mulher fazendo exercício físico uma forma de acelerar o metabolismo

Conheça formas de como acelerar o metabolismo

Ao conhecer formas de como acelerar o metabolismo, você pode aprender maneiras saudáveis de aumentar a taxa metabólica para promover um emagrecimento natural.

O metabolismo pode ser compreendido como um conjunto de reações que ocorrem naturalmente no organismo. Essas ações têm como objetivo obter energia para o corpo a partir da queima calórica.

Entenda o que é a taxa metabólica e veja 7 formas eficientes de acelerar o metabolismo:

O que é a taxa metabólica?

A taxa metabólica é uma forma de mensuração do metabolismo, ou seja, ela mostra se o metabolismo está lento, regular ou acelerado.

Basicamente, é possível aferir a taxa metabólica de acordo com a velocidade com que o corpo queima calorias para produzir energia.

No caso de quem deseja emagrecer, o ideal é que a taxa metabólica esteja alta, seja durante a prática de atividades físicas, seja com o corpo em repouso.

Veja como acelerar o metabolismo, mesmo quando não estiver praticando exercícios, de forma saudável e eficiente:

Vantagens de um metabolismo acelerado

As principais vantagens metabolismo acelerado são:

Digestão melhorada

O corpo produz energia de forma mais eficiente, fazendo com que muitos processos naturais do aparelho digestivo – incluindo a própria digestão – ocorram com facilidade. Assim, problemas como inchaço e dores estomacais são mitigados.

Facilidade no emagrecimento

Com o metabolismo mais rápido, o corpo humano queima calorias mais rapidamente. Dessa forma, pessoas que conseguem acelerar o metabolismo costumam ter facilidade para emagrecer.

Menos acúmulo de gordura

Em um corpo com metabolismo acelerado, a transformação de nutrientes em energia ocorre de forma mais eficiente, e o organismo não sente tanta necessidade de criar reservas de gordura.

Qual a diferença entre metabolismo lento e acelerado?

A grande diferença entre metabolismo lento e acelerado é a velocidade como o corpo consegue transformar os nutrientes em energia.

Pessoas com um metabolismo lento costumam ter propensão ao acúmulo de gordura e dificuldade para emagrecer.

Em contrapartida, quem tem metabolismo acelerado consegue promover o gasto energético mais rapidamente, evitando o acúmulo de gordura e o ganho de peso.

Há vários fatores que podem influenciar e tornar o metabolismo mais lento, como veremos em seguida.

Como saber e evitar os sintomas de metabolismo lento

O metabolismo é muito particular em cada pessoa, mas há alguns sinais que ajudam a identificar quando está lento, e você pode evitar hábitos que prejudicam a taxa metabólica.

Primeiramente, é importante salientar que ter um metabolismo lento não significa apenas ter facilidade para engordar. Há uma série de sinais que o organismo dá quando a taxa metabólica cai:

  • Acúmulo de gordura em novas áreas;
  • Calcanhares rachados e queda de cabelo;
  • Dificuldade para perder peso;
  • Formação de celulite em novas áreas;
  • Ganho de peso, ainda que a alimentação esteja equilibrada.

Ao notar a presença dos sinais, é importante identificar hábitos que possam estar prejudicando o seu metabolismo. Os principais a serem evitados são:

Beber pouca água

A baixa ingestão de água corrobora com um metabolismo preguiçoso. Afinal, beber água o suficiente é crucial para diversos processos químicos do corpo.

Permanecer muito tempo sentado

Muita gente tende a passar o dia inteiro sentado, e esse hábito faz com que o corpo a entre no modo “conservação de energia”, afetando o metabolismo, assim como a capacidade de regulação da pressão sanguínea e do açúcar no sangue.

Dormir pouco

Noites mal dormidas influenciam tudo na vida, incluindo o metabolismo. Ao dormir mal, o equilíbrio hormonal é afetado, assim como a performance da taxa metabólica.

Não comer pela manhã

O café da manhã é muito importante, e há quem ainda negligencie essa refeição. Ao comer pela manhã, você “avisa” seu metabolismo que de ele precisa sair do modo repouso.

Nesse sentido, quanto mais tempo você demorar para comer seu café da manhã, maior será o período de conservação de energia do corpo.

Como acelerar o metabolismo: 7 formas

1. Ingerir alimentos termogênicos

Os alimentos termogênicos são aqueles capazes de aumentar a taxa metabólica e podem ser consumidos sozinhos ou com as principais refeições. Alguns exemplos de alimentos termogênicos são:

  • canela;
  • gengibre;
  • pimentas;
  • café;
  • chá verde.

2. Comer mais proteínas

Os alimentos ricos em proteínas podem aumentar a taxa metabólica em até 20%. Isso ocorre porque o organismo precisa queimar mais calorias para digerir esse tipo de nutriente.

A ingestão de proteínas também é importante para o ganho de massa magra, um tecido que demanda mais energia do corpo para ser mantido, o que também ajuda a acelerar o metabolismo.

3. Fazer exercícios regularmente

Ao realizar exercícios de forma regular, pelo menos três vezes por semana, é possível aumentar a massa magra (massa muscular) do corpo, acelerando o metabolismo e, consequentemente, a perda de peso.

Além disso, algumas modalidades específicas de exercícios físicos, como musculação, corrida e treinos de alta intensidade, são capazes de manter o metabolismo alto mesmo após o corpo entrar em repouso.

4. Dormir bem

Muita gente não sabe, mas uma boa noite de sono é fundamental para o metabolismo. Ao ter o descanso prejudicado, o corpo produz mais cortisol, hormônio que contribui para o acúmulo de gordura abdominal. 

Por isso é muito importante investir em formas de conseguir dormir melhor, por mais tempo, e ter um descanso de qualidade.

5. Controlar o estresse

O excesso de estresse, assim como a falta de sono de qualidade, faz com que o corpo produza altos níveis de cortisol, hormônio que aumenta a fome e estimula o aumento da gordura abdominal.

Acumular estresse ao longo de vários dias também desacelera o metabolismo, por isso é fundamental controlar os nervos.

6. Beber água gelada

Beber água em uma temperatura um pouco mais fria, ou até mesmo gelada, ajuda uma região muito específica do sistema nervoso central que está relacionada com o metabolismo, promovendo um gasto de energia maior e, consequentemente, a perda de peso.

7. Tomar suplemento indicado para acelerar o metabolismo

Há suplementos para acelerar metabolismo, também chamados de termogênicos, que ajudam o corpo a aumentar a taxa metabólica e a queimar mais calorias para produção de energia.

É o caso do Plus Termogênico da Farmácia Sempre Viva, que visa potencializar o gasto calórico durante a prática de exercícios físicos e reduzir medidas.

como acelerar o metabolismo

O suplemento indicado para acelerar metabolismo da Farmácia Sempre Viva é natural, à base de café verde, piperina, laxogenina e evodia, perfeito para ajudar a ativar o metabolismo com saúde, sem prejudicar seu organismo.

Quer saber mais sobre como acelerar o metabolismo? Confira o amplo catálogo de suplementos para esse fim aqui no site da Farmácia Sempre Viva.

Priscila Betis
Priscila Betis

Analista de sistemas, maquiadora nas horas vagas, apaixonada por cosméticos e cuidados com a pele. Encontrou nos exercícios em casa uma forma de manter ativa e com hábitos saudáveis.

Artigos: 32

Deixe uma resposta