Qual é melhor Morosil ou Citrusim? Saiba tudo sobre a perda gordura na barriga através da extrato da laranja Moro

Pesquisas comprovaram que a laranja Moro contém compostos ativos que podem controlar o acúmulo de gordura. A partir disso foram desenvolvidos os mais famosos e mais eficazes extratos naturais dessa laranja – o Morosil e o Citrusim.

Um mundo cada vez mais gordo – o perigo da obesidade
Ingestão de frutas e vegetais – conheça o efeito benéfico dos flavonóides e polifenóis
Laranjas Moro – italianas da região da Sicília
Como funciona o extrato de laranja Moro (Morosil e CitrusiM) no controle de peso e perda de gordura abdominal?
Pesquisas com suco das laranjas sicilianas do tipo Moro
Pesquisa em humanos com o Morosil: Morosil funciona!
Pesquisa em humanos com CitrusiM: CitrusiM funciona!
Resultados do Morosil® e CitrusiM®
Veredito: Qual é o melhor Morosil® ou CitrusiM®? Qual a diferença entre Morosil® x CitrusiM®?
Aonde comprar Morosil:
Aonde comprar Citrusim:

Um mundo cada vez mais gordo – o perigo da obesidade

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, 30% (ou 2,3 bilhões de pessoas) da população mundial está sobrepeso ou obesidade. A obesidade mundial mais que dobrou desde 1980.

A obesidade é considerada um importante fator de risco para várias doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, doenças cardíaca diversas – inclusive a síndrome metabólica. Outras comorbidades incluem doença da vesícula biliar, fígado gorduroso, apneia do sono e osteoartrite, além de redução da qualidade de vida e da expectativa de vida.

A boa notícia é que a obesidade pode ser tratada e evitável!

A escolha de um estilo de vida mais saudável e de uma melhor nutrição é recomendada pelas principais organizações de saúde do mundo como a primeira estratégia em controle e gerenciamento de peso.

Escolhas como não fumar, praticar exercícios regulares, redução de consumo de alimentos processados (industrializados) ​​e aumento da ingestão de frutas e vegetais favorecem sua saúde.

Ingestão de frutas e vegetais – conheça o efeito benéfico dos flavonóides e polifenóis

Vários grupos de pesquisa descobriram recentemente que o consumo de frutas e vegetais pode ajudar a controlar o ganho de peso devido não apenas à redução da ingestão calórica diária, mas também à ação dos compostos naturais neles contidos.

Nos últimos anos, estudos científicos comprovaram o efeito benéfico que os flavonóides e os compostos polifenólicos – amplamente distribuídos em frutas e vegetais – têm capacidade de auxiliarem no controle de peso.

Estudos demonstraram que os flavonóides e polifenóis são capazes de afetar o metabolismo lipídico (das gorduras) por meio de ações moleculares específicas.

Laranjas Moro – italianas da região da Sicília

De todas as plantas e frutas que contêm compostos flavonóides, laranjas vermelhas ou sanguíneas (Citrus sinesis (L) Osbeck) foram recentemente avaliadas por seus efeitos benéficos.

Vários estudos in vitro e in vivo investigaram as propriedades relacionadas à saúde da ingestão da Laranja Vermelha Moro, no que diz respeito ao controle de peso.

Entre as laranjas italianas (Tarocco, Sanguinello e Moro), a variedade Moro é a mais brilhante, com conteúdo interno de cor vermelha escura. A coloração vermelha típica da fruta é atribuída à presença de compostos pigmentados chamados antocianinas, geralmente não contidos em laranjas amarelas e outras frutas cítricas.

Diversidade das laranjas italianas da Sicília – créditos da imagem: katieguarato.it/

A laranja pigmentada é uma variedade de laranja antiga que provavelmente se originou no sudeste da Ásia e se espalhou amplamente por toda a bacia do Mediterrâneo durante a era de domínio árabe no século IX.

Laranja sicilianas (Itália) da variedade Moro: destaque o vermelho intenso. Créditos da imagem: coopfioridarancio.it

Hoje, uma pequena parte do leste da Sicília é considerada uma área especial e ideal para o crescimento e produção da laranja Moro; grandes alterações diurnas de temperatura (dias quentes e noites frias) são identificadas como a principal causa da intensa pigmentação vermelha e o solo vulcânico, devido a proximidade com o vulcão Etna.

Graças à condição geográfica e climática típica da região, essas laranjas moro variam de veios alaranjados com coloração rubi a um vermelho intenso, às vezes, quase preto.

Como funciona o extrato de laranja Moro (Morosil e CitrusiM) no controle de peso e perda de gordura abdominal?

Pesquisas indicam que as antocianinas contidas na laranja Moro demonstraram melhorar o metabolismo dos adipócitos através da regulação da expressão gênica.

Com essa constatação foram desenvolvidos extratos das laranjas vermelhas do tipo moro no controle do peso e que utilizados nas formulações da Farmácia Sempre Viva.

Extrato do Morosil e Citrusim são extraídos da laranja italiana Moro

O pioneiro desses extratos da laranja Moro foi o Morosil® , produzido pela empresa italiana Bionap. O processo de fabricação do MOROSIL preserva a composição natural dos compostos ativos do suco de laranja, expressos principalmente por antocianinas, ácidos hidroxicinâmicos, glicosídeos de flavona e ácido ascórbico (vitamina C).

Com o sucesso do Morosil no mercado a empresa belgo-holandesa Fagron desenvolveu o CitrusiM®, também a partir de laranjas Moro provenientes da região italiana da Sicília. Como chegou depois no mercado, o CITRUSIM precisava mostrar algum diferencial e assim o fez!

É importante frisar que tanto o Morosil como o Citrusim possuem antocianinas, que são as substâncias que contém alta concentração de vitamina C, flavonóides e ácidos hidroxicinâmicos, sendo um potente antioxidante e importante coadjuvante da redução de medidas e perda de peso.

E é justamente o diferencial na quantidade de antocianinas, a principal diferença entre o Morosil e o Citrusim, mas isso nós vamos falar mais abaixo – segura a ansiedade, em nosso veredito final: Qual é melhor Morosil ou Citrusim?

Pesquisas com suco das laranjas sicilianas do tipo Moro

Um grupo de pesquisa italiano observou o efeito benéfico da ingestão de suco de laranja Moro pela primeira vez em 2009. O estudo experimental foi realizado em ratos, que foram alimentados com uma dieta rica em gordura para induzir ganho de peso. Um grupo de ratos recebeu suco de Moro e o outro não.

Os pesquisadores descobriram que nos camundongos que bebiam suco de laranja Moro, tiveram uma forte redução no ganho de peso se comparada ao grupo controle, que não ingeriu o suco das laranjas moro.

A conclusão dos pesquisadores é que a ingestão de suco Moro – mas não o suco de laranjas amarelas (Navelina) – neutralizou o efeito de uma dieta rica em gordura no tecido adiposo, levando a uma redução acentuada no tamanho das células adipócitas e no acúmulo de lipídios, uma redução da massa gorda de 25 a 50% na região do abdômen, isso quer dizer: perder barriga.

Após esses resultados, outros pesquisadores alimentaram ratos com uma dieta rica em gordura por 12 semanas, e depois administraram suco de laranjas Moro para esses animais. Os dados obtidos mostraram que a administração do suco de Moro foi capaz não apenas de limitar o ganho de peso, mas também de reduzir os triglicerídeos séricos e o colesterol total e melhorar a esteatose hepática – uma condição causada pela obesidade.

Ou seja, o Morosil e CitrusiM ajudam no tratamento do chamado fígado gordo – esteatose hepática.

Pesquisa em humanos com o Morosil: Morosil funciona!

Após estes estudos com ratos era o momento de confirmar os benefícios para humanos, o que ocorreu em um estudo de 2015.

Foram escolhidas 60 pessoas. No ensaio clínico randomizado, duplo-cego e com controle de placebo publicado na Natural Product Research, foi comprovado que a suplementação com extrato de laranja Moro (dosagem do Morosil de 400mg / dia) pode neutralizar o acúmulo de gordura e o ganho de peso no corpo. Os resultados obtidos no estudo mostraram que a ingestão de extrato de Moro induziu uma redução significativa no peso corporal, IMC (índice de massa corporal) e circunferência da cintura e do quadril, em comparação com o grupo não-tratado, sem nenhuma mudança no estilo de vida diário.

Perdas médias de 3,08 kg a 0,24 kg no peso corporal e de 1,11 a 0,09 kg/m² (veja figura abaixo) no valor do IMC foram observadas após 12 semanas, com uma redução na circunferência da cintura e do quadril de cerca de 5,96 cm a 7,08 cm, respectivamente. Além disso, uma redução significativa no IMC foi observada em voluntários tratados com extrato de suco de Moro após apenas 4 semanas de tratamento.

Pesquisa em humanos com CitrusiM: CitrusiM funciona!

Um total de 106 participantes foram originalmente inscritos no experimento duplo-cego durante todo o ano de 2018 e 46 terminaram o estudo. Desses 46 indivíduos, 13 eram de controle, 13 tomaram 0,5 g  e outros 20 participantes tomaram 1 g de CitrusiM®. Além disso, 80% desses sujeitos eram do sexo feminino.

No final do período de três meses de tratamento, os pesquisadores puderam notar uma diminuição na massa gorda e na circunferência da cintura para os grupos tratados, em comparação ao controle (veja figura abaixo), bem como um aumento na magra massa para os mesmos grupos.

Portanto, o CitrusiM® parece ter um efeito significativo na redução da massa gorda, bem como no aumento da massa magra, nas duas doses utilizadas (0,5 ou 1 g, diariamente). No entanto, existem evidências estatísticas da existência de uma dose ótima (1 g / dia) para reduzir a circunferência da cintura.

Resultados do Morosil®  e CitrusiM®

Em conclusão, as informações e os resultados científicos sugerem que o extrato das laranjas sicilianas da espécie Moro, contém compostos ativos capazes de controlar o ganho de peso e o acúmulo de gordura.

Pesquisas apontam também que tanto o extrato Morosil, como do CitrusiM são feitos com ingredientes naturais e auxiliam na prevenção da obesidade.

Veredito: Qual é o melhor Morosil® ou CitrusiM®? Qual a diferença entre Morosil® x CitrusiM®?

Basicamente a diferença entre o Morosil e o Citrusim está na concentração de Antocianinas C3G (Cyanidin-3-Glucoside –  cianidina-3-glucósido), uma das substâncias responsáveis pela metabolismo dos adipócitos (células do tecido adiposo que armazenam gordura). Enquanto que o CitrusiM contém uma padronização igual ou maior de 3% de antocianinas, já o concorrente Morosil contém entre 0,8 a 0,9% de antocianinas.

O CitrusiM® possui a maior padronização de compostos bioativos do mercado, confira abaixo as literaturas médicas do fabricante do Morosil (Bionap) e do fabricante do CitrusiM (Fagron):

No entanto, estudos em que os pesquisadores descobriram que a administração apenas do pigmento natural cianidina-3-glucósido não produziu o mesmo efeito benéfico sobre o acúmulo de gordura que o suco Moro.

Esses achados sugerem que o efeito anti-obesidade do suco de Moro não pode ser explicado apenas pelas antocianinas. Os outros componentes contidos na laranja Moro agem sinergicamente para inibir o acúmulo de gordura.

Então tanto o pioneiro Morosil®, como o CitrusiM® são ótimos suplementos naturais para o gerenciamento natural de peso e sobretudo a perda da gordura acumulada na região da barriga.

Veredito final: o campeão dos extratos naturais da laranja moro é o…

CitrusiM® , com pequena vantagem, quase um empate técnico com o Morosil®.

Aonde comprar Morosil:

Aonde comprar Citrusim:

Referências:

Titta L, et al.., Blood Orange juice inhabits fat accumulation in mice. International Journal Obesity 34(3):578-588 (2009). doi: 10.1038/ijo.2009.266

Pesquisa com Morosil

Venera Cardile, Adriana Carol Eleonora Graziano & Alessandro Venditti (2015) Clinical evaluation of Moro (Citrus sinensis (L.) Osbeck) orange juice supplementation for the weight management, Natural Product Research, 29:23, 2256-2260, DOI: 10.1080/14786419.2014.1000897

Pesquisa com CitrusiM

Kegele, Carolina & Oliveira, Julia & Magrani, Taiana & Ferreira, Aline & Ferreira, Raquel & Sabbaghi, Arman & Ferreira, Anderson & Brandão, Marcos & Raposo, Nádia & Polonini, Hudson. (2019). A randomized trial on the effects of CitrusiM (Citrus sinensis (L.) Osbeck dried extract) on body composition. Clinical Nutrition Experimental. 27. DOI: https://doi.org/10.1016/j.yclnex.2019.08.002

Literatura do fabricante Citrusim: Fagron

https://br.fagron.com/sites/default/files/wysiwyg/lamina_citrusim-email.pdf

Literatura do fabricante Morosil: Bionap

http://www.its-nutriscience.com/wp-content/uploads/2019/05/Bionap-Morosil-Blood-Orange-Extract.pdf

Veja mais: ​Curcuma​ – ​Coenzima Q10​ – ​Óleo de Cartamo

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: https://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Vivian Costa
Vivian Costa
Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: https://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/