Está faltando foco, clareza mental, excessivo cansaço e a memória está falhando? Estes sintomas podem ter várias causas, mas para todas elas mudanças na alimentação e a introdução de alguns alimentos podem te deixar mais produtivo e com a memória boa!
Hoje vamos dar algumas dicas de alimentos e suplementos que comprovadamente melhoram a função cognitiva, afinal todos nós queremos sentir e dar o nosso melhor diariamente.
A importância da comida para a memória
O exercício físico é sem dúvida a coisa mais importante que podemos fazer para o funcionamento cognitivo, mas a comida que ingerimos também desempenha um papel fundamental no desempenho do cérebro.
A maioria das pessoas tem alguns hábitos pouco saudáveis que acabam tirando a performance máxima que o cérebro pode proporcionar. Dentre esses hábitos que prejudicam sua performance mental estão o consumo de alimentos processados, junk food, recorrer a doces e muito açúcar em momentos de alta ansiedade e stress (quem nunca?), além de aumentar o consumo de café quando não se tem uma noite de sono revigorante.
Por outro lado, certos alimentos demonstraram aumentar o poder do cérebro e devem ser consumidos regularmente para um funcionamento mental ideal.
O fato é que a nossa comida desempenha um papel na manutenção do cérebro saudável e pode melhorar tarefas mentais específicas, como memória e concentração. Vamos ver alguns alimentos que melhoram a memória e a concentração.
O que é um alimento bom para o cérebro / memória e foco?
Os alimentos bons para o cérebro são aqueles ricos em antioxidantes, gorduras saudáveis e alta densidade nutricional com vitaminas e minerais. Eles fornecem energia ao seu cérebro e ajudam a proteger as células cerebrais, o que ajuda a evitar o desenvolvimento de doenças cerebrais.
Mas tudo começa no processo digestivo. Nós conseguimos apoiar a saúde mental fornecendo bons alimentos para a função intestinal. Ter saúde intestinal vai impedir que você inflame de forma exagerada e com isso gere processos de neuro inflamação, afetando sua memória, seu humor e performance.
Processos inflamatórios estão ligados a uma série de condições mentais/cognitivas , incluindo demência, comprometimento cognitivo e doença de Alzheimer, entre outros problemas relacionados à idade.
Além disso, vários hormônios e neurotransmissores são produzidos a partir dos intestinos e chegam ao cérebro, o que influencia as habilidades cognitivas, como entender e processar novas informações, além de influenciar na capacidade de memória e concentração.
Intestino funcionando bem = Cérebro saudável.
7 excelentes alimentos para o cérebro
Abacate
O charmoso avocado, ou o nosso popular abacate é rico em boas gorduras, que ajudam impedir o declínio cognitivo e manter níveis adequados de açúcar no sangue.
Os abacates ainda contém vitamina K e folato que ajudam a prevenir coágulos sanguíneos no cérebro, o que pode gerar um AVC ou derrame cerebral, além de estar relacionado à memória e à concentração.
É versátil – combina tanto com preparações “doces” (esse doce bem entre aspas, porque não vale colocar açúcar e sim outras frutas ou o Whey Protein), assim como preparações salgadas como o tradicional guacamole, regado com um bom azeite de oliva extra virgem (e ele é o próximo de nossa lista).
Azeite de Oliva extra virgem
Continuando a falar sobre gorduras boas temos o azeite de oliva. É o ingrediente base da tão falada dieta mediterrânea, tão celebrada pela longevidade de quem a segue.
Um bom azeite de oliva combina com quase tudo, mas prefira utilizá-lo na finalização de pratos ao invés de cozinhar para manter todos seus benefícios.
Gemas de Ovo (e porque não o ovo todo?)
Continuando a falar sobre gorduras boas (3x). Como o Dr. Lair Ribeiro fala, nós encontramos tudo que precisamos para a vida se desenvolver dentro do ovo. Ainda é uma proteína riquíssima e barata.
As gemas contêm grandes quantidades de colina, o que ajuda no desenvolvimento do cérebro fetal para mulheres grávidas. Também decompõe o betano, um produto químico que produz hormônios relacionados à sensação de bem-estar.
Não há porque evitar o consumo de ovos devido às preocupações com o colesterol – estudos recentes mostram que comer ovos não prejudicam os níveis de colesterol e de quebra pode aumentar os níveis de colesterol bom.
Ovos caipiras e orgânicos são bem mais gostosos e parecem ser bem mais saudáveis e firmes.
Falando em ovos, você já conhece o Ovomet? Trata-se da membrana da casca de ovo, rica em vários tipos de colágeno, glucosamina e condroitina. Excelente para a saúde das articulações e reparo dos tendões e ligamentos.
Óleo de coco
Continuando a falar sobre gorduras boas (4x!)
Se você ainda não conseguiu substituir o óleo de soja ou outro óleo vegetal para cozinhar pelo óleo de côco ou até mesmo a banha suína – sua saúde está perdendo com isso.
O usos do óleo de coco são inúmeros e também seu cérebro pode se beneficiar dos seus efeitos para diminuição da inflamação.
O óleo de coco e o MCT são bastante populares por quem segue a dieta cetogênica. Dentre os benefícios podemos ter a redução do risco de Alzheimer devido aos corpos cetônicos terem um impacto neuroprotetor no envelhecimento das células cerebrais.
Brócolis e outras crucíferas
Muitos bebês adoram as arvorezinhas (brócolis) e nós deveríamos manter esse hábito de consumí-los na vida adulta.
O brócolis é um dos melhores alimentos saudáveis para o cérebro, graças aos seus altos níveis de vitamina K e colina, que podem ajudar a manter sua memória afiada.
Beterraba
As beterrabas são raízes bem nutritivas para o seu cérebro, pois ajudam a reduzir a inflamação e são ricas em antioxidantes.
Os nitratos naturais da beterraba realmente aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro, ajudando no desempenho mental, o extrato de beterraba é um dos componentes que utilizamos em nossa consagrada fórmula para estimular a produção de óxido nítrico.
Cúrcuma
O tempero com benefícios incríveis. Açafrão da Terra ou a Cúrcuma Longa é uma raiz que muitas propriedades medicinais, sendo a mais relevante seu alto poder anti-inflamatório.
É a curcumina que provê este efeito anti-inflamatório. É devido a padronização da curcumina que uma cápsula de cúrcuma padronizada no mínimo com 95% de curcumóides tem ação diferente da cúrcuma em pó encontrada nas prateleiras de tempero do supermercado.
Mas isso não é desculpa para não consumi-la. Use sim o tempero que vai te trazer benefícios e se puder as cápsulas também para aumentar a ingestão de antioxidantes e manter seu sistema imunológico saudável.
Quais os melhores suplementos para o cérebro?
Já demos uma palhinha aí em cima. Aliás, comida boa e suplementos estão cada vez mais juntos e misturados.
Mas existem alguns fitoterápicos e suplementos bons para o cérebro que você só vai encontrar nas melhores farmácias.
Bacopa Monnieri
É uma erva tradicionalmente utilizada na medicina indiana – Ayurveda. Inúmeros estudos apontam que a Bacopa Monnieri pode ajudar a melhorar a memória, atenção e a capacidade cognitiva.
A Bacopa é considerada um adaptógeno, redutora de estresse. O estresse, principalmente o estresse crônico é terrível para nossa saúde incluindo corpo e mente.
Ter estratégias para gerenciá-lo é o caminho para todos nós vivermos melhor.
O extrato de Bacopa realmente demonstrou funcionar como um apaziguador natural do estresse, ajudando nossos corpos a lidar melhor ou a se adaptar aos estressores diários.
Magnésio Treonato e o Magtein
Nossa população vive uma verdadeira epidemia de falta de magnésio. É o mineral mais importante, considerado o “maestro dos minerais”. Todos os tipos de magnésio, como o Triplo Magnésio, são importantes e vão te ajudar a alcançar uma saúde melhor.
Mas especialmente o Magnésio Treonato tem ação no cérebro ao ser absorvido pela barreira hematoencefálica.
O Magtein é um um tipo de magnésio treonato, com uma tecnologia patenteada, apresentando mais estudos sobre sua eficácia. E por isso também é mais caro que o tradicional magnésio treonato.
Brain Factor-7
A grande novidade lançada no mercado brasileiro é o Brain Factor-7 (BF-7), extraído do casulo do bicho-da-seda.
O princípio ativo do BF-7 é a fibroína (uma ligação entre aminoácidos) que ajuda a aumentar o fluxo de sangue no cérebro, entregando níveis ótimo de acetilcolina, além de proteger as células do cérebro do estresse oxidativo.
A acetilcolina é o principal neurotransmissor do sistema nervoso parassimpático, a parte do sistema nervoso autônomo (que funciona independente de nossa vontade). É este sistema que coordena ações como a contração de músculos lisos, dilatação dos vasos sanguíneos, aumento das secreções corporais e diminuição da frequência cardíaca.
Quer mais gorduras boas? Temos!
Já sabemos que gorduras boas fazem bem para a neuroplasticidade.
O Ômega 3 proveniente de Peixes ou Krill age como anti-inflamatório, além de auxiliar na prevenção de doenças neurológicas, neurodegenerativas e depressão. Estudos apontam benefícios em tratamentos de déficit de atenção, hiperatividade e aprendizado.
Chegando ao final
Quais alimentos são verdadeiros alimentos para o cérebro? Busque alimentos repletos de nutrientes e antioxidantes, vitaminas e minerais. A comida e exercícios físicos são a base para ajudar na melhora da capacidade de memória, concentração e humor.
Alguns alimentos e suplementos que estimulam o cérebro também podem reduzir o risco de Alzheimer, demência, depressão e outras condições de saúde mental – além disso, a maioria dos alimentos para o cérebro também é bom para o sistema imunológico e digestivo.
Confira também: Magtein ™ 666,66mg Magnésio L-Treonato