A disfunção erétil é um problema que causa muita insegurança e afeta negativamente a qualidade de vida de muitas pessoas.
Ainda que seja a vontade da maioria dos pacientes sanar o problema quanto antes, muita gente não quer usar medicamentos que possam causar efeitos colaterais.
Tendo isso em mente, há uma série de tratamentos, medicamentos e iniciativas para ajudar a lidar com a disfunção erétil.
Entenda melhor a condição, principais causas e tratamentos com melhor adesão do momento.
O que é a disfunção erétil?
Basicamente, a disfunção erétil (também chamada de impotência sexual) é uma condição que afeta muitos homens, principalmente após os 40 anos.
Quando o homem não consegue ter uma ereção, ou mantê-la o suficiente para ter uma relação sexual satisfatória, considera-se que sofre de disfunção erétil. Outros sintomas incluem diminuição constante do desejo sexual (libido). É necessário procurar um médico, para traçar o diagnóstico correto.
O tratamento para a disfunção erétil começa com o controle de doenças que podem causar a falta de ereção, como depressão e diabetes, por exemplo.
O médico pode optar por medicamentos orais, injetáveis, terapias com psicólogo ou, em último caso, colocação de próteses. Ademais, muitos homens estão preferindo opções tópicas, como cremes e pomadas, para tratar os sintomas.
Quais as principais causas de disfunção erétil?
Dentre as principais causas da disfunção erétil, pode-se destacar:
- Problemas psicológicos envolvendo depressão, traumas, insatisfação, insegurança ou diminuição da libido, incluindo acesso abusivo à pornografia;
- Obesidade;
- Alcoolismo;
- Uso de drogas;
- Doenças crônicas (insuficiência renal e diabetes, por exemplo), que dificultam a circulação sanguínea;
- Uso indiscriminado de certos medicamentos, como anti-hipertensivos, antidepressivos e antipsicóticos, por exemplo.
Algumas opções de tratamento para disfunção erétil
Terapia ou aconselhamento psicológico
No campo dos não fármacos, a terapia é uma forma muito saudável de tratamento para a disfunção erétil, principalmente quando os sintomas estão associados ao estresse, preocupações, depressão, ansiedade e/ou problemas no relacionamento.
É importante salientar que, ao optar pela terapia, é preciso manter o acompanhamento psicológico por tempo suficiente para sentir os resultados positivos, além de recorrer a medicamentos de uso tópico (se for o caso) para alcançar uma vida sexual plena.
Adoção de hábitos saudáveis
Uma opção de tratamento para a disfunção erétil envolve a adoção de hábitos saudáveis que favorecem a saúde geral do paciente, incluindo a prática regular de exercícios físicos, controle do peso, gerenciamento do estresse e a diminuição do consumo de tabaco e do uso excessivo de álcool.
Essas mudanças no estilo de vida podem melhorar a circulação sanguínea, reduzir a pressão arterial e aumentar a autoestima, contribuindo para a melhora do quadro.
Medicamentos orais
Tratamento com medicamentos orais é uma das opções mais comuns para tratar a disfunção erétil.
A classe de medicamentos mais prescritos para essa finalidade são os inibidores de fosfodiesterase (inibidores da PDE-5), que ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo para o pênis e apresentam altas taxas de sucesso.
É importante ressaltar que pacientes com histórico de problemas cardiovasculares devem ter o uso desses medicamentos acompanhados de perto pelo médico, que pode, em alguns casos, contraindicá-los.
Prótese peniana
Quando outras opções de tratamento para disfunção erétil falham, a prótese peniana pode ser uma alternativa indicada.
Por meio de um procedimento cirúrgico, uma estrutura é introduzida no pênis, funcionando como um suporte que permite a ereção e a manutenção dela durante a atividade sexual.
Injeção peniana
A injeção peniana é uma opção de tratamento que envolve a aplicação de medicamentos diretamente no pênis para ajudar na dilatação dos vasos sanguíneos da região.
Essa técnica é recomendada principalmente para homens que apresentam disfunção erétil causada por lesão na medula ou na inervação, ou ainda, para aqueles que têm baixa libido.
Cremes e pomadas
A pomada promove a vasodilatação local dos vasos sanguíneos dos corpos cavernosos do pênis, contribuindo para o aumento do fluxo sanguíneo nas artérias cavernosas, e isso faz com que o órgão fique ereto.
O Alprostadil é uma pomada (ou creme) aplicada de forma tópica no pênis, para diminuir os sintomas causados pela disfunção erétil.
O Alprostadil é um remédio para disfunção erétil que pode ser adquirido com segurança na Farmácia Sempre Viva.
Conheça a Farmácia Sempre Viva e saiba mais sobre a pomada de Alprostadil
Hoje, há alguns medicamentos disponíveis para o tratamento da disfunção erétil. Em geral, visam promover o fluxo sanguíneo na região genital e auxiliar no desejo sexual do homem.
A Farmácia Sempre Viva conhece os melhores componentes e sabe as demandas de seus clientes, fornecendo suplementos e pomadas, como a de Alprostadil, visando melhorar a saúde sexual masculina em todas as etapas da vida.
Conheça o catálogo da Farmácia Sempre Viva e adquira medicamentos manipulados.
Saiba mais: próstata aumentada como diminuir