UC-II e outros tipos de colágenos

Conheça o colágeno UC-II e os tipos de colágenos que você pode tomar

O colágeno UC 2 está presente naturalmente em nosso corpo, mais precisamente, na cartilagem dos ossos. Entretanto, com o passar dos anos ou por motivos secundários, a deficiência desse tipo de colágeno pode ocasionar inflamações e dores nas articulações.

Consumi-lo de forma preventiva também costuma ser uma ótima opção para pessoas que passaram por determinadas intervenções cirúrgicas ou praticam atividades de alto impacto frequentemente.

A boa notícia é que existe a possibilidade da suplementação de colágeno. Mas você sabia que existem, ao menos, 16 tipos e que cada um assume uma função diferente no seu corpo? Conhecer os principais é o primeiro passo para investir em uma vida saudável. Ficou interessado? Então, siga a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Quais são os diferentes tipos de colágeno?

O colágeno é uma proteína sintetizada naturalmente pelo nosso organismo. Os 4 principais são os colágenos tipos I, II, III e IV, e cada um é responsável por determinadas funções, proporcionando diferentes benefícios.

Com o passar dos anos, naturalmente, o corpo humano diminui a produção de colágeno. Paralelamente, certas condições e situações também podem impactar os níveis dessa proteína, por exemplo: obesidade, rotinas de atividades físicas intensas, tabaco e alcoolismo.

Além de tratar esses casos, a administração de colágeno também pode ser usada de forma preventiva. Contudo, é preciso conhecer cada um e entender a ação no corpo.

Colágeno tipo I

Mais abundante no corpo humano, é encontrado nos ossos, dentes, tendões e, especialmente, na pele. O uso é indicado para pessoas que passam por perda de elasticidade e tonicidade da derme.

Colágeno tipo II

Encontrado nas cartilagens, o melhor exemplo da sua importância é em relação aos joelhos, ou seja, é esse tipo de colágeno que fornece o suporte para o joelho sustentar o corpo. Por isso, a administração do colágeno tipo II – ou colágeno UC 2, como também é conhecido – costuma ser indicada para pessoas que sofrem com artrose e fraqueza muscular.

Colágeno tipo III

Localiza-se em rins, baço, útero e fígado, fornecendo suporte a esses órgãos, às artérias e aos músculos. É o segundo tipo mais abundante no nosso corpo, porém, é o primeiro a sofrer quedas, com o avanço da idade. A suplementação do colágeno tipo III pode ser indicada para melhorar a elasticidade da pele e a circulação sanguínea, além de contribuir para a produção de músculos e suavizar rugas e marcas de expressão.

Colágeno tipo IV

Encontrado na pele, reforçando a sua estrutura e contribuindo para a sustentação. Caracteriza-se pela formação de moléculas que formam uma espécie de rede, tal como um arame.

Como age o colágeno UC-II protege as articulações? 

Agora que você conheceu um pouco mais sobre os principais tipos de colágenos, vamos nos concentrar no colágeno UC 2 (ou colágeno tipo II).

Como o UC-II protege as articulações?

Conforme mencionamos, o UC-II age no tratamento da osteoporose e demais alterações articulares. Essa proteína possui grande potencial de reduzir desconfortos pós-atividades físicas e dores em pessoas que passam por perda significativa desse tipo de colágeno na cartilagem.

A sigla UC 2 significa colágeno não hidrolisado, correspondendo a um processo de fabricação patenteado. O resultado é um suplemento em cápsulas, que promove a mobilidade e a flexibilidade das articulações. Atuando em conjunto com o sistema imunológico, restabelece o equilíbrio da síntese do colágeno nas cartilagens, para diminuir o processo inflamatório e eventuais dores.

É necessário prescrição médica para consumir o colágeno UC-II?

Não é necessário prescrição médica para consumir o colágeno UC 2. Contudo, você pode contar com o suporte de farmacêuticos e médicos para orientar em relação à dosagem e à posologia.

Seja tratamento para uma condição já existente ou preventivo para atletas de alto impacto e para pessoas com histórico familiar de doenças articulares, os benefícios costumam ser significativos, portanto, vale a pena investir nos colágenos.

Você já conhece a Farmácia Sempre Viva? Trabalhamos com colágeno UC-II autêntico, em cápsulas ou sachês, além de diversos outros tipos de suplementos. Caso você tenha dúvidas, nosso time de especialistas está à disposição pelo nosso chat. Faça a sua compra online ou visite a nossa loja física no centro de Itajubá. Estamos prontos para te atender!

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta