Sem Stress: Entenda porque isso não é apenas papinho zen

Atualmente levamos um estilo de vida muito diferente de nossos pais, avós e tataravós (e é muito provável que as gerações futuras ainda tenham essa sensação).

É uma era incrível! É possível nos manter em contato com pessoas que estão longe, através de redes sociais e aplicativos diversos; é possível saber o que acontece do outro lado do mundo, em apenas alguns segundos; é possível executar funções sem precisar de papel e caneta… Mas, ao mesmo tempo, diariamente nós precisamos processar informações com uma frequência muito mais intensa: notificações de celular; mudanças constantes no mercado; a necessidade de aprender novas funções e ferramentas com mais rapidez. Não é tão simples.

Uma das consequências desse acúmulo de informações é justamente o estresse.

Quer saber mais como funciona o mecanismo do estresse, suas consequências e como melhorar sua qualidade de vida? Confira aqui o nosso artigo sobre o stress.

O que é Stress?

Bom, antes que você imagine que stress é sempre um veneno, fique sabendo que nem sempre ele é ruim.

Na verdade, o estresse(stress) faz parte de um mecanismo natural de defesa do nosso corpo e não necessariamente é algo ruim.

Quando nos sentimos ameaçados, nosso sistema nervoso libera uma quantidade maior de “hormônios do stress” (entre eles, adrenalina e cortisol), o que faz que o nosso corpo entre em estado de alerta e ação: nosso coração bate mais depressa, os músculos se contraem e ficam prontos para ação, a pressão sanguínea aumenta, a respiração fica acelerada e nossos sentidos ficam mais aguçados. Todas essas ações, em conjunto, possibilitam ações e reações muito mais rápidas, possibilitando a nossa sobrevivência em situações de perigo. Por sinal, esse é um dos mecanismos que possibilitou a sobrevivência de nossos antepassados.

Ou seja, em doses pequenas, o estresse pode ser útil. Além de ser um mecanismo de sobrevivência, ele também nos ajuda a obter uma melhor performance sob pressão, além de nos motivar a dar o nosso melhor.

Mas veja bem, em pequenas doses o stress é útil. Mas quando “funcionamos” constantemente em “modo de emergência”, nossa mente e corpo é que pagam o preço.

Tipos de Stress e seus sintomas

Antes de falar sobre os efeitos negativos do excesso de estresse, vamos procurar entender um pouco melhor quais são os seus tipos:

Estresse Agudo:

é o tipo mais comum de stress. Normalmente é causados pela pressão de algumas tarefas ou antecipações de tarefas futuras. Por exemplo: a perda de um contrato grande, precisar lidar com uma lista de compras muito grande quando você está sem tempo, etc. É excitante em pequenas doses, mas em demasia, pode causar: cansaço, stress emocional, dores de cabeça de tensão, problemas de estômago, entre outros.

Os sintomas do stress agudo são muito fáceis de reconhecer:

  • Aflição
  • Dores e problemas musculares
  • Problemas de estômago e intestino: queimação de estômago, flatulência, diarréia, constipação, etc.
  • Outros sintomas: aumento da pressão sanguínea, sensação de coração acelerado, suor na palma das mãos, tontura, enxaquecas, pés ou mãos gelados, respiração curta ou dores no peito.

É fácil de ocorrer na rotina de qualquer pessoa. Entretanto, é o mais fácil de gerenciar e tratar (se necessário).

Estresse Agudo Episódico:

Basicamente, é quando o stress agudo é vivido de forma constante. Sabe quando parece que, por mais que você se esforce, você sempre tem muito para fazer e nunca consegue tempo. Aquele sentimento de que você está sempre correndo, mas sempre em atraso.

É comum que as pessoas com estresse reajam sempre de forma excitada, estejam sempre ansiosas e tensas. Normalmente estão sempre apressadas e tendem a tratar as pessoas e situações de forma abrupta, grossas e até mesmo com certa hostilidade. O que dificulta um pouco o diagnóstico é que essas pessoas se vêem como “energéticas” ou “cheias de energia”.

O comportamento das pessoas em stress agudo episódico é bastante similar a “personalidade tipo A”, quando se fala em doenças do coração. Segundo as definições, pessoas com esse tipo de personalidade são: excessivamente competitivas, agressivas, impacientes e um senso de urgência desregulado. São constantemente hostis, bem racionalizadas e quase sempre muito inseguras.

Os sintomas desse tipo de estresse são os mesmos do estresse agudo, mas acontecem de forma muito mais frequente e, em alguns casos, de forma mais acentuada: dores de cabeça, enxaquecas, hipertensão, dores no peito e até mesmo problemas de coração.

Esse tipo de estresse precisa de intervenções em vários aspectos: desde tratamento medicinal e psicológico, até mesmo comportamental. O tratamento também é prolongado, onde são necessárias medidas rápidas para diminuir os sintomas, mas meses de tratamentos e acompanhamento médico.

Sintomas do Stress: Como saber se estou estressado(a)?

Os sintomas de estresse excessivo são vários e muito diversos, mas de maneira geral, podemos perceber os seguintes sinais:

Sintomas cognitivos:

  • Problemas de memória, concentração e julgamento
  • Negatividade
  • Ansiedade
  • Preocupação constante

Sintomas emocionais:

  • Depressão e/ou infelicidade constante
  • Ansiedade ou agitação
  • Emoções afloradas, irritabilidade ou raiva
  • Sentimento de sobrecarga
  • Solidão ou isolamento
  • Outros

Sintomas físicos:

  • Dores
  • Diarréia e constipação
  • Dores no peito, coração acelerado
  • Perda de libido
  • Resfriados e gripes frequentes

Sintomas comportamentais:

  • Mudanças no padrão de alimentação (sentir mais ou menos fome) e sono
  • Procrastinar ou negligenciar responsabilidades
  • Uso de drogas, álcool e cigarro para relaxar
  • Hábitos nervosos (roer as unhas, bater os pés, etc)

Sabia que o stress faz mal? Conheça algumas doenças causadas por stress

Até agora já aprendemos que o stress em doses pequenas é algo simples de ser gerenciado. Muitas vezes passamos situações que acarretam em uma certa quantidade de estresse em nossas vidas: mudanças na nossa rotina, entrevistas de emprego, situações de risco ou pressão (fechar um novo cliente grande para sua empresa, por exemplo). Mas quando o estresse é algo não duradouro, ele não é prejudicial, certo?

Entretanto, quando o stress se torna um lugar comum na rotina, ele pode levar a diversas doenças, no corpo e na mente. Entre elas:

  • Depressão e ansiedade
  • Dores
  • Problemas para dormir
  • Doenças auto imunes
  • Problemas digestivos
  • Problemas e doenças de pele
  • Problemas de coração
  • Problemas de peso
  • Problemas do sistema reprodutor
  • Problemas de memória

Dicas para aliviar ou evitar o stress

Mexa-se ou Exercite-se diariamente

Exercícios regulares podem levantar seu humor e servir de distração das preocupações do dia-a-dia. Os exercícios rítmicos como: caminhar, correr, nadar e dançar são ótimas opções.

stress-exercicio

Conecte-se com mais pessoas

Conversar com pessoas cara a cara desencadeiam hormônios essenciais que ajudam a aliviar o estresse, a sensação desconfortável e a insegurança, acalmando o sistema nervoso.

Relaxe

Técnicas de relaxamento como yoga, meditação e respiração profunda ativam a resposta de relaxamento do corpo. Quando praticadas regularmente, há redução dos níveis de estresse diário.

Alimente-se bem

O que você ingere podem melhorar ou piorar seu humor, afetando a capacidade de lidar com o estresse do dia.
Alimentação rica em frutas, vegetais, proteínas e gorduras saudáveis podem ajudar.

Descanse

O maior motivo de cansaço e sono perdido são causados por conta do estresse crônico.

Evite café e outros estimulantes

Café e outros estimulantes são considerados por muitos o “elixir da produtividade”, mas se você está em um quadro de estresse, considere reduzir ou eliminar os estimulantes. Sim, seu rendimento pode cair um pouco no início, mas a idéia aqui é justamente se dar o tempo de perceber o cansaço e evitar passar os limites do seu próprio corpo.

Terapias e Remédios naturais para tratar o stress

Existe uma infinidade de terapias e tratamentos que podem auxiliar, e muito, a tratar os sintomas do stress, bem como proporcionar condições para restabelecer o equilíbrio psicológico de quem se encontra muito estressado(a), algumas dessas soluções:

Nutracêuticos, suplementos e vitaminas

Existe uma verdadeira infinidade de remédios naturais que auxiliam no tratamento do stress, que atuam em diversas frentes quando o assunto é combate ao stress.

Suplementos ricos em antioxidantes são importantes para ajudar a tratar os efeitos nocivos do stress no corpo. Algumas opções de suplementos que indicamos aqui na Farmácia Sempre Viva são:

Serenzo: sua formulação rica em polifenóis, um potente antioxidante, auxilia não só a reduzir os sintomas do estresse, como também ainda é eficaz em muitos casos de ansiedade e compulsão alimentar.

Saffrin: embora seja mais conhecido por ser um inibidor de apetite natural, o Saffrin (extraído do extrato de açafrão) também possui efeitos vantajosos no controle de ansiedade.

Terapias e Lazer!

Yoga, meditação e até mesmo pilates são consideradas atividades muito potentes contra o estresse. Mas é claro, nem todo mundo se adapta com essas atividades.

Entretanto, antes de se forçar a começar uma atividade, procure encontrar uma atividade esportiva que você considere prazerosa. Afinal de contas, a palavra de ordem aqui é: relaxe e se divirta! Se você relaxa praticando aulas de box ou cozinhando, não tem problema!

Procure apenas não associar seus momentos de lazer com bebidas alcoólicas, cigarros ou outras drogas. Lembre-se que a intenção aqui é relaxar sim, mas encontrar atividades prazerosas que não comprometam a sua saúde, física e mental. 😉

Chás

Existe uma infinidade de chás de ervas com efeitos calmantes, algumas delas:

  • Camomila
  • Capim limão
  • Erva cidreira
  • Hortelã
  • Melissa

Esses chás, além de possuir um sabor bem agradável, ainda podem ser consumidos tanto quentes, quanto frios. O que os tornam excelentes opções de bebidas, até mesmo no verão.

Uma possibilidade é tornar o “momento do chá” um momento relaxante no seu dia. Procure tirar alguns minutos no final do dia para apreciar sua bebida com calma, sem interrupções, relembrando e mentalizando as situações boas ocorridas no seu dia. Você vai notar que, depois de algumas vezes, o simples fato de fazer essa pausa já começa a te deixar mais energizado(a).

Espero que tenham gostado do conteúdo!

E se você tem interesse de encontrar o Serenzo + Saffrin, é só acessar nossa loja online Farmácia Sempre Viva. Caso você tenha alguma dúvida, entre em contato via whatsapp (35) 98856-4673 ou pelo telefone (35) 3622-5658.

Beeijos e até a próxima.

Priscila Betis
Priscila Betis

Analista de sistemas, maquiadora nas horas vagas, apaixonada por cosméticos e cuidados com a pele. Encontrou nos exercícios em casa uma forma de manter ativa e com hábitos saudáveis.

Artigos: 32

Um comentário

  1. Meu quadro está bem descrito aqui: “Sabe quando parece que, por mais que você se esforce, você sempre tem muito para fazer e nunca consegue tempo.” =)

Deixe uma resposta