O exame de próstata é uma medida preventiva que pode detectar alterações nas glândulas prostáticas, incluindo o câncer de próstata.
Saiba mais sobre o exame de próstata, como é feito, por que é tão importante e os exames que complementam o diagnóstico de possíveis problemas.
Exame de próstata e a importância para a saúde masculina
Esse exame objetiva verificar a forma e a textura da próstata, para avaliar a existência de qualquer anormalidade. No entanto, para confirmar se essas alterações são decorrentes de hiperplasia, infecções, inflamações ou câncer, é necessária uma análise complementar.
Por isso, é comum que outros exames, como a análise sanguínea do PSA, a medição do jato de urina e a ultrassonografia transretal sejam solicitados para auxiliar no diagnóstico.
Para que serve o exame de próstata?
A avaliação da glândula prostática para identificar alterações é o principal objetivo do exame de próstata. O toque retal e a análise sanguínea do PSA são os exames mais recomendados.
Se os resultados indicarem alterações, o médico pode solicitar outras avaliações, como a medição do jato de urina e a ultrassonografia transretal.
Ademais, é importante salientar que outros problemas, além do câncer, podem ser diagnosticados, como a Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP), ou chamada próstata inchada.
Como é feito e quando realizar o exame de próstata
O médico que faz exame de próstata atua, em consultório, realizando toque retal. O procedimento é recomendado a todos os homens, a partir de 40 anos.
Esse procedimento consiste na introdução do dedo indicador do profissional, protegido por luva de látex e lubrificado, no ânus do paciente.
O exame consegue diagnosticar fissuras anais, hemorróidas ou nódulos, além de ser uma importante ferramenta para a prevenção de câncer de próstata e de reto.
Exames que detectam o câncer de próstata
Além do toque retal, há exames complementares muito importantes para o diagnóstico de tumores e outros problemas na próstata.
Exame de próstata PSA
O PSA consiste na dosagem de antígenos prostáticos específicos (PSA) no sangue. PSA alterado não quer dizer necessariamente problemas na próstata, já que existem muitas interpretações erradas deste marcador.
Essa substância é produzida tanto pelo tecido da próstata quanto por células cancerosas e, por isso, é um indicativo de que algo pode estar errado caso esteja presente em altas quantidades no organismo.
Exame de urina
Serve para identificar a presença de bactérias e/ou sangue na urina.
Trata-se de um procedimento padrão no diagnóstico de várias doenças e consiste no recolhimento de uma pequena quantidade de urina e no envio a um laboratório.
Ultrassonografia transretal
O objetivo é analisar o tamanho da glândula, assim como identificar modificações estruturais.
O lado positivo é que não é necessária uma preparação especial para a realização do exame.
Análise do jato de urina
A urofluxometria, ou exame de análise do jato de urina, é feita para averiguar a quantidade de urina expelida durante a micção e se o jato tem força considerada normal.
Mediante algum tipo de inflamação ou alteração na próstata, como HBP, o jato fica lento e mais fraco que o normal.
Biópsia de próstata
Esse exame é muito importante em alguns casos, quando é preciso confirmar alterações na glândula, assim como tumores.
Durante o procedimento, são removidos pequenos pedaços do tecido da glândula para encaminhamento ao laboratório.
Remédio para próstata inchada: qual o melhor?
As cápsulas para tratamento natural da próstata aumentada foram desenvolvidas pela Farmácia Sempre Viva com fitoterápicos e minerais essenciais para o bom funcionamento da próstata. Esse tratamento não apresenta efeitos colaterais ou contraindicações.
O objetivo do remédio para próstata inchada, ou hiperplasia prostática benigna, é melhorar os sintomas associados à condição, como a constante vontade de urinar, dificuldade de esvaziar completamente a bexiga e a qualidade do sono, reduzindo a necessidade de ir ao banheiro durante a noite.
Os homens que sofrem com a próstata aumentada experimentam uma significativa perda de qualidade de vida e irritação, já que a constante necessidade de urinar pode prejudicar as atividades diárias e o padrão de sono.
Os fitoterápicos utilizados na elaboração das cápsulas (Saw Palmetto, Pycnogenol, Licopeno e Xanthohumol) foram cuidadosamente estudados para não apenas aliviarem os sintomas da próstata aumentada, mas também promoverem um efeito anticâncer, protegendo as células da próstata.
Continue no site e conheça os produtos que a Farmácia Sempre Viva oferece para seu bem-estar.
Confira: Remédios naturais para próstata