O ácido hialurônico é uma substância produzida pelo próprio corpo, que retém água no organismo para lubrificar articulações e garantir a hidratação de tecidos. No entanto, é comum que, com o passar dos anos, o organismo produza essa substância em menor quantidade.
Com isso, diversos tratamentos são disponibilizados para repor esse ácido, uma vez que proporciona muitas vantagens.
Assim, acompanhe este conteúdo e entenda as vantagens, funções e como utilizar o ácido hialurônico.
Para que serve o ácido hialurônico?
Além das funções mencionadas, o ácido hialurônico promove inúmeras vantagens, pois pode servir para:
- Promover mais elasticidade para a pele;
- Preenchimento labial;
- Redução de rugas;
- Redução de olheiras;
- Correção de cicatrizes profundas originadas por acnes;
- Diminuição da dor causada por úlceras e aftas na mucosa bucal;
- Diminuição da flacidez;
- Rejuvenescimento da pele.
Ainda, no formato injetável, é um aliado nos tratamentos de problemas como artrite e osteoporose, aplicado diretamente nas articulações por um médico ortopedista.
Também há o colírio para casos como olho seco ou em cirurgias de catarata.
Importante ressaltar que a aplicação injetável deve apenas ser feita por médico, bem como o uso da substância de outras formas também só deve acontecer mediante orientação médica.
Como usar o ácido hialurônico
A maneira de utilizar sempre dependerá do objetivo e da necessidade de cada paciente, podendo ser aplicado em forma de colírio e injeção local, bem como em cápsula, solução oral e em cremes.
Creme
Quando em creme, atua na hidratação da pele, promovendo uma aparência mais lisa e firme, e a indicação costuma ser a partir dos 45 anos, com uso conforme o tratamento indicado pelo médico.
Injetável
O ácido injetável é em gel e pode ser aplicado no preenchimento de linhas de expressões, rugas e sulcos do rosto, sendo muito usado na testa, nos cantos da boca e na região que contorna os olhos.
A aplicação é feita com anestesia local para redução da sensibilidade, e os resultados surgem logo após a aplicação, com duração de 6 meses a 2 anos, a depender de cada caso.
Cápsula
Em comprimido ou cápsula, atua no antienvelhecimento, ajudando a manter a pele mais elástica e a reparar tecidos, bem como atua nos ossos e nos olhos. As doses e frequência dependem da orientação do profissional.
Colírio
O colírio de ácido hialurônico costuma ser utilizado entre 1 a 2 gotas, diretamente no saco conjuntival dos olhos. Porém, tanto a quantidade quanto a frequência também depende da indicação do oftalmologista.
Solução oral
O uso por meio de solução oral acontece no formato de spray diretamente em aftas ou úlceras na mucosa da boca, agindo para reduzir a dor, já que hidrata a mucosa, cria uma película de proteção e faz com que a cicatrização seja mais rápida.
Portanto, o ácido hialurônico é uma substância muito rica, tem vantagens em diversos tipos de tratamentos e é utilizado tanto para tratamentos estéticos quanto para tratamentos de dor.
Navegue pelo site, conheça outros produtos e leia conteúdos como este no blog da Farmácia Sempre Viva.