Magnésio o mineral que ajuda a perder peso, tamanho da cintura e controla o diabetes

Aumentar a ingestão de magnésio está associada a um menor índice de massa corporal (IMC), menor tamanho da cintura e níveis mais saudáveis de açúcar no sangue é o que aponta um estudo que foi conduzido no México, com participação de pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde Pública do México, Universidade Estadual de Iowa e de uma pesquisadora brasileira ligada ao Departamento de Nutrição, Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília.

Dados de 1.573 pessoas com idades entre 20 e 65 anos sem diabetes indicaram que, para cada 10 mg por 1000 kcal / dia de aumento na ingestão de magnésio, o índice de massa corporal médio (IMC) caiu 0,72%, e a circunferência da cintura diminuiu em 0,5 cm e nas mulheres houve uma diminuição média da glicose sérica em 0,59%.

A publicação pode ser o primeiro estudo que descreve que uma ingestão adequada de Magnésio está ligada à vários fatores como controle do IMC (índice de massa corporal), circunferência abdominal e glicose sérica – avaliando a associação entre sua ingestão e marcadores de adiposidade e metabolismo da glicose nessa população.

Estes resultados enfatizam a importância de uma ingestão adequada de magnésio na dieta.

Magnésio: necessário para mais de 300 reações bioquímicas em nosso corpo

Os resultados encontrados acabam concordando com outras centenas de pesquisas que apontam cada vez mais benefícios à saúde pela ingestão de magnésio.

Os Institutos Nacionais de Saúde (NIH – uma agência governamental ligada ao Departamento de Saúde Americano) listou o magnésio como sendo necessário para mais de 300 reações bioquímicas no corpo, desde ajudar a manter a função normal dos músculos e nervos, manter o ritmo cardíaco estável, apoiar o sistema imunológico saudável e manter os ossos fortes. O mineral também é necessário para o gerenciamento de açúcar no sangue e pressão arterial saudável, como detalhamos aqui no blog no post sobre Síndrome Metabólica.

Estima-se que 70-80% da população dos EUA não ingere doses recomendadas de magnésio. Com interesse contínuo do mercado consumidor e de pesquisas científicas, há expectativa que as vendas de suplementos à base de magnésio superem o cálcio até 2020. Nós abordamos aqui que a suplementação somente com cálcio pode inclusive prejudicar o organismo.

Detalhes do estudo

Usando um método desenvolvido pelo Departamento de Agricultura dos EUA e adaptado ao contexto mexicano, os pesquisadores analisaram dados alimentares de mais de 1.500 pessoas. As dietas foram avaliadas usando recordatório alimentar de 24 horas e a ingestão de vitaminas A, C, E e magnésio foi estimada usando tabelas de composição de alimentos do Instituto Nacional Mexicano de Saúde Pública.

Os resultados mostraram que não foram encontradas associações para as vitaminas A, C, E, mas as pessoas que fizeram a ingestão mais alta de magnésio foram associadas a menores IMC, circunferência da cintura e concentrações séricas de glicose, relataram os pesquisadores.

“Consistente com nossas descobertas, outros estudos também relataram uma associação inversa entre a ingestão de magnésio e marcadores de adiposidade”, eles escreveram. “O mecanismo que explica essa associação ainda não está totalmente esclarecido. Enquanto uma das funções de magnésio é o seu efeito antioxidante através de mecanismos enzimáticos, o papel de estresse oxidativo no desenvolvimento da obesidade ainda não é clara.” Os pesquisadores acrescentaram que outros estudos descobriram que a menor ingestão de magnésio pode estar relacionada a um risco aumentado de resistência à insulina.

Suplementação de Magnésio

Assim como os mexicanos os brasileiros não apresentam altas taxas de ingestão de magnésio, sendo que ingestão inadequada de magnésio alcança preocupantes 70%,

segundo Inquérito Nacional de Alimentação da Pesquisa de Orçamento Familiar 2008-2009.

De fato nossos solos estão cada vez mais pobres, com baixas taxas de magnésio, o que reflete nos legumes, grãos e frutas colhidas. Além disso, nos últimos anos tem-se observado redução na ingestão do magnésio em praticamente todos os países ocidentais, devido ao aumento crescente do consumo de alimentos processados / industrializados, que são fontes pobres deste mineral. Para suprir a carência do Magnésio é preciso considerar a alternativa da suplementação. Lembrando que o Magnésio é considerado o nutriente mais importante por médicos e nutricionistas funcionais e adeptos da medicina integrativa ou nutrologia – muitos ainda consideram o Magnésio como o “maestro dos minerais”, pois ele rege a dinâmica dos demais minerais ingeridos e processados no organismo.

Magnésio para perder peso – Metabolize 4

Com objetivo de controlar o peso, emagrecer, reduzir a circunferência abdominal e regular as taxas de açúcar no sangue (controle da diabetes), conte com o Metabolize 4, que além da dosagem ideal de magnésio, conta com o cromo que auxilia na redução da compulsão por doces e regula as taxas de colesterol; o zinco que fortalece o sistema imunológico e auxilia no controle do apetite; aliado às cepas probióticas que vão regularizar o funcionamento do seu intestino. Resumindo, o Metabolize 4 funciona em:

  • Emagrecimento saudável;
  • Gerenciamento das taxas de colesterol, triglicerídeos e glicose;
  • Redução da gordura corporal e circunferência abdominal;
  • Melhora o funcionamento intestinal.

Triplo Magnésio, Blend de Magnésio: ajude seu corpo nas mais de mais de 300 reações bioquímicas

O Blend ou Pool de Magnésio da Farmácia Sempre Viva conta com 3 tipos de magnésio:

  • Magnésio Dimalato: uma forma de magnésio que contém alta biodisponibilidade (capacidade de ser absorvido), ajuda no tratamento de dores crônicas;
  • Citrato de Magnésio: também conhecida pela facilidade em ser absorvida, ajuda na regulação do funcionamento intestinal;
  • Magnésio Glicina: exerce função de acalmar e relaxar o organismo.

Este blend de magnésio é essencial para a produção de energia e metabolismo da gordura, carboidratos e aminoácidos. Sua diferença para o tradicional cloreto de magnésio PA é sua capacidade em ser absorvido pelo organismo, pois os 3 tipos de magnésio utilizados no blend da Farmácia Sempre Viva são de alta biodisponibilidade, ou seja, capacidade de ser absorvido.

Magtein™ – Magnésio Treonato: prevenção e tratamento de doenças neurodegenerativas (Alzheimer, Parkinson, Demência etc.)

O Magnésio L Treonato, matéria-prima do Magtein tem a capacidade de entrar pela barreira hematoencefálica e assim melhorar os níveis de magnésio no cérebro, com isso oferecendo melhor suporte para memória, função cognitiva e aprendizagem.

Níveis adequados de magnésio no cérebro confere melhor capacidade de memória para o trabalho, melhorando a chamada função executiva (planejamento e execução de tarefas).

Além de ser um excelente suplemento para pessoas que trabalham com o cérebro, o Magtein™ – Magnésio Treonato deveria ser utilizado por qualquer idoso que busca manter suas memórias, prevenir e tratar doenças neurodegenerativas como o Alzheimer, Parkinson e Demência.

Fontes:

Castellanos-Gutiérrez, A., Sánchez-Pimienta, T.G., Carriquiry, A. et al. Higher dietary magnesium intake is associated with lower body mass index, waist circumference and serum glucose in Mexican adults. Nutr J 17, 114 (2018) doi:10.1186/s12937-018-0422-2

Jahnen-Dechent W, Ketteler M. Magnesium basics. Clin Kidney J, 2012; 5(1):i3–i14. doi: 10.1093/ndtplus/sfr163

Araujo, Marina & Bezerra, Ilana & Barbosa, Flavia & Junger, Washington & Yokoo, Edna & Pereira, Rosangela & Sichieri, Rosely. (2013). Consumo de macronutrientes e ingestão inadequada de micronutrientes em adultos. Revista de Saúde Pública. 47. 177s-189s. doi:10.1590/S0034-89102013000700004

Veja mais: ​Farmácia ​- ​Farmácia de Manipulação​ – ​Saúde Sexual

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Um comentário

Deixe uma resposta