Osteoporose, doença que acomete milhões de pessoas no Brasil, pode ser prevenida com métodos que, agindo em conjunto e incorporados à rotina, podem também melhorar a qualidade de vida daqueles que sofrem com a doença
Osteoporose é uma doença que causa enfraquecimento dos ossos devido à perda da massa óssea. Até os 20 anos, o corpo ganha massa óssea e, depois dos 40, vai perdendo essa massa mais rápido, por isso a maioria das pessoas com osteoporose são de mais idade.
Devido aos hormônios, os homens sofrem menos com essa doença, pois a testosterona impede o desgaste ósseo, deixando o esqueleto quase intacto até os 40 anos. Já nas mulheres, essa perda ocorre pouco a pouco. Porém, existe a osteoporose secundária, causada, por exemplo, pelo uso de medicamentos ou em conjunto a alguns problemas renais e endócrinos.
Causas
Para entender como tratar a osteoporose, é importante saber quais são as suas causas, por isso conhecer as origens dessa doença silenciosa é importante para aqueles que podem ou têm tendência de desenvolver a doença, como pessoas com algum caso na família.
Segundo dados da International Osteoporosis Foundation (IOF), maior ONG global dedicada à osteoporose e doenças musculoesqueléticas, mais de 10 milhões de brasileiros têm a doença, e apenas 20% têm conhecimento disso.
Fique atento, identificando algumas de suas causas, como: menopausa, com a diminuição do estrogênio há diminuição na atividade do crescimento e reparação óssea (o tecido ósseo é vivo, não é uma pedra sem vida); pessoas acamadas ou com grandes restrições de mobilidade, por conta de uma fratura, por exemplo, pode também desenvolver a osteoporose; e alimentação pobre em nutrientes.
Prevenção
Vale ressaltar a importância de algumas mudanças de hábitos, por exemplo, incluir vitaminas e minerais na sua rotina. Desse modo, contar com uma farmácia que disponibilize diversas opções delas pode mudar drasticamente a vida daqueles que podem desencadear a osteoporose no futuro ou querem diminuir suas dores.
Algumas dessas transformações podem ser percebidas pouco tempo após a pessoa decidir mudar alguns dos seus hábitos. Com isso, aqueles que sofrem de osteoporose podem ter uma qualidade de vida e aproveitá-la da melhor forma, com saúde e sem dores. Algumas dessas mudanças são: ingestão de minerais e vitaminas, inclusive a vitamina D e vitamina K2 (que funciona como uma espécie de “GPS” para o cálcio chegar corretamente aos ossos), proteínas de qualidade como colágenos; evitar fumo e bebida alcoólica; realizar exercícios físicos; e tomar sol pelo menos 15 minutos por dia.
Osteoporose causa cerca de 200 mil mortes por ano no Brasil
Com a fragilidade da estrutura óssea causada pela osteoporose, aumentam-se os riscos de quedas e, assim, os riscos de fraturas, podendo causar até morte. Hoje, a osteoporose é a causa de mais de 200 mil mortes no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
Muitas mortes são consequências trazidas pelo agravamento da osteoporose, que acomete geralmente os idosos, por isso eles precisam de casas modificadas de forma a evitar quedas ao realizarem tarefas do cotidiano. Barras de apoio e tapetes antiderrapantes são uma boa escolha, além de armários e prateleiras baixos, conforme a sua altura, e móveis com pontas arredondadas.
Cada mudança iniciada na rotina das pessoas conta para um futuro com qualidade de vida melhor e sem dores, além de outras doenças que serão evitadas com essa transformação de forma gradual, mas que fará a diferença na vida não só daqueles que querem se precaver mas também dos que sofrem com a osteoporose.