Como passar a quarentena sem engordar: 5 dicas essenciais

Existem muitas perguntas na cabeça das pessoas nesse momento, mas uma das mais comuns é como passar a quarentena sem engordar. Afinal, basta uma entrada nas redes sociais para ver milhões de piadas e brincadeiras sobre como estamos comendo muito nesse período.

É fato que a ansiedade de estar em isolamento social, com a seriedade das notícias diárias, faz com que acabemos por comer mais do que o normal.

No entanto, é possível sim evitar ganhar alguns quilinhos extras nesse período. Para isso, basta seguir alguns passos simples. Quer aprender como passar a quarentena sem engordar? Então siga a leitura abaixo!

1. Mantenha os seus hábitos de antes da quarentena

O período da quarentena tem sido uma época de descoberta para muita gente. Milhões de brasileiros se dedicaram à arte do pão caseiro, outros tantos mergulharam de cabeça em outros aspectos da cozinha.

Isso é ótimo. É muito bom poder desfrutar da vida ao cozinhar, fazer receitas mais elaboradas e gostosas. Viver e ser feliz é excelente para a saúde.

No entanto, é importante também seguir alguns hábitos que você já tinha pré-quarentena. Especialmente em relação aos horários das refeições.

Uma das formas mais fáceis de perder o controle e começar a acumular alguns quilinhos é mudar os seus horários ou hábitos alimentares.

Se você comia regradamente 3 refeições por dia com alguns lanches intercalados, siga o ritmo na quarentena. Se o seu café da manhã era às 8h, então mantenha o horário.

Isso ajudará o seu corpo a ficar menos ansioso e diminuir a quantidade de idas à cozinha no meio do dia.

2. Carregue uma garrafa de água com você

A ansiedade é a maior inimiga de quem quer aprender como passar a quarentena sem engordar.

Quanto mais ansiosos ficamos (e é impossível não ficar ansioso com as notícias atuais), mais o nosso corpo costuma pedir por comida. É o famoso “comer de estresse”.

Para evitar isso, carregue uma garrafa de água com você pela casa. Sempre que estiver nervoso e com vontade de beliscar alguma coisa na comida, tome um gole de água.

Além de ajudar a acalmar, ainda vai hidratar o seu corpo e evitar que você coma algum lanchinho.

3. Faça meditação para entender como passar a quarentena sem engordar

A garrafa de água é uma ferramenta útil e esperta para evitar engordar por comer de ansiedade. No entanto, ela é uma maneira de “driblar” o problema, mas não resolve  causa dele.

Para você diminuir a sua ansiedade de verdade, é preciso praticar a meditação alguns minutos por dia. Normalmente, na hora de acordar e antes de dormir são os melhores horários para isso.

4. Não esqueça de seguir uma rotina de exercícios físicos

Por mais que as pessoas vivam acreditando em receitas mágicas, engordar é uma questão matemática. Ou seja: você consome mais calorias do que você gasta, então você engorda. Emagrecer é a mesma coisa: você gasta mais calorias do que ingere, então você emagrece.

Saber como passar a quarentena sem engordar, portanto, é controlar essas duas variáveis: a ingestão e a perda de calorias.

Até agora, falamos só de como evitar aumentar a sua ingestão de calorias por causa da ansiedade durante a quarentena. No entanto, podemos também aumentar o nosso gasto calórico.

Para isso, basta seguir alguns exercícios físicos básicos que você pode fazer na sua casa mesmo. Existem muitos personal trainers, aliás, que estão fazendo lives diárias com exercícios para você fazer em casa.

Basta encontrar um profissional capacitado, ver a agenda de lives dele e então se preparar para fazer os exercícios propostos.

5. Peça por comidas mais saudáveis por delivery

Apesar de ficarmos mais tempo em casa durante a quarentena, isso necessariamente não se traduz em passar mais tempo cozinhando e cuidando da casa.

Claro que muita gente fez isso, mas também cuidar da casa todos os dias é cansativo. Às vezes nós só queremos ficar no sofá, comer alguma coisa rápida e ver TV.

Isso é um prato cheio para pedir por lanches, pizzas e outras refeições gordurosas e calóricas em aplicativos como o Rappi Delivery.

No entanto, não precisa ser assim. É claro que os hambúrgueres, as pizzas e outras refeições do tipo são os alimentos mais pedidos em aplicativos de entrega, mas existem dezenas de outras opções lá.

Existem restaurantes que vendem vários pratos saudáveis para os consumidores, tudo entregue com a mesma agilidade e facilidade que os outros pratos.

Um exemplo disso é o poke havaiano, que se tornou uma verdadeira febre em 2018 e 2019 por causa dos aplicativos de entrega.

O mesmo pode ser dito de restaurantes especializados em receitas fit, serviços de assinatura de comida saudável e muito mais.

Por isso, quando tiver aquela vontade de pedir um delivery, opte por uma opção saudável em vez de pedir um hambúrguer com refrigerante.

Essas são as principais dicas para quem quer aprender como passar a quarentena sem engordar. Deu para ver que o segredo é desenvolver bons hábitos em casa, não é mesmo?

Antes de ir embora, não esqueça de compartilhar este artigo nas suas redes sociais para que seus amigos também possam manter a forma na quarentena!

Veja mais: Drenagem Detox | Meratrim | Triplo Magnésio

Graduando em administração, libriano e proseador. Sou mineiro de sangue, gosto muito de desafios novos seja no campo social, político, saúde e dia-a-dia (a boa conversa cotidiana, refletindo sobre tudo um pouco).

Lucas Bueno
Lucas Bueno
Graduando em administração, libriano e proseador. Sou mineiro de sangue, gosto muito de desafios novos seja no campo social, político, saúde e dia-a-dia (a boa conversa cotidiana, refletindo sobre tudo um pouco).