a próxima! Tchau!

Referências:

Brawer, M.L. Testosterone Replacement in Men with Andropause: An Overview. Rev Urol. 2004; 6(Suppl 6): S9–S15. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16985914

Topo E, Soricelli A, D’Aniello A, Ronsini S, D’Aniello G. The role and molecular mechanism of D-aspartic acid in the release and synthesis of LH and testosterone in humans and rats. Reprod Biol Endocrinol. 2009 Oct 27;7:120. https://doi.org/10.1186/1477-7827-7-120

Gemma D’Aniello, Salvatore Ronsini, Tiziana Notari, Natascia Grieco, Vincenzo Infante, Nicola D’Angel, Fara Mascia, Maria Maddalena Di Fiore, George Fisher, Antimo D’Aniello. D-Aspartate, a Key Element for the Improvement of Sperm Quality. Advances in Sexual Medicine, 2012, 2, 47-53. Published Online October 2012. http://dx.doi.org/10.4236/asm.2012.24008

Clinical Properties of Deer Velvet. http://www.positivehealth.com/article/nutraceuticals/clinical-properties-of-deer-velvet

Mirjalili MH, Moyano E, Bonfill M, Cusido RM, Palazón J. Steroidal lactones from Withania somnifera, an ancient plant for novel medicine. Molecules. 2009 Jul 3;14(7):2373-93. https://doi.org/10.3390/molecules14072373

Chandrasekhar K, Kapoor J, Anishetty S. A prospective, randomized double-blind, placebo-controlled study of safety and efficacy of a high-concentration full-spectrum extract of ashwagandha root in reducing stress and anxiety in adults. Indian J Psychol Med. 2012 Jul;34(3):255-62. https://doi.org/10.4103/0253-7176.106022

Mahdi AA, Shukla KK, Ahmad MK, Rajender S, Shankhwar SN, Singh V, Dalela D. Withania somnifera Improves Semen Quality in Stress-Related Male Fertility.

Evid Based Complement Alternat Med. 2009 Sep 29. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19789214

Wankhede S, Langade D, Joshi K3, Sinha SR, Bhattacharyya S. Examining the effect of Withania somnifera supplementation on muscle strength and recovery: a randomized controlled trial. J Int Soc Sports Nutr. 2015 Nov 25;12:43. doi: 10.1186/s12970-015-0104-9. eCollection 2015. https://doi.org/10.1186/s12970-015-0104-9

Sellandi TM, Thakar AB, Baghel MS. Clinical study of Tribulus terrestris Linn. in Oligozoospermia: A double blind study. Ayu. 2012 Jul;33(3):356-64. https://doi.org/10.4103/0974-8520.108822

Thomas G. Travison, Andre B. Araujo, Amy B. O’Donnell, Varant Kupelian, John B. McKinlay, A Population-Level Decline in Serum Testosterone Levels in American Men, The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, Volume 92, Issue 1, January 2007, Pages 196–202, https://doi.org/10.1210/jc.2006-1375

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

3 comentários

Deixe uma resposta