cuidados no inverno com a saúde

Cuidados no inverno com a saúde: 7 dicas importantes

Os cuidados no inverno devem ser redobrados, pois é nessa estação do ano que vários problemas de saúde surgem e/ou se agravam.

Durante o inverno, ocorre um acúmulo de poluição na atmosfera causado pela inversão térmica – fenômeno que dificulta a circulação de ar e culmina em uma mistura de gases atmosféricos.

Como consequência, o corpo reage às condições menos favoráveis. A pele tende a ficar mais seca e desidratada. Quem tem doenças respiratórias, como sinusite, bronquite, rinite e asma também sente mais os efeitos do inverno.

Pensando nisso, a Farmácia Sempre Viva elencou os 7 principais cuidados no inverno que você precisa adotar para blindar a sua saúde. Confira:

7 dicas de cuidados no inverno com a saúde

1. Promova a renovação do ar

Durante o inverno, as pessoas tendem a deixar as janelas fechadas, para manter o ambiente mais quentinho. Porém, esse hábito favorece o acúmulo de vírus e bactérias.

Por isso, é muito importante manter as janelas abertas durante algumas horas do dia, seja em casa ou no ambiente de trabalho.

2. Adéque a sua alimentação ao inverno

A alimentação deve se adequar às demandas do inverno, ou seja, ajudar a fortalecer o sistema imunológico e proteger o corpo das baixas temperaturas e do ar seco.

Para isso, é fundamental manter uma alimentação equilibrada e pautada no consumo de frutas, verduras e legumes.

Sobre as frutas, dê preferência às ricas em vitamina C, como limão, laranja e acerola. No mais, o pimentão amarelo, a couve, o espinafre e o brócolis também são fontes importantes de nutrientes e promovem o bom funcionamento do sistema imunológico.

3. Evite água quente na hora de tomar banho

A água quente do chuveiro remove a barreira de proteção natural e altera tanto o pH quanto a microbiota da epiderme, promovendo o ressecamento e aumentando os riscos de descamações, coceiras e alergias.

4. Beba bastante água

Durante o inverno, as pessoas sentem menos sede e, consequentemente, bebem menos água. Em contrapartida, o organismo segue tendo as mesmas demandas por líquidos, sendo muito importante, inclusive, no combate das doenças respiratórias.

Procure incluir mais chás e bebidas quentes para se aquecer, mas não deixe de beber a mesma quantidade de água que seria consumida se estivesse no verão.

5. Cuidados com cobertores e roupas de frio

Quando o frio chega, muita gente tira as roupas quentinhas e os cobertores do armário, e essas peças estavam provavelmente guardadas há meses.

Para evitar crises alérgicas e outros problemas respiratórios, é fundamental tomar alguns cuidados. Além de lavar as peças, é importante que sequem ao sol, para eliminar ácaros e possíveis fungos que tenham permanecido.

6. Use muitos agasalhos e não passe frio

As variações de temperatura que costumamos observar no inverno são, em grande parte, responsáveis pela imunidade baixa e por dores de cabeça, podendo atrair doenças como resfriados e gripes mais fortes. Por isso, é muito importante usar roupas adequadas.

Ainda que esteja em casa, invista em calças, blusas e roupas longas, além de cobertores a mais na hora de dormir. Manter a temperatura do corpo evita o temido choque térmico e ajuda a manter as proteções do organismo.

7. Pratique exercícios físicos

É fato que, durante o inverno, a preguiça de realizar exercícios físicos aumenta muito, e a maioria das pessoas acaba optando por ficar em casa. Porém, a prática de atividades é um dos grandes aliados no inverno para promover o bem-estar e a saúde.

Para que a prática de exercícios siga normalmente, é recomendável realizar caminhadas, aulas de dança, esportes ou academia. Além de o exercício nos manter aquecidos, ajuda a combater as complicações advindas do sedentarismo.

Por falar em exercícios físicos, você sabia que pode potencializar o desempenho esportivo utilizando Arginina? O suplemento aumenta a performance, ajuda a aumentar a resposta imunológica e facilita a vasodilatação.

Encontre Arginina na Farmácia Sempre Viva

A Arginina, o L-Arginina, é um suplemento muito procurado por quem realiza atividades de intenso esforço físico. Ao adquirir o produto aqui no site da Farmácia Sempre Viva, você tem a tranquilidade de contar com uma farmácia de manipulação que utiliza as melhores fontes de matérias-primas.

Aproveite para conferir o amplo catálogo de suplementos e medicamentos manipulados da FSV.

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 413

Deixe uma resposta