Os efeitos ocasionados pelo aumento da próstata no homem

Saúde é coisa séria para qualquer gênero e em qualquer fase da vida. As mulheres são mais atentas às mudanças do corpo e tendem a se cuidar mais que os homens, mas, com o passar do tempo, o envelhecimento do corpo do homem também gera distúrbios que precisam de cuidados.

Uma das mudanças que mais assusta o homem, é o aumento da próstata. Nós já escrevemos aqui, que essa alteração na próstata pode ser aumento benigno ou associado a um câncer de próstata.

Muitas vezes o aumento desta glândula é natural a partir dos 50 anos. É chamado de hiperplasia prostática benigna e não é um sinal precoce de câncer.

Apesar do aumento benigno não estar associada com a famigerada doença, é importante ficar atento aos seus sintomas, pois se o aumento da próstata não for controlado, pode trazer muitos prejuízos à saúde e muito desconforto.

Sintomas de hiperplasia prostática

O maior inimigo da saúde masculina é o preconceito. No caso da hiperplasia benigna, a cada década de vida do homem dobram-se as chances de desenvolver esse mal, chegando a atingir mais de 70% dos brasileiros com mais de 60 anos. Por isso, homem que é homem vai ao médico, sim!

Os principais sintomas da próstata aumentada são:

– Aumento gradativo na frequência de urinar;

– Baixo fluxo de urina;

– Uma sensação de que a bexiga nunca se esvazia;

– Retenção ou incontinência urinária;

– Dor ao urinar.

Note-se que não se trata de ter todos os sintomas antes de ir ao médico. A identificação de alguns desses sinais deve ser motivo mais que suficiente para procurar um urologista.

Os efeitos do aumento da próstata

Não se trata de um desconforto que vai passar mais cedo ou mais tarde. Tampouco, algo que deve ser considerado suportável levando à negligência. A hiperplasia prostática benigna prejudica a qualidade de vida do homem.

– Atrapalha sua rotina: imagine coisas simples como uma viagem de carro de apenas 100 quilômetros não poder ser finalizada sem que se faça duas ou três paradas. Ou mesmo, a chateação que se torna uma sessão de cinema interrompida por várias idas ao banheiro.

– Afeta sua vida sexual: o desempenho sexual se torna um esforço e a dor pode desmotivar a libido.

– Atrapalha a qualidade do sono, devido às várias idas ao banheiro na tentativa inútil de esvaziar completamente a bexiga. Com isso o homem não alcança a qualidade do verdadeiro sono reparador.

– Ocorrem mudanças no humor: o desconforto, o constrangimento de toda hora ir ao banheiro, a diminuição de rendimento no trabalho, a perda de qualidade de vida, tudo isso pode causar certa irritabilidade ou desânimo.

A Vida segue…

Sim, saúde é coisa séria. Por isso, é importante se cuidar: fazer exercícios regularmente, ter uma boa alimentação e abrir mãos dos excessos para viver mais tempo e com maior qualidade.

Além disso, depois dos 40 anos de idade o homem deve procurar um urologista. Se houver alguma indicação de que está com hiperplasia prostática benigna, é importante buscar tratamento o quanto antes.

A Farmácia Sempre Viva é especializada em tratamentos naturais para a saúde do homem, explore o site da farmácia e conheça como é feito o tratamento natural para próstata inchada a partir de fitoterápicos.

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta