Hoje vamos falar sobre uma dúvida bem recorrente que afeta muitas pessoas, principalmente as mulheres e homens de meia idade em diante. A osteopenia, sendo definida como a perda da densidade óssea quando relacionada aos fatores hormonais, torna-se um complicador muito negativo para as pessoas que não previnem e não buscam a orientação de um especialista.
Explicando melhor os conceitos do nosso tema, podemos definir a osteopenia e as implicações da terapia da reposição hormonal, visto que na Farmácia Sempre Viva trabalhamos com alguns medicamentos que são ótimas soluções na busca pela prevenção dessa enfermidade crônica.
– Osteopenia: é a perda da densidade óssea; como consequência tem a osteoporose que é a perda mais severa que gera o enfraquecimento dos ossos; sendo reconhecida como um dos principais problemas de saúde pública nos países desenvolvidos.
Podemos pensar na classificação da densidade óssea de cada pessoa, que pode ser: “normal”, “osteopenia” ou “osteoporose”; quando comparado pessoas de mesma idade e gênero, com base na densitometria que é o exame não invasivo para diagnosticar o nível de densidade do osso;
– Terapia de Reposição Hormonal (TRH): visa, sobretudo, minimizar ou prevenir as alterações decorrentes da perda de minerais e vitaminas no organismo, o grande diferencial da reposição é o ganho de desempenho sexual, físico e mental; na Sempre Viva trabalhamos com um fitoterápico, acesse para mais informações.
Com base nas definições acima a pergunta que vem é:
Teria como amenizar os efeitos da osteopenia, osteoporose com tratamento hormonal?
Sim!
Entre as causas mais importantes que leva a osteopenia são:
O envelhecimento, alcoolismo, cafeína, cigarro, sedentarismo e principalmente a questão da queda dos níveis hormonais.
O que os estudos dizem:
Dois grandes estudos recentes publicados na maior revista médica do mundo o New England Journal of Medicine mostra que a terapia só traz benefícios, principalmente se iniciada até seis anos da menopausa.
Um dos estudos mostra que a progressão da aterosclerose é bloqueada com o uso do estradiol. Outro fator preocupante é a perda óssea nessas pacientes após a menopausa devido à queda da progesterona e do estradiol. E a relação direta com a reposição fitoterápica que também impacta na deficiência hormonal, prevenção ou tratamento das patologias que afetam o sistema cardiovascular, ósseo (osteopenia/ osteoporose), urogenital e neurocerebral.
Outro estudo dinamarquês publicado recentemente no American College of Sports Medicine mostrou que as mulheres que fazem a TRH e se submetem a exercícios físicos regulares tiveram uma melhor manutenção da massa muscular do que as mulheres sem TRH.
A hipótese é que o exercício aumenta a disponibilidade de receptores celulares de estrogênio nos músculos e evita à redução da sensibilidade anabólica que pode ocorrer com a TRH. A perda muscular pode trazer consequências para a mulher na terceira idade levando a perda da capacidade funcional e, em casos graves, a sarcopenia, que será tema de outro post em nosso blog.
Veja mais: Fitohormônio para reposição hormonal natural em mulheres
As dicas para o cuidado além de um tratamento de terapia hormonal são:
- Alimentação balanceada, rica em cálcio, vitamina D;
- Exposição ao sol, especialmente braços e pernas para garantir a síntese da vitamina D;
- A prática de atividades físicas regularmente;
- Evitar o consumo excessivo de álcool, cigarro e narcóticos;
- Controlar o consumo de açúcar e cafeína, que estão presentes em café, chá, refrigerantes, chocolates;
Concluindo, o tratamento da terapia de reposição hormonal é indicado para casos em que há o acompanhamento do caso clínico da pessoa, visando tratar as causas e sintomas da osteopenia/osteoporose. Além de desenvolver a qualidade de vida proporcionando mais uma forma terapêutica de prevenção, reforçamos a necessidade do acompanhamento de um especialista, pois a osteopenia e a osteoporose abrange toda a saúde física e psicológica do indivíduo.
Conheça aqui nosso e-book para Reposição Hormonal Natural para Homens e Mulheres ou preencha abaixo:
Referências:
– The Medicalization of Menopause is America, 1897-2000 – Controversis in Science and Technology – Daniel Lee Kleinman, Abby J. Kinchy, Jo Handelsman – Univ of Wisconsin Press, 2005;
– Terapia Hormonal para a menopausa (TH): múltiplos interesses a considerar – Suely Rozenfeld – Ciênc. saúde coletiva vol. 12 no.2 Rio de Janeiro Mar./Apr. 2007.
– Stevenson JC, Crook D, Godsland IF, Collins P, Whitehead MI. Hormone replacement therapy and cardiovascular system nonlipid effects. Drugs 1994;47:35-41.
– http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/osteoporose.pdf. clevelandclinic.org/health/diseases_conditions (Entrevista com Dr. Donizetti Ramos dos Santos, médico do grupo de mastologia do Hospital Sírio-Libanês);
– Departamento técnico da farmácia Sempre Viva de Manipulação & Homeopatia;
[…] Osteopenia; […]