Você sabe para que serve o chá de equinácea? A planta é popularmente conhecida por ajudar a tratar inflamações, infecções e quadros de doenças virais.
Muita gente consome o chá de equinácea como se fosse um remédio caseiro, mas, além da infusão, é possível encontrar suplementos à base desse composto.
Saiba para que serve o chá de equinácea, seus principais benefícios e encontre suplementos naturais para melhorar o sistema imunológico.
O que é a equinácea
A equinácea é uma planta considerada medicinal. Também conhecida como púrpura, flor-de-cone ou rudbéquia, ela é rica em flavonoides, alcamidas e polissacarídeos.
Entre suas propriedades, é válido destacar a capacidade anti-inflamatória, imunomoduladora e anti alérgica, sendo a planta utilizada há muitos anos como remédio caseiro para o tratamento de gripes, resfriados, tosses e outros sintomas de doenças virais.
Para que serve a equinácea?
A equinácea atua, principalmente:
Fortalecendo o sistema imunológico
A equinácea é muito conhecida por ajudar a fortalecer o sistema imunológico.
Isso acontece porque ela é rica em polissacarídeos, glicoproteínas, alcamidas e derivados do ácido cafeico, propriedades capazes de ajudar as defesas do organismo a lidarem com infecções do sistema respiratório, como resfriados, sinusites, gripes ou otites, por exemplo.
Ajudando na cicatrização da pele
A ação anti-inflamatória e bactericida da equinácea também pode ser utilizada para tratar lesões na pele, ou seja, com aplicações tópicas de compostos à base da planta pode-se acelerar a cicatrização de feridas superficiais, assim como de abscessos e furúnculos.
Combatendo inflamações e infecções
Outras propriedades da equinácea incluem ações capazes de combater inflamações, infecções e o inchaço decorrente desses tipos de quadros.
Dessa forma, pode ser utilizada no tratamento de dores de dente e nas gengivas, por exemplo.
Benefícios
Além de ser ótima no tratamento de inflamações e infecções, a equinácea também tem outros benefícios. São eles:
Diminuir a ansiedade
Há estudos que pesquisam a eficácia da planta enquanto um composto com ação ansiolítica.
Propriedades como alcamidas, ácido cafeico e ácido rosmarínico se ligam aos receptores canabinoides do cérebro, conseguindo diminuir a ansiedade.
Ajudar a controlar a glicemia
Pesquisas feitas em laboratórios observam que a planta possui compostos com propriedades hipoglicemiantes.
Isso significa que ela é capaz de inibir certas enzimas responsáveis pela digestão de carboidratos, ajudando a diminuir os níveis de açúcar no sangue.
Ademais, acredita-se também que a equinácea torna as células do corpo mais sensíveis aos efeitos da insulina, podendo contribuir para o controle da diabetes.
Auxiliar no tratamento de câncer
Outros estudos feitos com células em laboratórios observaram a atuação do ácido chicórico (presente na equinácea) sobre o câncer de pâncreas e intestino.
Notou-se que o composto pode atuar na diminuição de células cancerígenas, provocando até mesmo a morte delas.
Importante: os estudos acerca dos benefícios da equinácea ainda estão em curso, por isso é sempre recomendável consultar a opinião de um especialista.
Contraindicações ou efeitos colaterais
A equinácea pode apresentar alguns efeitos se for consumida em excesso, como incômodos no estômago e náuseas.
Além disso, pessoas que tomam medicamentos imunossupressores ou que possuem doenças autoimunes devem evitar o consumo da planta, uma vez que ela estimula o sistema imunológico.
Saiba mais sobre para que serve o chá de equinácea e onde encontrar suplementação dessa planta
Se você quer saber ainda mais sobre para que serve o chá de equinácea, pode encontrar diversos conteúdos sobre plantas e seus ativos aqui no site da Farmácia Sempre Viva.
Além disso, contamos com um amplo catálogo de suplementos naturais, incluindo cápsulas de equinácea e associações para aumentar a imunidade.
Entre em contato pelo chat para tirar suas dúvidas e aproveite para conhecer o suplemento de equinácea desenvolvido e comercializado pela Farmácia Sempre Viva.