Cerca de 10 milhões de brasileiros são afetados pela osteoporose

A falta de cálcio não é o único fator responsável pela doença, que acomete, principalmente, as mulheres.

Sendo uma doença que dá poucos sinais até que esteja em estados avançados, a osteoporose é um dos quadros de saúde óssea mais comuns no Brasil, afetando mais de dez milhões de pacientes segundo a Federação Internacional de Osteoporose.

De acordo com especialistas da área, a doença também se tornou mais comum devido ao envelhecimento populacional, que traz uma série de complicações de saúde. Entre elas, a perda da densidade óssea é a mais característica. 

Quais são os sintomas da osteoporose? 

A osteoporose é caracterizada pela fragilização dos ossos, deixando-os mais suscetíveis a fraturas graves. Apesar disso, é usual que o paciente não saiba que está doente até que apresente uma fratura ou realize um exame de densitometria óssea.

Essa doença é causada, sobretudo, pela deficiência da absorção de distribuição de cálcio no organismo. Ainda que ela não tenha cura, pode ser evitada por meio da adoção de hábitos de vida mais saudáveis, como uma alimentação balanceada e repleta de folhas escuras, consumo de alimentos ricos em cálcio e a prática de tomar banhos de sol por 15 minutos todos os dias. 

A vitamina D é parte essencial desse processo de prevenção à osteoporose, podendo ser adquirida por meio da alimentação ou suplementação. No entanto, ela é ativada apenas com a prática de exposição controlada à luz solar. Além disso, fazer exercícios frequentemente e ter horários regulares de sono também pode ajudar a prevenir a doença. 

Por que as mulheres são mais afetadas?

Os endocrinologistas consideram que o estrogênio é o hormônio mais importante no processo de fixação de cálcio no organismo da mulher. Durante a menopausa, sua disponibilidade passa a diminuir consideravelmente, deixando as mulheres mais propensas à baixa densidade óssea e, consequentemente, a fraturas. 

Além disso, a camada cortical em ossos de mulheres é mais fina, favorecendo o quadro que afeta a saúde óssea. Por isso, elas precisam estar atentas e realizar exames de densitometria antes mesmo de perceberem qualquer coisa de errado. 

Qual é o tratamento para a osteoporose?

Para aqueles que, de fato, foram diagnosticados com a doença, o tratamento deve começar imediatamente. O uso de medicamentos ou suplementos depende de diversos fatores, mas, normalmente, eles são muito efetivos no processo de aumento da densidade óssea. 

O cálcio leva quase toda a culpa por doenças como essa, mas a verdade é que existem muitos outros minerais e estruturas que precisam de atenção durante o processo de tratamento. O colágeno, por exemplo, é essencial para a fixação do cálcio na estrutura óssea. 

Sem a adição de vitaminas – como a K2, por exemplo –, o cálcio não é absorvido corretamente, sendo depositado em tecidos moles, como os rins, as artérias e o fígado. No final das contas, o cálcio, sozinho, não é suficiente para frear os efeitos da osteoporose. 

Por isso, a suplementação surge como uma boa escolha para aqueles que desejam cuidar do seu corpo de maneira mais completa e efetiva. Assim, um combo de tratamento para osteoporose pode ser encontrado, sob prescrição médica, em farmácias focadas em suplementos naturais, como a Farmácia Sempre Viva

Esse combo tem componentes como a vitamina D, o magnésio, a vitamina K2, o cobre, o colágeno e, claro, o cálcio. Seu principal diferencial está em oferecer uma solução mais completa e menos medicamentosa para problemas de densidade óssea tanto em homens quanto em mulheres.

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta