mulher com pele jovem após usar hidroquinona

Hidroquinona: para que serve e os principais benefícios

Entenda o que é a hidroquinona, para que serve e por que essa substância é muito utilizada no cuidado com a pele.

A hidroquinona é uma substância presente em pomadas e formulações, feitas com o intuito de combater manchas escuras na pele, principalmente no rosto. Tire suas dúvidas sobre o assunto!

O que é a hidroquinona, para que serve e como funciona

Como dissemos, a hidroquinona é muito utilizada no campo da dermatologia nos cuidados com a pele e o clareamento de manchas escuras, como sardas, melasma e outras condições que causam a hiperpigmentação da pele.

É possível encontrar a hidroquinona em formato de gel, creme e pomada, e é crucial adquirir o produto em uma farmácia de confiança, como é o caso da Farmácia Sempre Viva.

A Farmácia Sempre Viva fornece cremes cuja formulação contém a hidroquinona e outros compostos que ajudam a combater o excesso de pigmentação da pele, como é o caso do Synovea HR.

Para que serve a hidroquinona?

A hidroquinona é um composto utilizado largamente na medicina dermatológica. Ela serve, principalmente, para auxiliar no combate de manchas escuras, ou hipercromias, por meio da inibição da enzima tirosinase, uma das principais responsáveis pela síntese de melanina na pele.

Hoje, a hidroquinona é uma das principais opções quando o assunto é o tratamento de manchas amarronzadas no rosto, principalmente após a gestação, quando algumas mulheres desenvolvem melasma. A substância também ajuda pacientes que têm manchas ocasionadas por acne.

Qual é a forma de usar?

Quem pretende aplicar a hidroquinona precisa ficar atento ao modo de uso. Por se tratar de um composto da família dos ácidos, é fundamental evitar a exposição ao sol, por exemplo.

A pomada, o gel ou o creme devem ser aplicados sobre a pele, com uma fina camada, duas vezes ao dia ou de acordo com a indicação.

Durante o dia, é crucial evitar a exposição ao sol e utilizar protetor solar com fator de proteção de, no mínimo, 50 fps.

Mesmo após o tratamento, com as manchas já mais claras, é preciso tomar bastante cuidado com a exposição solar e se ater ao uso diário de protetor solar.

Que cuidados se deve ter durante o tratamento?

São muitos os cuidados a serem tomados durante o tratamento com hidroquinona. Confira:

  • É recomendável conversar com um médico dermatologista acerca do uso de produtos que contenham hidroquinona na fórmula;
  • O produto deve ser aplicado em pequenas áreas apenas, como no rosto;
  • É preciso evitar a exposição solar durante e após o tratamento;
  • O uso deve ser suspenso em caso de reações adversas, como inflamação, coceira ou formação de bolhas;
  • É muito importante fazer o teste de toque em uma pequena região e esperar 24 horas para observar como a pele reage.

Contraindicações

Gestantes devem fazer uso de hidroquinona apenas sob orientação médica. No mais, a substância é contraindicada para pessoas que apresentam hipersensibilidade a algum dos componentes da fórmula.

Hidroquinona: conheça o catálogo de produtos da FSV

A Farmácia Sempre Viva é especialista em formulações à base de hidroquinona e em outros ativos que agem na despigmentação de manchas.

Aqui no site você pode encontrar as opções de cremes e pomadas e obter todas as informações sobre cada uma dessas fórmulas.

Também pode entrar em contato com nossa farmacêutica e fazer o orçamento de um creme manipulado com hidroquinona.

Imagem padrão
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: https://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 308

Deixe uma resposta