Dores articulares em corridas esporádicas: Saiba mais

Quem pratica atividades físicas de alto impacto tende a sofrer com dores articulares. Veja como é possível aumentar a proteção articular em esportes.

As articulações de atletas sofrem! Mas não se engane ao pensar que apenas profissionais do esporte podem ter tais efeitos colaterais.

Pessoas que realizam esportes, como a corrida, em dias aleatórios, não estão livres da famosa lesão na cartilagem.

Se você deu aquela corridinha ontem e hoje está com joelhos inchados, tenha em mente que ali se iniciou um processo inflamatório, com degradação das cartilagens da articulação. Ao final do texto daremos dicas de suplementação para tratar essa inflamação…

O que são as cartilagens articulares?

A cartilagem é um tecido fibroso bastante forte e flexível, que assume muitas formas e serve a vários propósitos em todo o corpo.

Nas articulações, as cartilagens cobrem a superfície dos ossos onde elas se articulam ou se encontram para formar a articulação.

Detalhe das cartilagens articulares localizadas no joelho: crédito Veritas health

A importância da cartilagem

Para manter o corpo sempre saudável, é crucial investir em formas de preservar as cartilagens.

A cartilagem é um tecido protetor das extremidades ósseas, sendo responsável por:

  • Amortecer os impactos nas articulações ao longo do dia, seja na hora de andar, saltar ou correr;
  • Deslizar os ossos um sobre o outro à medida que uma articulação se flexiona e retorna à posição inicial.

Líquido Sinovial: o líquido que envolve as articulações

A cartilagem articular também armazena líquido sinovial, um líquido viscoso e pegajoso que lubrifica e circula nutrientes para a articulação. Quando a articulação está em repouso, o líquido sinovial é armazenado na cartilagem articular, da mesma forma que a água é armazenada em uma esponja. Quando a articulação dobra ou suporta peso, o líquido sinovial é espremido, ajudando a manter a articulação lubrificada e saudável.

Danos nas articulações. Por que ocorre desgaste da cartilagem?

Na prática de esportes, ainda que esporádica, algumas áreas são mais afetadas e precisam da proteção que a cartilagem fornece. Quadril, tornozelos, joelhos e coluna são locais que costumam sentir mais o impacto durante uma corrida, por exemplo.

E apesar de ser uma estrutura extremamente flexível e forte, a cartilagem articular pode ser danificada, através de:

  • Lesão ou contusão;
  • Desgaste ao longo do tempo, ocasionando processos de osteoartrite;
  • Ou doenças inflamatórias que acometem as cartilagens articulares como artrite reumatóide.

Não ignore os sinais do seu corpo

O corpo costuma emitir sinais de alerta quando tem algo estranho acontecendo com a cartilagem de alguma articulação, o que se manifesta por meio de dor, que pode ser leve ou bem aguda.

Atletas mais experientes podem até desenvolver certa tolerância ao desconforto, até por conta das quantidades de endorfina produzidas pelos treinos, porém, em corridas/práticas de esportes esporádicas, fica bem claro ao amador que algo não está certo.

É fundamental prestar atenção aos sinais que o corpo emite para evitar que lesões mais graves se instalem.

No caso de algum desconforto se manifestar, busque formas auxiliares de lidar com possíveis dores durante as corridas esporádicas.

Suplementação para proteção articular em esportes

De acordo com o médico do Flamengo, Dr. Márcio Tannure, o colágeno tipo 2 pode ser amplamente utilizado em atletas que praticam esportes de alto impacto (inclusive a corrida), além de pacientes que já sofrem com desgaste da cartilagem, que tiveram que passar por procedimento cirúrgico envolvendo lesão em cartilagem ou que está com sobrepeso e precisa começar a realizar atividade física.

O colágeno UC-II trabalha no reparo tecidual do corpo, o que é muito importante.

O médico também recomenda anti-inflamatórios naturais, como o Move aliado ao UC-II, feito a partir de extrato padronizado da Boswellia Serrata e que possui a capacidade de controlar o processo inflamatório da lesão de cartilagem.

Veja a opinião de Dr. Tannure sobre a suplementação de UC-II + Move:


Importante ressaltar que uma lesão de cartilagem leva ao processo inflamatório da mesma forma que um processo inflamatório pode levar à lesão de cartilagem. Tendo isso em mente, o UC-II tem a propriedade de desinflamar essas áreas, mas para potencializar seu efeito é fundamental fazer uso de uma substância que consiga romper com esse ciclo vicioso, como é o caso do Move.

Encontre suplementação para proteção articular em esportes na Farmácia Sempre Viva

A Farmácia Sempre Viva oferece suplementação para proteção articular em esportes, com colágeno especial UC-II, aliada ao anti-inflamatório natural Move, além de outros suplementos focados na melhora da saúde e performance nos esportes como a Coenzima Q-10 (aumento de energia), Ácido D-Aspártico (estimula a produção de testosterona), Cindura (aumento da massa muscular, força e resistência), Amino MP9 (blend de aminoácidos que estimulam a hipertrofia).

Confira mais opções de suplementação esportiva da Farmácia Sempre Viva.

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Um comentário

Deixe uma resposta