Também conhecida apenas como “bacopa”, “bacopinha”, “água hissopo”, “hissopo d’água” e “brahmi”, a bacopa monnieri é uma planta com pequenas flores brancas e folhagens suculentas, comumente encontrada em locais úmidos e pantanosos às margens de águas doces.

A bacopa monnieri é usada na medicina Ayurvédica desde 500 a.C. com o objetivo de tratar problemas como ansiedade, falta de memória e epilepsia. Nos últimos anos, a procura por essa planta medicinal se intensificou entre pessoas que buscam uma alternativa natural para melhorar o desempenho cognitivo, sejam idosos com problemas de memória, sejam jovens que desejam melhorar seu desempenho escolar.

Se você também está em busca de uma alternativa natural para melhorar seu desempenho cognitivo, ansiedade, epilepsia ou outros problemas de saúde que atingem o cérebro, confira o artigo e saiba mais sobre o assunto!

Para que serve a bacopa monnieri?

A bacopa monnieri é indicada para:

  • Melhorar a memória;
  • Potencializar a função cognitiva;
  • Reduzir o estresse e ansiedade;
  • Proteger o intestino e o estômago, pois aumenta a vida útil da mucosa gástrica;
  • Prevenir o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson;
  • Prevenir episódios de epilepsia;
  • Controlar a pressão arterial;
  • Aumentar a capacidade de aprendizado e concentração, sendo usada inclusive em casos de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

Do que a bacopa monnieri é composta?

A bacopa monnieri contribui com a melhora da memória, potencializa a função cognitiva e previne o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, porque é rica em antioxidantes. Tal substância é capaz de neutralizar os radicais livres, que são tóxicos ao nosso organismo.

Essa planta medicinal também auxilia na melhora da memória e da função cognitiva, pois apresenta um efeito anticolinesterase, que evita a degradação da acetilcolina, neurotransmissor responsável por regular a memória, o aprendizado e o sono.

Além de atuar como antioxidante, a bacopa funciona como anti-inflamatório, já que reduz a liberação de moléculas que estimulam uma resposta imune inflamatória e libera óxido nítrico, estimulando a dilatação dos vasos sanguíneos e, consequentemente, reduzindo a pressão arterial.

Vale destacar, ainda, que a bacopa possui propriedades que ajudam a reduzir os níveis de cortisol (hormônio do estresse) e aumentar os efeitos dos neurotransmissores serotonina (hormônio da felicidade) e GABA (inibidor no sistema nervoso central, resultando em tranquilidade e relaxamento), inibindo sintomas de ansiedade, estresse e depressão.

Cuidados gerais

É sempre válido salientar que gestantes ou mulheres em período de amamentação devem consultar o médico antes de ministrar qualquer tipo de substância, inclusive fitoterápicos.

Se esse não for o seu caso, ainda assim é importante consultar um profissional da saúde para avaliar se a fórmula do medicamento possui algum componente que possa lhe causar alergia e informar os demais medicamentos, suplementos ou fitoterápicos dos quais faz uso para que o profissional avalie se pode haver interação entre eles.

Conheça a Farmácia Sempre Viva

Você já conhece a Farmácia Sempre Viva? Atuamos com a manipulação de bacopa monnieri e também de muitos outros tipos de fitoterápicos. Caso você tenha alguma dúvida, entre em contato com o nosso time de especialistas pelo chat. Estamos prontos para te atender!

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 408

Deixe uma resposta