Tribulus terrestris: para que serve e principais benefícios

Você já ouviu falar em Tribulus terrestris? Essa planta vem sendo bastante estudada por seus possíveis benefícios à saúde – especialmente em relação ao desempenho físico e sexual.

Mas, afinal, o que é o Tribulus terrestris e para que serve? Se você está curioso para descobrir mais sobre essa planta e suas propriedades, continue lendo este artigo!

Vamos explorar o que a ciência tem a dizer sobre o assunto e como utilizar o princípio ativo.

O que é o Tribulus terrestris?

O Tribulus terrestris é uma planta medicinal com propriedades adaptogênicas que contém compostos como protodioscina e protogracilina, quercetina, canferol e isoramnetina.

Tais compostos possuem ação anti-inflamatória, antioxidante e energizante, proporcionando melhora na disposição física e mental.

Além disso, a planta é conhecida por suas propriedades afrodisíacas, sendo apelidada de “viagra natural” e utilizada para aumentar a fertilidade e o apetite sexual em homens.

Para que serve o Tribulus terrestris?

Os compostos do Tribulis terrestis ajudam a:

  • Aliviar dores articulares e musculares por conta de sua ação anti-inflamatória;
  • Aumentar a massa muscular e a força física por estimular a produção de testosterona;
  • Auxiliar no tratamento da infertilidade masculina por melhorar a qualidade do esperma e aumentar a contagem de espermatozoides;
  • Contribuir para a saúde do sistema urinário por ter propriedades diuréticas e ser indicado para o tratamento de infecções urinárias;
  • Reduzir a fadiga e melhorar a disposição física e mental devido à sua ação energizante e adaptogênica.

Para quem ele é indicado?

Tribulus terrestris é uma planta que pode ser utilizada para melhorar a disposição e os resultados durante os exercícios físicos.

Além disso, pode ser indicada para homens com baixos níveis de testosterona e para mulheres na perimenopausa que desejam aumentar a libido.

Tribulus terrestris: benefícios

Nesse sentido, os principais benefícios do Tribulus terrestris são:

  • Combater o cansaço físico e mental;
  • Diminuir os sintomas de depressão;
  • Tratar impotência e infertilidade no homem e mulher;
  • Aumentar a força e o vigor sexual.

Benefícios indicados por estudos:

Também é importante deixar claro que inúmeros estudos concluem que o uso do Tribulus terrestris a longo prazo foi considerado muito seguro e só vem apresentando benefícios para quem o toma.

O Instituto Químico-Farmacêutico em Sofia, na Bulgária, é um deles. Ele vem conduzindo estudos clínicos com Tribulus terrestris, que mostraram uma melhoria nas funções reprodutoras, incluindo aumento na produção de esperma e testosterona em homens.

image

Acredita-se que o uso do Tribulus terrestris pode aumentar os níveis de testosterona através de uma estimulação natural da glande pituitária, o que promove um aumento da secreção do Hormônio Luteinizante (LH) levando a um aumento do níveis de testosterona livre no homem e de progesterona na mulher.

O Tribulus terrestris é considerado também um adaptógeno da testosterona (quando tem a propriedade de reequilibrar o organismo toda vez que este se encontrar alterado).

Como qualquer outro fito hormônio, seu uso requer cautela. Até este momento nenhuma toxicidade ou efeito negativo ocorreu quando Tribulus terrestris é usado para melhora da saúde, prazer e bem estar.

As doses diárias podem variar de caso para caso de acordo com a idade, altura, peso e entre outros fatores apresentados.

Tribulus terrestris: como tomar?

Existem duas formas de consumir Tribulus terrestris: cápsulas e pó.

  • Cápsulas: a dosagem recomendada varia de acordo com diversos fatores, como o objetivo, idade, sexo e estado de saúde da pessoa. Geralmente, recomenda-se tomar de 250 mg a 1500 mg por dia, durante as refeições, por até 90 dias;
  • Pó: nesse caso, a dosagem varia entre 0,5 g a 3 g ao dia, divididos em até 3 doses e por até 3 meses. O pó pode ser diluído em água, sucos, chás ou sopas.

Em todo caso, é recomendável aferir as recomendações de uso do fabricante do suplemento, que sabe informar como tomar Tribulus terrestris.

Além disso, o suplemento Tribulus terrestris pode ser vendido sozinho ou em combinação com outras plantas, como a Maca Peruana.

É importante ressaltar que a dosagem e a forma de consumo devem ser adequadas às necessidades individuais de cada pessoa.

Encontre Tribulus terrestris para o tratamento de disfunção erétil

O Tribulus Terrestris está presente em vários estudos que buscam formas naturais e/ou coadjuvantes de amenizar a disfunção erétil em homens que sofrem com essa condição.

A Farmácia Sempre Viva conta com especialistas no assunto e desenvolveu um kit que inclui várias substâncias visando combater a disfunção erétil, bem como a ejaculação precoce. Acesse o catálogo para conferir todas as informações de forma completa.

Tenha sempre um Farmacêutico de confiança para preparar e orientar sobre o tratamento. Ele e seu médico são as pessoas mais indicada para obter sempre os melhores resultados dos tratamentos.

Referências:

Life Sci. 2002 Aug 9;71(12):1385-96. Aphrodisiac properties of Tribulus Terrestris extract (Protodioscin) in normal and castrated rats. Gauthaman K, Adaikan PG, Prasad RN.

J Am Coll Nutr. 2001 Oct;20(5):520-8. Endocrine and lipid responses to chronic androstenediol-herbal supplementation in 30 to 58 year old men. Brown GA, Vukovich MD, Martini ER, Kohut ML, Franke WD, Jackson DA, King DS.

Publicado originalmente no site Conexão Itajubá em 25/03/2014

Veja mais: para que serve Minoxidil

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

2 comentários

Deixe uma resposta