A próstata é uma glândula presente no corpo dos homens e se localiza bem abaixo da bexiga. Tem como principal objetivo, junto às vesículas seminais, produzir quase todo o líquido que é ejaculado pelo pênis durante uma relação sexual. Trata-se de um elemento fundamental à fertilidade masculina.
Com o envelhecimento natural do corpo, principalmente após os 40 anos de idade, é comum surgir alguns problemas, que podem ser tranquilos ou mais sérios, dependendo de cada caso.
Doenças comuns que podem afetar a próstata:
Câncer de próstata
O câncer de próstata é uma doença séria que atinge muitos homens, e o diagnóstico precoce é a forma mais eficaz de lidar com a doença.
Somente um médico consegue diagnosticar por meio de exames de rastreamento e iniciar o tratamento antes que problema se intensifique.
O câncer, que se desenvolve na próstata, pode crescer lentamente e, também, demanda tratamento imediato (ainda que seja mínimo). Nos casos de câncer mais agressivo, que pode se disseminar rapidamente, o tratamento se torna crucial para a sobrevivência do ser humano.
Fatores de risco do câncer de próstata:
1- Envelhecimento: o risco de se desenvolver câncer de próstata é muito maior após os 40 anos de idade;
2- Histórico familiar de câncer (próstata ou mama): ter familiares que já sofreram com câncer de próstata ou de mama aumenta o risco de desenvolver a condição. O histórico familiar também pode mostrar genes que são responsáveis pelo aumento do risco de desenvolver câncer;
3- Raça: homens negros apresentam maior chance de desenvolver câncer de próstata que homens de outras raças;
4- Obesidade: homens acima do peso que desenvolvem o câncer de próstata correm um risco maior de sofrer com o avanço da doença, já que o tratamento se torna mais difícil.
Hiperplasia prostática benigna
A hiperplasia benigna é o termo usado para descrever uma condição muito comum entre os homens, que é o crescimento (benigno) da próstata, em decorrência do aumento no número de células da glândula.
Também é um fenômeno mais presente em homens que já passaram dos 40 anos, e não possui relação alguma com a condição do câncer, que vimos acima.
Prostatite Crônica
A prostatite crônica é uma inflamação da próstata que tarda para curar e pode permanecer por meses no corpo, além de provocar sintomas intermitentes. É mais difícil de ser tratada e tende a ocorrer em pacientes mais velhos.
Prostatite Aguda
A prostatite é uma inflamação da próstata que pode surgir de forma inesperada e provocar dores, problemas urinários, incômodos na região pélvica e genital, além de sintomas parecidos com os de uma gripe.
O tratamento pode ser feito à base de antibióticos, caso a inflamação tenha sido decorrente de uma infecção bacteriana.
Encontre tratamento para próstata aumentada pela internet
A Farmácia Sempre Viva trabalha com tratamento natural para próstata inchada e para outros problemas que influenciam a qualidade da vida sexual do paciente. A cápsula para próstata inchada é feita a partir de fitoterápicos (remédios naturais) e minerais fundamentais para o bom funcionamento da próstata.
Navegue pelo site para conferir os tratamentos disponíveis.
Veja mais: Testosterona – Spirulina – Morosil