Vitamina K2: entendendo seus benefícios para a vida

Nosso corpo é uma máquina extremamente sofisticada, que se mantém funcionando perfeitamente graças ao equilíbrio de diversas substâncias, como minerais, proteínas e vitaminas. 

A saúde dos ossos, por exemplo, depende da vitamina K2, que é responsável pela absorção e distribuição correta do cálcio pelo organismo. No entanto, sua ação vai muito além do fortalecimento ósseo. 

Para te ajudar a entender a importância dessa vitamina, elencamos algumas de suas principais funções em nosso corpo, o que pode acontecer em sua ausência e, claro, onde você pode encontrar o suplemento ideal para garantir o consumo mínimo diário. 

Qual a função da vitamina K2 em nosso corpo?  

É comum que especialistas da área se refiram à vitamina K2 como um verdadeiro GPS para o cálcio dentro do organismo. Ela garante que a absorção do nutriente seja otimizada e que ele seja depositado no lugar certo: nos ossos! 

Essa é, portanto, uma vitamina especialmente útil para aqueles que sofrem com perda de densidade óssea, seja por causa do avanço da idade ou por quadros de saúde mais específicos. Altos níveis de vitamina K2 diminuem as chances de que os ossos sofram rupturas, e também podem facilitar o ganho muscular. 

Além de fortalecer o tecido ósseo, essa vitamina tem um importante papel no sistema cardiovascular. Sua ação contribui para a prevenção da calcificação das artérias, devolvendo a flexibilidade da estrutura e facilitando o transporte sanguíneo.

Como saber se preciso usar a vitamina K2 como suplemento? 

Quando a K2 está em baixa no organismo, o cálcio é depositado em tecidos moles, não chegando aos ossos e dentes como deveria. Isso pode causar problemas com pressão arterial e, em casos mais extremos, acidentes vasculares ou derrames cerebrais.  

Além disso, a deficiência em vitamina K2 está associada ao envelhecimento precoce não só da pele, mas também do cérebro e do coração. 

Como ingerir a quantidade correta de vitamina K2? 

A alimentação é uma rica fonte dessa vitamina, já que ela é uma substância lipossolúvel – ou seja, precisa da gordura para que seja propriamente absorvida pelo organismo. 

Verduras e derivados da oliva são boas fontes da vitamina K, mas a K2 é mais comumente encontrada em alimentos fermentados – como o natto – ou em gorduras animais. 

Por que tomar suplemento de vitamina K2 e onde encontrá-lo? 

Durante a correria da rotina, nem sempre mantemos uma alimentação tão completa quanto gostaríamos. Os sintomas da deficiência em vitamina K2, exceto em casos mais extremos, não se manifestam prontamente, mas causam diversos danos a longo prazo. 

Por isso, você precisa se preocupar com o nível de ingestão dessa vitamina –  mesmo que não esteja sentindo nenhuma deterioração da sua saúde. Nesse sentido, suplementos podem ser extremamente úteis, já que oferecem as quantidades exatas que o seu corpo precisa para realizar todas as funções de reposição e absorção de cálcio da maneira correta. 

Na Farmácia Sempre Viva, você encontra a vitamina K2 ideal para o combate ao envelhecimento e enfraquecimento ósseo. Por meio da combinação entre a vitamina D3, a vitamina A e a K2, o suplemento é capaz de proporcionar um aumento do fortalecimento de ossos e dentes, combatendo o envelhecimento precoce e aumentando a imunidade. Visite nosso blog e descubra todas as maravilhas da vitamina K2 e outros suplementos importantes para manter a sua saúde em dia!

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta