Retenção de líquido: aprofundando no tema

Muitas vezes, o aparecimento de sintomas como inchaço está associado à retenção de líquidos no corpo, que são originados pela má alimentação e hábitos ruins. Esses fatores, por sua vez, levam ao desequilíbrio hidroeletrolítico do organismo, resultando em problemas como constipação intestinal e gases, principalmente.

A partir da mudança de hábitos no dia a dia, como ajustes na alimentação, é possível estabelecer uma rotina ideal para eliminar o acúmulo de líquido, gases e prisão de ventre. Neste artigo, você encontrará as principais dicas para o tratamento dessa disfunção.

Causas da retenção de líquido
Formas de tratamento do inchaço de líquidos
Dicas para reduzir líquidos

Causas da retenção de líquido

Podemos dividir as causas da retenção hídrica em 4 causas:

Alimentação:

Alimentos ricos em sódio tendem a reter mais líquido em seu corpo. Todos nós precisamos de sódio. Desempenha um papel importante na regulação da pressão sanguínea e dos níveis de líquidos. Mas você só precisa de uma pequena quantidade.

Se você ingerir muito sódio seu corpo fica retido na água. O sal de mesa é uma fonte de sódio, mas pior mesmo são os alimentos processados, pois não damos muita atenção à eles nesse assunto: como pães, bolachas, salgadinhos, petiscos, enlatados, fast food e até refrigerantes.

Sedentarismo:

Suas pernas e tornozelos ficam inchados? A gravidade mantém o sangue mais baixo em seu corpo. Isso aumenta a pressão dentro dos vasos sanguíneos das pernas e pés e faz com que o líquido vaze para esses tecidos.

Sentar ou ficar em pé por muito tempo pode fazer com que seu tecido retenha água. Se o seu trabalho o mantiver em pé, você poderá notar pernas e tornozelos inchados no final do dia. Também é comum depois de muito tempo em um avião.

Lembre-se que seu sangue foi feito para circular e para isso você precisa se movimentar! Reserve um tempo diário para isso.

Ciclo menstrual:

É normal que uma mulher se sinta inchada no período pré-menstruação, a sensação de frustração fica pior quando acompanhada pela TPM (tensão pré-menstrual).

Esse inchaço geralmente desaparece após alguns dias. Os hormônios da pílula anticoncepcional também pode  causar retenção de água.

Uso de alguns medicamentos:

Alguns medicamentos possuem como efeito colateral a retenção hídrica. Dentre eles, destacamos: 

  • Medicação para pressão alta;
  • Analgésicos e anti-inflamatórios não esteroides conhecidos como AINEs incluindo o ibuprofeno e dipirona sódica;
  • Antidepressivos.

Converse com seu farmacêutico ou seu médico sobre esses efeitos colaterais.

Formas de tratamento do inchaço de líquidos

As formas de tratamento mais eficazes contra a retenção de líquido no corpo, bem como a diminuição do inchaço, incluem uma alimentação balanceada, simultaneamente à prática de atividades físicas regulares, que ajudam a reduzir líquidos no organismo.

Entre as formas de se manter bons hábitos alimentares, também se destaca a necessidade de mastigar bem os alimentos durante as refeições, além de evitar o consumo de produtos industrializados, excesso de açúcar e bebidas alcoólicas, que agravam a retenção de líquido.

Dicas para reduzir líquidos

Em primeiro lugar, apesar da necessidade de reduzir líquidos, ainda é preciso contar com uma boa hidratação. Isso significa que um indivíduo deve ingerir a quantidade de água indicada diariamente (35 ml x peso corporal), por exemplo, pessoas que pesam 45 kg e 80 kg, devem ingerir 1,5 litros (7 a 8 copos) e 2,8 litros (14 copos) de água, respectivamente, por dia.

Ainda assim, é fundamental que uma pessoa que esteja sentindo inchaço a partir da retenção de líquidos esteja com a saúde do sono em dia, uma vez que o descanso reparador é capaz de regular o metabolismo e auxiliar no desenvolvimento do organismo.

Uma boa opção para reduzir líquidos é priorizar o consumo de frutas como mamão, abacaxi ou kiwi, que são consideradas frutas que melhoram a digestão como um todo, já que possuem fibras essenciais para a otimização da digestão, diminuindo o acúmulo de inchaço no corpo. Além disso, é muito importante atentar-se e evitar alimentos processados, embutidos e compostos por açúcar, que podem ocasionar inflamação no organismo de forma silenciosa.

Para melhorar ainda mais sua digestão e caso tenha dificuldades em consumir mamão, abacaxi ou kiwi antes das refeições, nós recomendamos a suplementação de Enzimas Digestivas.

Em outros casos, é necessário investigar se o inchaço não está associado a questões como intolerância alimentar ou até mesmo hipersensibilidade, causadas pela ingestão de algum alimento específico. Nestes casos atenção total ao glúten presente na farinha de trigo (pães e massas) e à lactose, presente no leite e derivados.

Aposte em suplementos que auxiliam na diminuição do acúmulo de líquidos, sem contudo eliminar minerais importantes para o funcionamento do seu organismo. Esses suplementos são considerados diuréticos seletivos, que promovem um efeito Detox em seu corpo.

A Farmácia Sempre Viva possui diversos recursos terapêuticos oferecidos para melhorar a sua qualidade de vida de forma prática.

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Um comentário

Deixe uma resposta