Principais tratamentos para disfunção erétil

Disfunção erétil: principais tratamentos

A disfunção erétil é um problema que causa muita insegurança e afeta negativamente a qualidade de vida de muitas pessoas.

Principais tratamentos para disfunção erétil

Ainda que seja a vontade da maioria dos pacientes sanar o problema quanto antes, muita gente não quer usar medicamentos que possam causar efeitos colaterais.

Tendo isso em mente, há uma série de tratamentos, medicamentos e iniciativas para ajudar a lidar com a disfunção erétil.

Entenda melhor a condição, principais causas e tratamentos com melhor adesão do momento.

O que é a disfunção erétil?

Basicamente, a disfunção erétil (também chamada de impotência sexual) é uma condição que afeta muitos homens, principalmente após os 40 anos.

Quando o homem não consegue ter uma ereção, ou mantê-la o suficiente para ter uma relação sexual satisfatória, considera-se que sofre de disfunção erétil. Outros sintomas incluem diminuição constante do desejo sexual (libido). É necessário procurar um médico, para traçar o diagnóstico correto.

O tratamento para a disfunção erétil começa com o controle de doenças que podem causar a falta de ereção, como depressão e diabetes, por exemplo.

O médico pode optar por medicamentos orais, injetáveis, terapias com psicólogo ou, em último caso, colocação de próteses. Ademais, muitos homens estão preferindo opções tópicas, como cremes e pomadas, para tratar os sintomas.

Quais as principais causas de disfunção erétil?

Dentre as principais causas da disfunção erétil, pode-se destacar:

  • Problemas psicológicos envolvendo depressão, traumas, insatisfação, insegurança ou diminuição da libido, incluindo acesso abusivo à pornografia;
  • Obesidade;
  • Alcoolismo;
  • Uso de drogas;
  • Doenças crônicas (insuficiência renal e diabetes, por exemplo), que dificultam a circulação sanguínea;
  • Uso indiscriminado de certos medicamentos, como anti-hipertensivos, antidepressivos e antipsicóticos, por exemplo.

Algumas opções de tratamento para disfunção erétil

Terapia ou aconselhamento psicológico

terapia

No campo dos não fármacos, a terapia é uma forma muito saudável de tratamento para a disfunção erétil, principalmente quando os sintomas estão associados ao estresse, preocupações, depressão, ansiedade e/ou problemas no relacionamento.

É importante salientar que, ao optar pela terapia, é preciso manter o acompanhamento psicológico por tempo suficiente para sentir os resultados positivos, além de recorrer a medicamentos de uso tópico (se for o caso) para alcançar uma vida sexual plena.

Adoção de hábitos saudáveis

Uma opção de tratamento para a disfunção erétil envolve a adoção de hábitos saudáveis que favorecem a saúde geral do paciente, incluindo a prática regular de exercícios físicos, controle do peso, gerenciamento do estresse e a diminuição do consumo de tabaco e do uso excessivo de álcool.

Essas mudanças no estilo de vida podem melhorar a circulação sanguínea, reduzir a pressão arterial e aumentar a autoestima, contribuindo para a melhora do quadro.

Medicamentos orais

Tratamento com medicamentos orais é uma das opções mais comuns para tratar a disfunção erétil.

A classe de medicamentos mais prescritos para essa finalidade são os inibidores de fosfodiesterase (inibidores da PDE-5), que ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo para o pênis e apresentam altas taxas de sucesso.

É importante ressaltar que pacientes com histórico de problemas cardiovasculares devem ter o uso desses medicamentos acompanhados de perto pelo médico, que pode, em alguns casos, contraindicá-los.

Prótese peniana

Quando outras opções de tratamento para disfunção erétil falham, a prótese peniana pode ser uma alternativa indicada.

Por meio de um procedimento cirúrgico, uma estrutura é introduzida no pênis, funcionando como um suporte que permite a ereção e a manutenção dela durante a atividade sexual.

Injeção peniana

A injeção peniana é uma opção de tratamento que envolve a aplicação de medicamentos diretamente no pênis para ajudar na dilatação dos vasos sanguíneos da região.

Essa técnica é recomendada principalmente para homens que apresentam disfunção erétil causada por lesão na medula ou na inervação, ou ainda, para aqueles que têm baixa libido.

Cremes e pomadas

A pomada promove a vasodilatação local dos vasos sanguíneos dos corpos cavernosos do pênis, contribuindo para o aumento do fluxo sanguíneo nas artérias cavernosas, e isso faz com que o órgão fique ereto.

O Alprostadil é uma pomada (ou creme) aplicada de forma tópica no pênis, para diminuir os sintomas causados pela disfunção erétil.

O Alprostadil é um remédio para disfunção erétil que pode ser adquirido com segurança na Farmácia Sempre Viva.

Conheça a Farmácia Sempre Viva e saiba mais sobre a pomada de Alprostadil

Hoje, há alguns medicamentos disponíveis para o tratamento da disfunção erétil. Em geral, visam promover o fluxo sanguíneo na região genital e auxiliar no desejo sexual do homem.

A Farmácia Sempre Viva conhece os melhores componentes e sabe as demandas de seus clientes, fornecendo suplementos e pomadas, como a de Alprostadil, visando melhorar a saúde sexual masculina em todas as etapas da vida.

Conheça o catálogo da Farmácia Sempre Viva e adquira medicamentos manipulados.

Saiba mais: próstata aumentada como diminuir

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta