Ácido hialurônico oral

Ácido hialurônico oral: para que serve e como funciona

O suplemento de ácido hialurônico oral foi liberado para comercialização no Brasil em 2019 e logo atraiu a atenção pela atuação em todo o corpo.

Ao contrário de outros formatos de ácido hialurônico, que costumam atuar apenas na região em que são aplicados, a suplementação oral é benéfica para todo o corpo.

Entenda como o suplemento age, para quem é indicado e onde encontrá-lo na internet.

O que é ácido hialurônico?

O ácido hialurônico ficou famoso mais recentemente, porém, muita gente não sabe que é produzido naturalmente pelo corpo humano.

A substância é muito importante para a manutenção da saúde da pele, dos olhos e de todas as articulações do corpo.

Em razão de a produção natural ficar reduzida a partir dos 25 anos, a suplementação tem sido cada vez mais procurada, visando à reposição do ácido hialurônico enquanto o corpo envelhece.

Quais as aplicações de ácido hialurônico disponíveis?

Injetável

O preenchimento com ácido hialurônico é a aplicação mais conhecida dessa substância. O intuito desse tratamento é promover volume em determinadas áreas do rosto de forma instantânea.

É muito utilizado em tratamento estético, para preenchimento de bigode chinês, maçãs do rosto, rugas ao redor da boca e nos lábios, assim como para a elevação do nariz e projeção do queixo e do maxilar.

Basicamente, a forma injetável do ácido hialurônico funciona como uma “plástica instantânea”.

Cremes

Os cremes não agem como a forma injetável, mas são importantes para o processo de hidratação da pele, promovendo viço e auxiliando na prevenção de rugas.

Os produtos de uso tópico com ácido hialurônico na fórmula podem ajudar a retardar sinais comuns do envelhecimento da pele, sendo mais indicados para pessoas com pele mista ou seca.

O ácido hialurônico diminui a perda de água pela pele e pode ser bastante benéfico, principalmente durante o inverno, quando o clima fica bem seco.

Oral

No caso do ácido hialurônico oral, geralmente em cápsulas, além da beleza e saúde da pele, age também na lubrificação de cartilagens e articulações.

Após os 25 anos, quando a produção de ácido hialurônico começa a diminuir, a incidência de articulações rígidas e dores ao movimentar o corpo aumentam gradativamente.

Suplementos de ácido hialurônico, em conjunto ao uso tópico e, se possível, com às aplicações injetáveis, garantem um resultado eficaz no combate ao envelhecimento precoce e na manutenção de articulações e cartilagens.

Para que serve o ácido hialurônico em cápsulas?

O ácido hialurônico em cápsulas é utilizado como um suplemento alimentar para manter a saúde da pele, das articulações e dos olhos.

Substância naturalmente presente no corpo humano, consegue reter água, mantendo a hidratação da pele e dos tecidos conjuntivos.

mulher com pele hidratada

Além disso, o ácido hialurônico também tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam a reduzir o impacto do estresse oxidativo e da inflamação no corpo.

Como suplemento, o ácido hialurônico em cápsulas pode ser útil para quem deseja melhorar a aparência da pele, reduzir dores articulares e manter a saúde ocular.

Como é produzido?

Esse suplemento é produzido em laboratório para “imitar” o ácido hialurônico presente na matriz extracelular, que corresponde ao espaço entre as células.

O ácido hialurônico em cápsulas pode ajudar na hidratação do corpo e no equilíbrio sistêmico, permitindo a troca de íons essenciais para manter a saúde do organismo.

Funções do ácido hialurônico oral

Dentre as principais funções do ácido hialurônico oral estão:

  • Melhorar a hidratação do corpo, auxiliando nos processos de cicatrização, sendo muito relevante para pacientes que sofrem de dores nas articulações, como osteoartrite;
  • Contribuir para a diminuição de flacidez, rugas e manchas na pele;
  • Reduzir a irritabilidade e inflamação da garganta causadas pelo refluxo gastroesofágico.

Indicações do suplemento de ácido hialurônico

O ácido hialurônico em suplemento pode promover uma série de benefícios para a saúde. Além de ajudar na hidratação da pele e contribuir para a diminuição de linhas finas, flacidez e manchas, o suplemento auxilia em processos de cicatrização.

Ademais, pesquisas demonstram que o ácido hialurônico pode servir para aliviar dores nas articulações em pacientes com osteoartrite e reduzir a degradação da garganta em pessoas que sofrem de refluxo.

Estudos em cobaias e in vitro sugerem que o suplemento pode ser benéfico para a saúde dos ossos, mas ainda são necessárias mais pesquisas para confirmar sua eficácia em humanos.

Contraindicações do ácido hialurônico oral

Até o momento, não foram relatados pela ciência efeitos colaterais graves do uso de ácido hialurônico em cápsulas.

No entanto, é recomendado evitar o consumo, em caso de sensibilidade a qualquer componente da fórmula e durante tratamentos contra o câncer.

Grávidas e lactantes devem obter autorização do obstetra ou ginecologista antes de usarem o ácido hialurônico oralmente. No mais, o suplemento não é indicado para crianças.

Ácido hialurônico oral funciona?

Será que o ácido hialurônico em cápsulas funciona para melhorar a pele? Embora haja algumas controvérsias entre os profissionais, pesquisas recentes ajudam a entender melhor esse assunto.

Um estudo conduzido no Japão e publicado no “Clinical, Cosmetic and Investigational Dermatology” apresentou resultados positivos sobre a suplementação oral de ácido hialurônico para a pele.

As pesquisas investigaram se o efeito antirrugas do ácido hialurônico oral varia conforme o peso molecular ou a dose. Observou-se que:

  • Moléculas com menor peso molecular têm maior permeabilidade no intestino, o que pode aumentar o seu potencial;
  • A dose diária recomendada para obter efeitos antirrugas é de, no mínimo, 120 mg/dia, e os melhores resultados foram observados em participantes que consumiram a suplementação por longos períodos. 

No estudo, os participantes tomaram doses diárias durante 12 semanas.

Encontre ácido hialurônico oral na Farmácia Sempre Viva

A Farmácia Sempre Viva produz e comercializa o suplemento de ácido hialurônico oral com adição de vitamina C, para redução de rugas e flacidez e melhorar o funcionamento das articulações.

Acesse todas as informações sobre o suplemento aqui no site e saiba como esse produto pode aumentar a sua qualidade de vida.

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta