idoso sentindo uma forte dor em seu cotovelo

Dor no cotovelo: o que é e como tratar

As pessoas que sofrem com a dor no cotovelo sabem o quanto é incômodo e limitante para executar as atividades rotineiras.

A dor no cotovelo é um sintoma comum, causado por uma série de condições, desde lesões traumáticas até problemas crônicos relacionados ao uso excessivo da articulação.

No entanto, entender as possíveis causas, os tratamentos disponíveis e o que fazer para aliviar a dor é essencial para o alívio e a recuperação adequada.

Neste conteúdo, entenda tudo sobre a dor no cotovelo: principais causas, tratamentos recomendados e dicas práticas para diminuir a dor e melhorar sua qualidade de vida. Continue a leitura e obtenha informações valiosas.

O que é a dor no cotovelo?

A dor na articulação do cotovelo é geralmente um sintoma de alguma condição subjacente, causada por luxação, instabilidade, rigidez, epicondilite medial, epicondilite lateral, artrose, dentre outras.

Embora não represente gravidade, a dor no cotovelo pode interferir significativamente nos movimentos e atividades diárias, já que essa articulação desempenha um papel fundamental na mobilidade corporal.

A dor no cotovelo é uma queixa comum entre pessoas que praticam exercícios físicos regularmente. Atletas de musculação, crossfit, tênis e golfe, por exemplo, estão mais propensos a enfrentar esse problema, devido ao esforço exigido para essa articulação.

Ainda que a dor no cotovelo seja desconfortável, geralmente é tratada com eficácia.

Principais causas de dor no cotovelo

As principais causas da inflamação no cotovelo são:

Artrite 

A artrite no cotovelo é uma condição advinda do desgaste e inflamação da articulação, que causa dor e inchaço na região. É mais comum em pacientes idosos.

Atividade física intensa

O esforço repetitivo e impacto na articulação durante a realização dos movimentos pela prática de exercícios físicos, como crossfit e musculação, desencadeia dor no cotovelo devido.

Bursite no cotovelo

A bursite é a inflamação da bursa, um tecido que funciona como um “amortecedor” na articulação. A dor no cotovelo interno se manifesta quando essa articulação é frequentemente apoiada em superfícies duras, como mesas, e é comum em estudantes, pessoas com artrite reumatoide ou gota.

Compressão do nervo ulnar

Resulta em formigamento no braço, dedo anelar ou mindinho, fraqueza muscular e dificuldade nos movimentos de dobrar ou abrir esses dedos, além da dor no cotovelo. É mais comum após cirurgias ortopédicas.

Epicondilite

Também conhecida como cotovelo de tenista (quando afeta a parte lateral), ou de golfista (quando afeta a parte medial), é a inflamação dos tendões do cotovelo.

A dor ocorre na execução de movimentos com o braço e piora na tentativa de esticar ou flexionar o braço. Ainda, há sensibilidade aumentada na região.

Fratura do braço

A fratura do braço pode acarretar dor no cotovelo, dificuldade para realizar movimentos, inchaço no local da fratura e deformidade.

Plica sinovial

A plica sinovial é uma dobra normal na cápsula articular do cotovelo. Quando aumenta de espessura, causa dor na região posterior do cotovelo, estalos durante a flexão ou extensão do braço com a palma voltada para baixo. O aumento da plica é identificado por meio de ressonância magnética e considerado significativo quando ultrapassa 3 mm.

Ressalta-se que o diagnóstico preciso da causa da dor no cotovelo deve ser efetuado por um profissional de saúde, por exemplo, um médico ortopedista, para o tratamento adequado.

O que fazer para aliviar e diminuir a dor no cotovelo?

É fundamental consultar um médico ortopedista, especialmente aqueles cuja dor intensa no cotovelo permanece por mais de uma semana. O profissional avaliará o caso individualmente e indicar o tratamento mais adequado.

Em geral, o uso de analgésicos e anti-inflamatórios é eficaz no alívio da dor.

Além disso, sessões de fisioterapia são recomendadas para prevenir recorrências e promover a reabilitação.

fisioterapia dor no cotovelo

Vale ressaltar que procedimentos cirúrgicos são menos comuns para problemas no cotovelo, com exceção de casos de compressão do nervo ulnar ou fraturas complexas.

Tratamento natural para dor no cotovelo e articulações

Se você sofre com dor no osso do cotovelo, cuide das suas articulações com OVOMet, membrana da casca do ovo para reconstrução e reparo das articulações.

A base desse suplemento inovador da Farmácia Sempre Viva é a casca, ou mais especificamente, a membrana da casca de ovo, e proporciona uma série de benefícios para a saúde articular.

A fórmula exclusiva, extraída cuidadosamente da casca do ovo, contribui para a saúde e o bem-estar das suas articulações. Com OVOMet®, você experimenta uma melhoria significativa na sua qualidade de vida, desfrutando de movimentos mais livres e sem dor.

Navegue pelo nosso catálogo para obter todas as informações sobre o suplemento.

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 408

Deixe uma resposta