Morosil ou Citrusim: qual é o melhor para perder gordura?

Pesquisas comprovam que a laranja Moro contém compostos ativos que são matéria-prima para os mais famosos e mais eficazes extratos naturais, o Morosil e o Citrusim, que ajudam no controle do acúmulo de gordura.

Um mundo cada vez mais gordo – o perigo da obesidade
Ingestão de frutas e vegetais – conheça o efeito benéfico dos flavonóides e polifenóis
Laranjas Moro – italianas da região da Sicília
Como funciona o extrato de laranja Moro (Morosil e CitrusiM) no controle de peso e perda de gordura abdominal?
Pesquisas com suco das laranjas sicilianas do tipo Moro
Pesquisa em humanos com o Morosil: Morosil funciona!
Pesquisa em humanos com CitrusiM: CitrusiM funciona!
Resultados do Morosil® e CitrusiM®
Veredito: Qual é o melhor Morosil® ou CitrusiM®? Qual a diferença entre Morosil® x CitrusiM®?
Aonde comprar Morosil:
Aonde comprar Citrusim:

Um mundo cada vez mais gordo: o perigo da obesidade

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, 30% (ou 2,3 bilhões de pessoas) da população mundial está em sobrepeso ou obesidade. A obesidade mundial mais que dobrou desde 1980.

A obesidade é considerada um importante fator de risco para várias doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas diversas – inclusive a síndrome metabólica. Outras comorbidades incluem doença da vesícula biliar, fígado gorduroso, apneia do sono e osteoartrite, além de redução da qualidade e da expectativa de vida.

A boa notícia é que a obesidade pode ser tratada e evitável!

A opção por um estilo de vida mais saudável e com uma melhor nutrição é recomendada pelas principais organizações de saúde do mundo como a primeira estratégia a ser adotada para controle e gerenciamento de peso.

Atitudes como não fumar, praticar exercícios regulares, reduzir o consumo de alimentos processados (industrializados) ​​e aumento da ingestão de frutas e vegetais favorecem sua saúde.

Ingestão de frutas e vegetais: o efeito benéfico dos flavonoides e polifenóis

Grupos de pesquisa descobriram recentemente que o consumo de frutas e vegetais pode ajudar a controlar o ganho de peso devido não apenas à redução da ingestão calórica diária, mas também à ação dos compostos naturais neles contidos.

Nos últimos anos, estudos científicos comprovaram o efeito benéfico que dos flavonoides e dos compostos polifenólicos – amplamente distribuídos em frutas e vegetais – auxiliando no controle de peso.

Estudos demonstram que os flavonoides e polifenóis afetam o metabolismo lipídico (das gorduras) por meio de ações moleculares específicas.

Laranjas Moro: as italianas da região da Sicília

De todas as plantas e frutas que contêm compostos flavonoides, as laranjas vermelhas, ou sanguíneas, Citrus sinesis (L) Osbeck, foram recentemente avaliadas, em razão de seus efeitos benéficos.

Estudos in vitro e in vivo investigaram as propriedades relacionadas à saúde da ingestão da Laranja Vermelha Moro, no que diz respeito ao controle de peso.

Dentre as laranjas italianas (Tarocco, Sanguinello e Moro), a variedade Moro é a mais brilhante, com conteúdo interno de cor vermelha escura. A coloração vermelha típica da fruta é atribuída à presença de compostos pigmentados, chamados antocianinas, geralmente não contidos em laranjas amarelas e outras frutas cítricas.

Diversidade das laranjas italianas da Sicília – créditos da imagem: katieguarato.it/

A laranja pigmentada é uma variedade de laranja antiga que provavelmente se originou no sudeste da Ásia e se espalhou amplamente por toda a bacia do Mediterrâneo durante a Era de domínio árabe no século IX.

Laranja sicilianas (Itália) da variedade Moro: destaque o vermelho intenso. Créditos da imagem: coopfioridarancio.it

Hoje, uma pequena parte do leste da Sicília é considerada uma área especial e ideal para o crescimento e produção da laranja Moro; grandes alterações diurnas de temperatura (dias quentes e noites frias) são identificadas como a principal causa da intensa pigmentação vermelha e o solo vulcânico, devido pela proximidade com o vulcão Etna.

Em virtuda da condição geográfica e climática típica da região, essas laranjas Moro variam de veios alaranjados com coloração rubi a um vermelho intenso, às vezes, quase preto.

O que é o Morosil®?

O Morosil® é um suplemento alimentar produzido do extrato da Laranja Moro, Citrus sinensis (L.) Osbeck, ou Citrus aurantium dulcis, cultivada nas proximidades do vulcão Etna, na região da Sicília, na Itália.

Com diversos efeitos benéficos para a saúde humana, o Morosil® tem sido alvo de estudos científicos que revelam resultados surpreendentes, incluindo na perda de gordura e no emagrecimento, melhoria da saúde intestinal e sensibilidade à insulina.

Morosil® é seguro para a perda de barriga?

O Morosil® é conhecido por sua ação na perda de gordura, e é comprovado que essa ação ocorre por meio de uma combinação de compostos que atuam sinergicamente na quebra (lipólise) e na queima de gordura (β-oxidação).

Estudos indicam que essa gordura, empregada como fonte de energia por meio de um processo bioquímico chamado β-oxidação, é transformada em ATP (energia) e liberada em forma de CO2 (gás carbônico) e água, eliminados pela urina e pelo suor.

Com isso, a prática de exercícios físicos é fundamental para potencializar os efeitos do Morosil® na perda de peso.

Benefícios do Morosil®

Além de auxiliar no processo de emagrecimento, o Morosil® possui outros benefícios. Confira.

Auxílio à microbiota intestinal

Uma das vantagens do Morosil® é a capacidade de contribuir para a saúde da microbiota intestinal.

Estudos demonstram que o principal composto ativo do Morosil®, a C3G (cianidina-3-O-glucoside), desempenha um papel importante na proteção do intestino contra lesões, em razão dos seus efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e antiapoptóticos.

Assim, as antocianinas do Morosil® podem ter uma abordagem coadjuvante na prevenção de doenças inflamatórias intestinais crônicas.

Diminuição da sensibilidade à insulina

Outro benefício do Morosil® é melhoria da sensibilidade à insulina.

Os flavonoides da laranja Moro são alvos de pesquisas para o desenvolvimento de novas estratégias que auxiliem no combate à hiperglicemia e sensibilidade à insulina.

Segundo estudos, as antocianinas presentes no Morosil® têm um papel importante na regulação de genes relacionados à adipocitocina, incluindo a adiponectina e a leptina, contribuindo para a diminuição da sensibilidade à insulina e regulação de outros fatores associados ao desenvolvimento do diabetes mellitus tipo 2.

O que é CitrusiM® e para que serve?

O CitrusiM® é um produto também extraído da laranja vermelha Moro, cultivada na região da Sicília, na Itália.

A coloração avermelhada é atribuída à concentração de antocianinas C3G, que representam, pelo menos, 3% da composição. Além disso, o CitrusiM® contém vitamina C, flavonas e ácidos hidroxicinâmicos.

Quais são as recomendações para uso do CitrusiM®?

O CitrusiM® é recomendado para auxiliar no gerenciamento de peso e na redução de gordura abdominal e circunferência da cintura.

Além disso, pode ajudar na redução dos níveis de triglicérides séricos e do colesterol total, bem como na redução da esteatose hepática.

É importante destacar que o uso do CitrusiM® deve ser combinado com hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e prática regular de atividade física.

Como funciona o extrato de laranja Moro (Morosil e CitrusiM) no controle de peso e na perda de gordura abdominal?

Pesquisas indicam que as antocianinas contidas na laranja Moro melhoram o metabolismo dos adipócitos pela regulação da expressão gênica.

Com isso, foram desenvolvidos extratos das laranjas vermelhas Moro no controle do peso, utilizados nas formulações da Farmácia Sempre Viva.

Extrato do Morosil e Citrusim são extraídos da laranja italiana Moro

O pioneiro desses extratos da laranja Moro foi o Morosil® , produzido pela empresa italiana Bionap. O processo de fabricação do Morosil® preserva a composição natural dos compostos ativos do suco de laranja, expressos principalmente por antocianinas, ácidos hidroxicinâmicos, glicosídeos de flavona e ácido ascórbico (vitamina C).

Com o sucesso do Morosil no mercado, a empresa belgo-holandesa Fagron desenvolveu o CitrusiM®, também a partir de laranjas Moro provenientes da região italiana da Sicília. Como chegou depois no mercado, precisava mostrar algum diferencial, e assim o fez!

É importante frisar que tanto o Morosil como o Citrusim possuem antocianinas, que são as substâncias que contém alta concentração de vitamina C, flavonoides e ácidos hidroxicinâmicos, sendo um potente antioxidante e importante coadjuvante na redução de medidas e perda de peso.

E é justamente a quantidade de antocianinas, a principal diferença entre o Morosil e o Citrusim, mas sobre isso falaremos a seguir. Segure a ansiedade, em nosso veredito final: Qual é melhor Morosil ou Citrusim?

Pesquisas com suco das laranjas sicilianas do tipo Moro

Um grupo de pesquisa italiano observou o efeito benéfico da ingestão de suco de laranja Moro, pela primeira vez, em 2009. O estudo experimental foi realizado em ratos, alimentados com uma dieta rica em gordura para induzir ganho de peso. Um grupo de ratos recebeu suco de Moro, e o outro, não.

Os pesquisadores descobriram que os camundongos que bebiam suco de laranja Moro tiveram uma forte redução no ganho de peso, comparados ao grupo controle, que não ingeriu o suco das laranjas Moro.

A conclusão dos pesquisadores é que a ingestão de suco Moro – mas não o suco de laranjas amarelas (Navelina) – neutralizou o efeito de uma dieta rica em gordura no tecido adiposo, levando a uma redução acentuada no tamanho das células adipócitas e no acúmulo de lipídios, uma redução da massa gorda de 25 a 50% na região do abdômen, o que significa: perder barriga.

Após esses resultados, outros pesquisadores alimentaram ratos com uma dieta rica em gordura por 12 semanas, e depois, administraram suco de laranjas Moro para esses animais. Os dados obtidos evidenciaram que a administração do suco de Moro foi capaz não apenas de limitar o ganho de peso, mas também de reduzir os triglicerídeos séricos e o colesterol total e melhorar a esteatose hepática – uma condição causada pela obesidade.

Ou seja, o Morosil e CitrusiM ajudam no tratamento do chamado fígado gordo – esteatose hepática.

Pesquisa em humanos com o Morosil: Morosil funciona!

Após esses estudos com ratos, era o momento de confirmar os benefícios para humanos, o que ocorreu em 2015.

Num ensaio clínico randomizado, duplo-cego e com controle de placebo com 60 pessoas, publicado na Natural Product Research, foi comprovado que a suplementação com extrato de laranja Moro (dosagem do Morosil de 400 mg / dia) neutraliza o acúmulo de gordura e o ganho de peso no corpo. Os resultados obtidos no estudo mostraram que a ingestão de extrato de Moro induziu uma redução significativa no peso corporal, IMC (índice de massa corporal) e circunferências da cintura e do quadril, em comparação com o grupo não tratado, sem qualquer mudança no estilo de vida diário.

Perdas médias de 3,08 kg a 0,24 kg no peso corporal e de 1,11 a 0,09 kg/m² (veja figura abaixo) no valor do IMC foram observadas após 12 semanas, com uma redução na circunferência da cintura e do quadril de cerca de 5,96 cm a 7,08 cm, respectivamente. Além disso, uma redução significativa no IMC foi observada em voluntários tratados com extrato de suco de Moro após apenas 4 semanas de tratamento.

Morosil: efeitos colaterais e contraindicações

Exceto em casos de alergia a algum dos componentes do extrato de laranja Moro, os efeitos colaterais e contraindicações do Morosil® são geralmente pouco evidenciados.

É importante ressaltar que, em situações em que houve efeitos adversos, os pacientes, muitas vezes, fizeram uso indiscriminado de vários estimulantes simultaneamente, além de administrarem dosagens acima da dose diária recomendada.

Além disso, foi descoberto que muitos suplementos de laranja Moro adulterados estão disponíveis no mercado, com concentrações maiores do que as indicadas no rótulo.

Pesquisa em humanos com CitrusiM: CitrusiM funciona!

Num total de 106 participantes originalmente inscritos no experimento duplo-cego durante todo o ano de 2018, 46 concluíram o estudo. Desses 46 indivíduos, 13 eram de controle, 13 tomaram 0,5 g  e outros 20 participantes tomaram 1 g de CitrusiM®. Além disso, 80% desses sujeitos eram do sexo feminino.

No final do período de três meses de tratamento, os pesquisadores puderam notar uma diminuição na massa gorda e na circunferência da cintura para os grupos tratados, em comparação ao controle (veja figura abaixo), bem como um aumento na magra massa para os mesmos grupos.

Portanto, o CitrusiM® parece ter um efeito significativo na redução da massa gorda, bem como no aumento da massa magra, nas duas doses utilizadas (0,5 ou 1 g, diariamente). No entanto, existem evidências estatísticas da existência de uma dose ótima (1 g / dia) para reduzir a circunferência da cintura.

Resultados do Morosil®  e CitrusiM®

Em suma, as informações e os resultados científicos sugerem que o extrato das laranjas sicilianas da espécie Moro contém compostos ativos capazes de controlar o ganho de peso e o acúmulo de gordura.

Pesquisas apontam também que tanto o extrato Morosil como do CitrusiM são feitos com ingredientes naturais e auxiliam na prevenção da obesidade.

Veredito: Qual é o melhor Morosil® ou CitrusiM®? Qual a diferença entre Morosil® x CitrusiM®?

Basicamente a diferença entre o Morosil e o Citrusim está na concentração de Antocianinas C3G (Cyanidin-3-Glucoside –  cianidina-3-glucósido), uma das substâncias responsáveis pelo metabolismo dos adipócitos (células do tecido adiposo que armazenam gordura). Enquanto que o CitrusiM contém uma padronização igual ou maior de 3% de antocianinas, o concorrente Morosil dispõe de entre 0,8 a 0,9% de antocianinas.

O CitrusiM® possui a maior padronização de compostos bioativos do mercado. Confira as literaturas médicas do fabricante do Morosil (Bionap) e do fabricante do CitrusiM (Fagron):

No entanto, existem estudos que indicam que a administração apenas do pigmento natural cianidina-3-glucósido não produziu o mesmo efeito benéfico sobre o acúmulo de gordura apresentado pelo suco Moro.

Esses achados sugerem que o efeito antiobesidade do suco de Moro não pode ser explicado apenas pelas antocianinas. Os outros componentes contidos na laranja Moro agem sinergicamente para inibir o acúmulo de gordura.

Então, tanto o pioneiro Morosil®, como o CitrusiM® são ótimos suplementos naturais para o gerenciamento natural de peso e sobretudo para a perda da gordura acumulada na região da barriga.

Veredito final: o campeão dos extratos naturais da laranja moro é o…

CitrusiM®, com pequena vantagem, quase um empate técnico com o Morosil®.

Onde comprar Morosil:

 morosil emagrece quantos quilos por semana

Onde comprar Citrusim:

citrusim

Referências:

Titta L, et al.., Blood Orange juice inhabits fat accumulation in mice. International Journal Obesity 34(3):578-588 (2009). doi: 10.1038/ijo.2009.266

Pesquisa com Morosil

Venera Cardile, Adriana Carol Eleonora Graziano & Alessandro Venditti (2015) Clinical evaluation of Moro (Citrus sinensis (L.) Osbeck) orange juice supplementation for the weight management, Natural Product Research, 29:23, 2256-2260, DOI: 10.1080/14786419.2014.1000897

Pesquisa com CitrusiM

Kegele, Carolina & Oliveira, Julia & Magrani, Taiana & Ferreira, Aline & Ferreira, Raquel & Sabbaghi, Arman & Ferreira, Anderson & Brandão, Marcos & Raposo, Nádia & Polonini, Hudson. (2019). A randomized trial on the effects of CitrusiM (Citrus sinensis (L.) Osbeck dried extract) on body composition. Clinical Nutrition Experimental. 27. DOI: https://doi.org/10.1016/j.yclnex.2019.08.002

Literatura do fabricante Citrusim: Fagron

https://br.fagron.com/sites/default/files/wysiwyg/lamina_citrusim-email.pdf

Literatura do fabricante Morosil: Bionap

http://www.its-nutriscience.com/wp-content/uploads/2019/05/Bionap-Morosil-Blood-Orange-Extract.pdf

Veja mais: ​Curcuma​ – ​Coenzima Q10​ – ​Óleo de CartamoLimpeza hepática

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta