Uva e seus benefícios para a saúde

Originada da Europa e Oriente Médio, a uva é um fruto da videira.

Uva e sua História

Seu nome científico é Vitis vinifera L. e sua família botânica é a Vitaceae.

As uvas finas para vinho ou mesa englobam variedades da espécie Vitis vinifera L., que são sensíveis às doenças fúngicas e altamente exigentes em tratos culturais. É uma das espécies mais economicamente importantes de plantas devido às suas diversas utilizações em produção de vinho, suco de uva e de outros produtos alimentares.

uva

Alguns pontos fundamentais na implantação e condução da viticultura

  • Escolha do local: o vinhedo, preferencialmente, deve ser instalado em regiões de temperatura elevada, baixa umidade relativa e alta insolação. Nessas condições, o crescimento das videiras é contínuo, possibilitando, uma produção de mais de uma safra anual.
  • Mudas: o porta-enxerto e o cavalo (planta que será enxertada) devem ter boa procedência, provenientes de matrizes com alta produtividade e isentas de pragas e doenças.
  • Nutrição: a videira deve ser mantida em níveis nutricionais adequados, baseando as adubações em análises de solo e foliar.
  • Pragas e doenças: o monitoramento e controle das pragas (ácaros, cochonilhas e broca-dos-ramos), doenças fúngicas (míldio, oídio e mofo-cinzento), bacterianas, viróticas, e ervas daninhas deve ser intensivo.

Como ficou conhecida no Brasil

No Brasil, as primeiras uvas chegaram com a expedição colonizadora de Martim Afonso de Souza, em 1532, mas o cultivo só cresceu no século 19, com a imigração italiana para os estados da região Sul, que hoje concentram 90% da área cultivada com a fruta no país.

Benefícios da uva para a saúde

A uva é rica em carboidratos e vitaminas, como tiamina, riboflavina e vitamina C. Os minerais presentes são cálcio, fósforo, magnésio, cobre e, em maior quantidade, potássio.

Suplementos e subprodutos da uva:

  • PolifenóisOs polifenóis são os fitoquímicos mais importantes da uva por possuir atividades biológicas e benefícios à saúde. O potente efeito benéfico à saúde dos polifenóis da uva foi diretamente ligado ao chamado “paradoxo francês”, termo que refere-se à baixa incidência de doença cardíaca na população da região do Mediterrâneo. Uma opção desse suplemento que indicamos na Farmácia Sempre Viva é o Vinoxin.
  • ResveratrolO Resveratrol é uma substância encontrada na casca da uva vermelha e presente, em vários derivados deste fruto, como por exemplo, o vinho tinto. Atua também como antioxidante natural protegendo o organismo contra doenças.
  • Óleo de semente de uva: É constituída por vitaminas, minerais, proteínas, lipídios, hidratos de carbono, bem como os antioxidantes.
    Tem sido utilizada na criação de óleos de massagem, assim como bálsamos, produtos de higiene, cabelo, face e hidratantes corporais, juntamente com bloqueadores solares e pomadas de queimaduras solares.
  • Farinha de semente de uva: A farinha de uva é extraída da semente e casca da fruta. Rica em nutrientes, as propriedades são inúmeras, como: antocianinas, flavonoides, taninos e o resveratrol (citado acima), que são peças chave na prevenção contra doenças do coração.

Espero que tenham gostado do conteúdo!

Tem interesse em tomar o Vinoxin? É só acessar nossa loja online Farmácia Sempre Viva. E caso você tenha alguma dúvida, entre em contato via whatsapp (35) 98856-4673 ou pelo telefone (35) 3622-5658. Ou deixe um comentário, vou adorar!

Beeijos e até a próxima! :*

 

Fontes:
http://www.galena.com.br/
https://www.sebrae.com.br/
http://mundoestranho.abril.com.br/

Priscila Betis
Priscila Betis

Analista de sistemas, maquiadora nas horas vagas, apaixonada por cosméticos e cuidados com a pele. Encontrou nos exercícios em casa uma forma de manter ativa e com hábitos saudáveis.

Artigos: 32

Deixe uma resposta