doutor mostrando para o paciente os resultados dos exames de próstata

Exame de próstata: como é feito e como prevenir o câncer

O exame de próstata é uma medida preventiva que pode detectar alterações nas glândulas prostáticas, incluindo o câncer de próstata.

doutor mostrando para o paciente os resultados dos exames de próstata

Saiba mais sobre o exame de próstata, como é feito, por que é tão importante e os exames que complementam o diagnóstico de possíveis problemas.

Exame de próstata e a importância para a saúde masculina

Esse exame objetiva verificar a forma e a textura da próstata, para avaliar a existência de qualquer anormalidade. No entanto, para confirmar se essas alterações são decorrentes de hiperplasia, infecções, inflamações ou câncer, é necessária uma análise complementar.

Por isso, é comum que outros exames, como a análise sanguínea do PSA, a medição do jato de urina e a ultrassonografia transretal sejam solicitados para auxiliar no diagnóstico.

Para que serve o exame de próstata?

A avaliação da glândula prostática para identificar alterações é o principal objetivo do exame de próstata. O toque retal e a análise sanguínea do PSA são os exames mais recomendados.

Se os resultados indicarem alterações, o médico pode solicitar outras avaliações, como a medição do jato de urina e a ultrassonografia transretal.

Ademais, é importante salientar que outros problemas, além do câncer, podem ser diagnosticados, como a Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP), ou chamada próstata inchada.

Como é feito e quando realizar o exame de próstata

O médico que faz exame de próstata atua, em consultório, realizando toque retal. O procedimento é recomendado a todos os homens, a partir de 40 anos.

Esse procedimento consiste na introdução do dedo indicador do profissional, protegido por luva de látex e lubrificado, no ânus do paciente.

O exame consegue diagnosticar fissuras anais, hemorróidas ou nódulos, além de ser uma importante ferramenta para a prevenção de câncer de próstata e de reto.

Exames que detectam o câncer de próstata

Além do toque retal, há exames complementares muito importantes para o diagnóstico de tumores e outros problemas na próstata.

Exame de próstata PSA

O PSA consiste na dosagem de antígenos prostáticos específicos (PSA) no sangue. PSA alterado não quer dizer necessariamente problemas na próstata, já que existem muitas interpretações erradas deste marcador.

Essa substância é produzida tanto pelo tecido da próstata quanto por células cancerosas e, por isso, é um indicativo de que algo pode estar errado caso esteja presente em altas quantidades no organismo.

Exame de urina

Serve para identificar a presença de bactérias e/ou sangue na urina.

Trata-se de um procedimento padrão no diagnóstico de várias doenças e consiste no recolhimento de uma pequena quantidade de urina e no envio a um laboratório.

Ultrassonografia transretal

O objetivo é analisar o tamanho da glândula, assim como identificar modificações estruturais.

O lado positivo é que não é necessária uma preparação especial para a realização do exame.

Análise do jato de urina

A urofluxometria, ou exame de análise do jato de urina, é feita para averiguar a quantidade de urina expelida durante a micção e se o jato tem força considerada normal.

Mediante algum tipo de inflamação ou alteração na próstata, como HBP, o jato fica lento e mais fraco que o normal.

Biópsia de próstata

Esse exame é muito importante em alguns casos, quando é preciso confirmar alterações na glândula, assim como tumores.

Durante o procedimento, são removidos pequenos pedaços do tecido da glândula para encaminhamento ao laboratório.

Remédio para próstata inchada: qual o melhor?

As cápsulas para tratamento natural da próstata aumentada foram desenvolvidas pela Farmácia Sempre Viva com fitoterápicos e minerais essenciais para o bom funcionamento da próstata. Esse tratamento não apresenta efeitos colaterais ou contraindicações.

O objetivo do remédio para próstata inchada, ou hiperplasia prostática benigna, é melhorar os sintomas associados à condição, como a constante vontade de urinar, dificuldade de esvaziar completamente a bexiga e a qualidade do sono, reduzindo a necessidade de ir ao banheiro durante a noite.

Os homens que sofrem com a próstata aumentada experimentam uma significativa perda de qualidade de vida e irritação, já que a constante necessidade de urinar pode prejudicar as atividades diárias e o padrão de sono.

Os fitoterápicos utilizados na elaboração das cápsulas (Saw Palmetto, Pycnogenol, Licopeno e Xanthohumol) foram cuidadosamente estudados para não apenas aliviarem os sintomas da próstata aumentada, mas também promoverem um efeito anticâncer, protegendo as células da próstata.

Continue no site e conheça os produtos que a Farmácia Sempre Viva oferece para seu bem-estar.

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta