ilustração do sistema digestivo indicando para que serve a betaína

Betaína: para que serve, como usar e quais suas contraindicações

Conhecer a betaína, para que serve e os benefícios desse suplemento é importante para quem busca melhorar a digestão.

Entenda como a betaína funciona, as indicações, contraindicações e onde encontrar suplemento para enzimas digestivas.

O que é betaína?

A betaína é uma das muitas substâncias presentes no nosso corpo. Ela também é encontrada em animais e plantas.

O principal efeito da betaína em todos os organismos em que é encontrada é o mesmo: reter água nas células e combater condições ambientes desfavoráveis.

A ciência conseguiu isolar a betaína pela primeira vez na beterraba, mas hoje sabemos que esse composto pode ser encontrado em altas concentrações também no espinafre e em frutos do mar.

Para que serve a betaína

Betaína: para que serve?

A betaína é um composto químico muito importante para o metabolismo humano. Há várias funções e, consequentemente, alguns efeitos que vale destacar.

Entre os principais benefícios da betaína, é possível destacar a diminuição nos níveis de homocisteína, uma substância que está diretamente atrelada ao risco de desenvolvimento de doenças ósseas e cardiovasculares.

Outra vantagem que a betaína traz ao organismo diz respeito ao auxílio no tratamento dos sintomas da xerostomia (boca seca), distúrbio para o qual a betaína está se mostrando muito eficiente.

É possível encontrar betaína em vários cremes dentais. Ao combater a boca seca, ela ativa a propriedade de proteger as células de condições desfavoráveis.

Indicações da suplementação para enzimas digestivas

As principais indicações de utilização da betaína, enquanto um suplemento que beneficia a digestão, são para pessoas que buscam:

  • melhorar a absorção de nutrientes, principalmente vitaminas;
  • uma solução natural para favorecer a digestão;
  • aliviar os sintomas causados pela má digestão, como a sensação de indigestão, empachamento, náuseas, formação excessiva de gases e dores abdominais em geral;
  • auxiliar no combate a reações alérgicas alimentares;
  • melhorar o fluxo intestinal ao diminuir as incidências de bactérias ruins;
  • corrigir possíveis síndromes intestinais, como inflamações, colites, síndrome do intestino irritável e síndrome do intestino permeável.

Contraindicações e reações adversas da betaína

A betaína é um composto retirado de plantas, sendo um dos mais seguros para pessoas com problemas digestivos, provocando efeitos colaterais em casos muito pontuais. As principais reações envolvem náuseas, diarréias leves e perturbações estomacais.

Por outro lado, gestantes ou lactantes devem fazer uso sob orientação e acompanhamento médico, já que não há dados suficientes sobre sua segurança para estes grupos.

A advertência mais pronunciada é ao grupo de pessoas com altos níveis de colesterol, isso porque a betaína é uma substância que pode causar aumentos expressivos nos níveis gerais de colesterol em seres humanos.

Importante: se você já sofre com colesterol alto, pode ter complicações ao utilizar a betaína, por isso é melhor evitar o seu consumo sem indicação médica.

Betaína para digestão

A betaína não pode ser considerada uma enzima digestiva, mas, sim, uma forma de incentivar o estômago a permanecer no pH ideal para que as enzimas, por sua vez, possam atuar da melhor forma possível, evitando o desenvolvimento desenfreado de bactérias e outros patógenos.

As enzimas digestivas são muito importantes para o sistema digestivo, pois são responsáveis por promover a quebra dos alimentos que chegam ao estômago, permitindo as reações químicas que tornam os nutrientes mais fáceis de serem absorvidos.

Como funciona o suplemento Multi Enzimas Digestivas?

O suplemento Multi Enzimas Digestivas desenvolvido pela Farmácia Sempre Viva é um tratamento que complementa as atividades das enzimas que já estão presentes no corpo humano, auxiliando-as na quebra de proteínas, gorduras e carboidratos.

Após a decomposição dos alimentos no estômago, os nutrientes chegam ao intestino devidamente preparados para serem absorvidos e distribuídos pela corrente sanguínea. 

As cápsulas para suplementação contém betaína e outros compostos igualmente importantes para a saúde do trato digestivo.

Betaína: para que serve e onde encontrar o suplemento

Hoje vimos o que é a betaína, para que serve e suas funcionalidades e descobrimos a sua importância para promover uma digestão mais eficiente ao incentivar o bom funcionamento das enzimas digestivas.

Pensando nisso, a Farmácia Sempre Viva desenvolveu o suplemento Multi Enzimas Digestivas, muito recomendável para quem busca melhorar a saúde do estômago e do intestino, mas também para quem sofre de algum distúrbio.

Você pode encontrar o suplemento Multi Enzimas Digestivas aqui pelo site. Aproveite e confira nosso amplo catálogo de formulações naturais para promover mais saúde e qualidade de vida!

Priscila Betis
Priscila Betis

Analista de sistemas, maquiadora nas horas vagas, apaixonada por cosméticos e cuidados com a pele. Encontrou nos exercícios em casa uma forma de manter ativa e com hábitos saudáveis.

Artigos: 32

Deixe uma resposta