Os benefícios da alta intensidade em exercícios físicos pode reduzir a mortalidade

Estudo considerou 400 mil pessoas e observou que a realização de exercícios físicos serve de prevenção para doenças crônicas (e graves), como diabetes e câncer.

O levantamento de dados foi feito pelo Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), e levou em consideração o acompanhamento de 400 mil pessoas, observando a efetividade de exercícios de alta intensidade na redução da mortalidade.

O estudo foi publicado em novembro de 2020 na revista científica Jama Internal Medicine, e buscou apontar para os reais benefícios da prática de exercícios físicos para a prevenção de vários tipos de doenças, algumas delas graves ou crônicas, como câncer, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

De acordo com Leandro Rezende, professor do Departamento de Medicina Preventiva da Unifesp, o estudo buscou trazer “uma análise que do ponto individual pode fazer diferença. Para pessoas que já praticam alguma atividade física, conhecer um pouco do efeito das intensidades na saúde pode ser útil”.

Redução na mortalidade chegou a 17%

De acordo com os pesquisadores, os resultados do estudo mostraram que, em comparação aos adultos que realizaram atividades físicas de média intensidade, aqueles que fizeram de 50% a 75% dos exercícios físicos de alta intensidade alcançaram uma redução de 17% na mortalidade.

O pesquisador Leandro Rezende explicou, na ocasião, que a intensidade tem papel importante nos resultados – quando o assunto é menor mortalidade. De toda forma, independentemente do tipo de atividade física, é fundamental adicionar exercícios mais intensos para alcançar os benefícios na redução da mortalidade.

OMS recomenda 150 minutos de atividades intensas semanalmente

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a atividade física auxilia no combate à mortalidade, além de trazer diversos benefícios para a saúde cognitiva, saúde mental, memória e qualidade do sono.

Nesse sentido, a OMS aconselha que as pessoas invistam em mais tempo de atividades físicas, chegando aos 300 minutos semanais (o que pode ser traduzido como 40 minutos todos os dias, ou 1 hora de segunda a sexta-feira). Quem prefere exercícios de alta intensidade pode reduzir o tempo pela metade – 150 minutos por semana.

Saúde mental se beneficia com a redução de estresse e melhora na concentração

Ainda de acordo com a OMS, as atividades físicas podem ajudar a diminuir os níveis de estresse, além de potencializar a concentração do indivíduo e a qualidade do sono. De acordo com o psiquiatra Daniel Barros, “a atividade física traz benefícios para a saúde emocional em geral. Ela pode prevenir um quadro depressivo, de ansiedade, como pode ser terapêutica – se a pessoa tiver o diagnóstico de depressão e ansiedade, por exemplo, a atividade física pode ser um dos remédios”.

Por meio de suplementos, benefícios das atividades físicas podem ser potencializados

Os estudos acerca da importância de atividades físicas (principalmente as de alta intensidade) na redução da mortalidade salientam o quão importante é investir na prática diária dos exercícios e, ao consumir determinados suplementos, os adultos podem tirar ainda mais proveito para a saúde física e mental. Hoje, as pessoas já não precisam sair de casa para encontrar suplementos saudáveis, podendo adquiri-los pela Internet, em sites confiáveis, como é o caso da Farmácia Sempre Viva, por exemplo.

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta