Hoje vamos dar algumas dicas de cuidados diários para que você não sofrer mais com pés ressecados e rachaduras (o famoso calcanhar rachado), incluindo cuidados que vão desde da lavagem, passando pela esfoliação e a hidratação. Confira!
1. Limpeza e lavagem dos pés
A primeira dica é o básico de lavar e secar bem os pés, sua pele é sensível, e requer cuidados para que você possa proteger-se de vírus, bactérias e sobretudo os terríveis fungos, que adoram se instalar nessa região.
A mais famosa infecção fúngica nessa região é o “pé de atleta”, conhecida também como frieiras no pé, trata-se de uma micose. A região, em geral entre os dedos, fica avermelhada e com coceira. O tratamento mais comum é a utilização de antifúngicos tópicos, em geral pomadas.
Então o momento da limpeza e depois a secagem dos pés deve ser feito com critério. Já que qualquer coceira, pele rachada, vermelhidão nós conseguimos identificar nesse primeiro passo. Portanto, tire seu momento spa, no banho e no pós banho, fazendo as etapas com calma.
2. Hidratação… sempre!
A segunda dica é hidratar sempre, assim como nossa pele em qualquer parte do corpo pode ficar seca e provocar irritação, com os pés não é diferente! Como estamos sempre em contato com diferentes tipos de meias ou calçados, variando bastante a temperatura fechado ou aberto, portanto o ressecamento é normal.
Inclusive temos disponível para você um hidratante feito com muito carinho pela farmacêutica da Farmácia Sempre Viva, um composto de ureia, dexpantenol, óleo de amêndoas e óleo de rosa mosqueta; que auxilia diretamente no efeito de regenerar a pele, dando o aspecto natural e auxiliando a eliminar de vez as rachaduras.
A Uréia além de seu alto poder hidratante, tem um objetivo curioso nessa formulação. É perfeitamente normal que a pele dos nossos pés se “acumule”, principalmente na região dos calcanhares. Essa pele mais velha acaba rachando e dando aquele péssimo aspecto estético. A uréia então vai servir também como esfoliadora da região, removendo camadas de pele mais velhas e acumuladas. É por isso que no rótulo de nosso creme hidratante para os pés nós recomendamos que assim que você aplicar o creme nos seus pés, você lave suas mãos. Como a pele das mãos é mais fina, é possível essa região fique um pouco irritada, sendo necessária a lavagem para retirada do creme.
O Dexpantenol é usado como um hidratante para tratar ou prevenir a pele seca, áspera, escamosa e com coceira e pequenas irritações da pele. Dexpantenol é uma substância conhecida por suavizar e hidratar a pele, diminuindo a coceira e descamação.
Os óleos de amêndoas e de rosa mosqueta completam essa fórmula de hidratação e maciez da pele. São óleos extraídos de fontes naturais:
O Óleo de Rosa Mosqueta é colhido das sementes das roseiras e está cheio de vitaminas, antioxidantes e ácidos graxos essenciais, sendo maravilhoso para sua pele.
Já o Óleo de Amêndoas contém propriedades anti-inflamatórias, sendo rico em vitamina D, vitamina E (tocoferol) e vários minerais que ajudam a acalmar a pele da irritação.
Você pode adquirir agora mesmo: https://www.farmaciasempreviva.com.br/creme-hidratante-amaciante-tratamento-rachaduras-pes
3. Cuidados semanais: escalda pés, massagem e esfoliação
A terceira dica é massagear e esfoliar os pés pelo menos 1x na semana. Esse processo fica mais fácil (e bem mais gostoso) preparando aquele ma-ra-vi-lho-so escalda-pés.
Talvez você nem precise esfoliar semanalmente. É bem simples reconhecer isso, se você massageia seus pés todos os dias aplicando nosso creme hidratante, ficará perceptível se é necessário esfoliar ou não. A esfoliação é muito recorrente em mulheres que fazem os cuidados com a pedicure mensal, mas os homens nem sempre atentam a esse ponto!
Faça um ritual consigo mesmo ou ainda com o seu parceiro (a) um massageando o outro, estimulando a circulação sanguínea local você terá uma qualidade de vida (e do relacionamento) muito melhor
4. Xô sedentarismo! Se pés ficam até mais bonitos se você se mexer!
E finalmente a última dica é exercitar e alongar-se, fortalecendo a região dos pés com uma boa caminhada, por exemplo. Fique um tempo descalço pela casa, experimente um calçado diferente e mais flexível, busque alternativas para que você consiga sentir-se leve e relaxado.
Sempre que tiver oportunidade, busque andar um pouco descalça sobre a terra, sobre a grama. Não existe conexão melhor com a natureza.
Ficamos com essas dicas principais, está com alguma dúvida? Deixe um comentário aqui embaixo ou fale com a nossa equipe da Farmácia Sempre Viva e lembre-se: vai ficar tudo bem, se você estiver bem consigo mesmo e se manter saudável.
Veja mais: Farmácia - Farmácia de Manipulação – Saúde Sexual