Você tem problemas nas articulações? Dores nas juntas? Isso te impede de locomover-se, trabalhar, praticar exercícios físicos? O colágeno UC-II pode ser um suplemento para te ajudar a diminuir as dores articulares, com reconstrução das cartilagens perdidas.
É o que aponta um estudo realizado pela publicação médica especializada – Osteoarthritis and Cartilage (em tradução livre: Osteoartrite e Cartilagem) que indicou que o colágeno desnaturado proveniente do frango – o UC-II, pode ajudar a atenuar os sintomas associados à osteoartrite, incluindo dores articulares (dores nos joelhos, pulso, articulação dos dedos, ombros, etc) e diminuição da mobilidade.
A conclusão dos pesquisadores é que há benefícios para as articulações com a suplementação com o colágeno especial UC-II. Com ele há a melhora da cicatrização após o início do processo de artrite ou osteoartrite, muito comum em pessoas com idade mais avançada.
A osteoartrite ocorre quando a cartilagem, presente entre os ossos das articulações, se rompe, levando a dor, rigidez e inchaço na região – sendo bastante comum nos joelhos, tornozelos, articulações dos dedos da mão entre outras.
O colágeno especial UC-II fornece os nutrientes necessários para a reparação e manutenção da cartilagem, podendo ser uma solução melhor que a glucosamina e condroitina, combinação normalmente utilizada nestes casos.
Além de tratar processos de osteoartrite que já instalaram no organismo, o UC-II colágeno também é uma forma fundamental de prevenir danos à cartilagem articular ao longo do tempo.
Detalhes do estudo, avaliando a eficácia do UC-II
O estudo foi conduzido com ratos, que foram induzidos com sintomas da osteoartrite, ou seja, dores articulares, enrijecimento e diminuição da mobilidade articular, ou seja, ficaram com dificuldade para se locomover.
Após induzir aos sintomas da osteoartrite, os pesquisadores suplementaram os animais com uma dose diária de UC-II. No total, 40 ratos foram utilizados no estudo:
20 animais foram submetidos à cirurgia de meniscectomia medial parcial, com objetivo de induzir a osteoartrite para alcançar uma “rápida progressão de alterações degenerativas na cartilagem articular do planalto tibial medial”.
Destes 20 ratos, 10 receberam UC-II e os outros 10 receberam placebo. O outro grupo de 10 ratos foi submetido a uma cirurgia simulada, enquanto outro grupo de dez ratos serviu como grupo controle, sem que se realizasse qualquer ação.
Resultados – o UC-II funciona?
Ratos que receberam UC-II exibiram níveis significativamente mais baixos de degradação da cartilagem em comparação com o grupo que recebeu placebo. Além disso, ratos que receberam placebo tiveram uma capacidade de suporte de seu próprio peso significativamente menor em comparação com os ratos suplementados com o UC-II.
Finalmente, os ratos suplementados com UC-II sofreram menos degradação de cartilagem e tecido ósseo esponjoso do que os ratos no grupo placebo.
Estes novos resultados complementam dados clínicos previamente publicados sobre UC-II, que demonstram os efeitos benéficos de sua suplementação, com foco em 3 públicos bem distintos:
– Pessoas com mais idade, que desenvolveram inflamações nas articulações, como a artrite, artrose, artrite rematóide, osteoartrite;
– Pessoas que praticam atividades físicas e desenvolveram desconforto na articulação do joelho, após exercício exaustivo;
– Pessoas obesas, que submetem suas articulações a um grande peso, e com isso tendem a degenerar o colágeno de suas articulações.
Quer saber mais sobre o UC-II – nós publicamos muitos artigos sobre ele! Clique aqui.
Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!
Referência:
Bagi et al., “Oral administration of undenatured native chicken type II collagen (UC-II) diminished deterioration of articular cartilage in a rat model of osteoarthritis (OA),” Osteoarthritis and Cartilage. Published online ahead of print September 6, 2017.