A reposição hormonal é um tipo de tratamento que possibilita combater sintomas de doenças que surgem em decorrência da baixa produção de hormônios pelo corpo. Saiba tudo sobre as opções para homens e mulheres.
Reposição hormonal para homens
A reposição hormonal masculina ainda é pouco conhecida pelos homens, ainda que traga diversos benefícios para eles.
A diminuição da produção do hormônio masculino, chamada de deficiência androgênica, atinge cerca de 15% dos homens com mais de 50 anos, e até 50% dos homens com 80 anos. Isso porque, durante o processo de envelhecimento natural do corpo, há uma gradual diminuição dos níveis de testosterona.
A partir daí, surgem sintomas que indicam a necessidade de reposição hormonal. Entre os principais sintomas, destacam-se:
- Falta de concentração e capacidade intelectual;
- Falta de interesse sexual;
- Dificuldade em ter (ou manter) uma ereção;
- Ganho de peso (gordura);
- Perda de pelos;
- Diminuição de massa magra e força muscular;
- Insônia;
- Irritabilidade;
- Entre outros.
Não é preciso ter todos os sintomas para indicar uma condição de androgenia.
Quando é preciso fazer reposição hormonal masculina?
A reposição hormonal masculina é indicada para todos os homens que sofrem com os sintomas ou problemas decorrentes da queda de produção hormonal pelo corpo. É preciso procurar o médico para saber se não há contraindicações do tratamento.
Reposição hormonal feminina
A menopausa é uma condição natural vivida por todas as mulheres, porém vista de forma muito negativa, já que a diminuição dos hormônios estrogênio e progesterona traz sintomas desagradáveis.
Hoje, as mulheres podem contar com tratamentos para aliviar a perda hormonal, também chamados de terapia hormonal da menopausa.
Ao contrário do homem, que permanece fértil praticamente a vida toda, durante a menopausa a mulher passa do estágio reprodutivo para o não reprodutivo. Isso ocorre, na maioria das vezes, entre os 45 e 55 anos, e não há prazo para o desaparecimento dos sintomas.
Os principais sintomas da menopausa são:
- Não ocorrência de menstruação;
- Insônia;
- Ondas de calor e sudorese;
- Diminuição da libido;
- Depressão;
- Osteoporose;
- Irritabilidade;
- Ressecamento vaginal (seguido de dor durante a relação sexual);
- Desvios de atenção e problemas de memória.
Importante salientar que os sintomas podem variar, e não é preciso apresentar todos para ter a menopausa diagnosticada.
Quando é preciso fazer reposição hormonal feminina?
A diminuição gradual de hormônios femininos pode corroborar com o surgimento de doenças graves, como as cardiovasculares e a osteoporose.
O tratamento visa aliviar os sintomas e repor os hormônios que o corpo deixou de produzir, porém não pode cessar o processo de menopausa.
Tratamentos de reposição hormonal com auxílio da Farmácia Sempre Viva
A Farmácia Sempre Viva oferece diversas opções para homens e mulheres que buscam realizar a reposição hormonal e melhorar a qualidade de vida.
Nesse sentido, há a opção da reposição com hormônios bioidênticos (que deve ser acompanhada e prescrita por um médico, e nós fornecemos os cremes transdérmicos com testosterona, progesterona etc.) ou por meio de fitohormônios (de venda livre e que pode ser adquirida no site) – são plantas fitoterápicas que promovem a capacidade do organismo de voltar a produzir hormônios em nível ideal, disponíveis tanto para mulheres, como homens.
Navegue pelo site para conhecer a linha de produtos da Farmácia Sempre Viva para reposição hormonal.
Quer saber ainda mais sobre os fitohormônios? Nós preparamos um e-book que aborda as principais plantas que utilizamos em nossos fitohormônios. Baixe agora, é grátis!
[…] Deficiências hormonais, no homem falta de testosterona e na mulher falta de progesterona. […]