homem praticando atividade física e aumentando a testosterona

Entenda como aumentar a testosterona

Antes de saber como aumentar a testosterona, é preciso entender o quanto esse hormônio influencia o bem-estar e a saúde.

Presente principalmente no organismo masculino, mas também no feminino, a testosterona é responsável pela sensação de bem-estar, por preservar a densidade óssea e regular a produção de glóbulos vermelhos.

Pessoas com carência de testosterona podem sofrer com efeitos como: depressão, disfunção erétil, falta de libido e problemas de concentração.

Quer saber como aumentar a testosterona de forma saudável? Acompanhe nosso artigo desenvolvido por especialistas no assunto:

Como aumentar a testosterona de forma natural

Com alimentação

Na sua alimentação, procure consumir:

Gorduras boas

Há diferentes tipos de gordura, e alguns são extremamente nocivos, como é o caso da gordura industrializada, mas os nutricionistas alertam sobre a importância do consumo de gorduras boas, como o óleo de coco, abacate, óleo de peixe (ômega 3) e castanhas, como a do Pará ou castanha Brasil.

Essas gorduras ajudam na sintetização de hormônios pelo corpo e são importantes para mantê-los regulados.

Proteínas

Manter níveis adequados de testosterona requer o consumo adequado de proteínas. A restrição proteica afeta a produção da testosterona.

Consumir fontes de proteína de boa qualidade promove a saciedade e ajuda a evitar excessos, como o alto consumo de carboidratos ou fast foods, que diminuem a produção de testosterona.

Ovos, carne bovina, frango (de preferência orgânico), peixes e caldo de ossos são boas fontes proteicas.

Boro

O boro é um mineral que representa diversos benefícios à saúde, entre eles a regulação de hormônios esteroides, como a testosterona.

É possível obter boro ao consumir verduras, frutas, legumes e castanhas.

Minerais

Além do boro, há outros minerais que são muito importantes para a regulação da testosterona. É o caso do magnésio, do ferro, do zinco e do molibdênio.

Sabe-se que o magnésio, especialmente, é importante também para aumentar os níveis de testosterona, já que desempenha papel importante no metabolismo da vitamina D e melhora a qualidade do sono – duas condições significantes para a produção adequada de testosterona.

Já o zinco está intimamente ligado à saúde hormonal, com importante papel na produção da testosterona. Ele é demandado pelo sistema imune e na síntese proteica. Sua deficiência no consumo gera redução dos níveis de testosterona.

Atenção: o consumo excessivo de outros minerais, como manganês, cádmio e cromo, pode ser bastante negativo.

Cebola

A cebola é um alimento muito presente na alimentação do brasileiro e pode ajudar a aumentar a testosterona.

Isso porque, além de ser antioxidante e anti-inflamatória, a cebola possui fitoquímicos. Entre eles é possível citar a quercetina e a apigenina, que aumentam os níveis de testosterona e melhoram a saúde. 

Folhas verdes

As folhas verdes, como couve e espinafre, são ricas em antioxidantes e muito importantes para a regulação hormonal do corpo.

Além disso, elas fornecem magnésio, um mineral essencial para a síntese dos hormônios.

Com hábitos saudáveis

É importante adotar certos hábitos para promover o equilíbrio hormonal do corpo. São eles:

Praticar atividades físicas

Os exercícios físicos trazem diversos benefícios e estímulos ao corpo humano. Os treinos envolvendo ganho de força, como é o caso da musculação, do crossfit e do treino funcional, ajudam, inclusive, na produção de testosterona.

Dormir bem

Uma boa noite de sono é fundamental para a produção de todos os tipos de hormônios. Pessoas que vão dormir tarde e acordam cedo podem diminuir em até 20% a produção de testosterona.

Tomar sol

O sol é a principal fonte de vitamina D, que está diretamente relacionada à produção de testosterona.

Ou seja, para aumentar a testosterona, é importante tomar sol com regularidade.

Por que aumentar a testosterona com estimuladores?

Os estimuladores de testosterona podem ser a solução para quem busca entender como aumentar a testosterona de forma natural e saudável.

É importante adquirir esses estimuladores em uma farmácia que utilize matéria-prima de qualidade e preze formulações naturais, como é o caso da Farmácia Sempre Viva (FSV).

A FSV conta com uma seção de produtos que atuam como estimuladores de testosterona, como é o caso do Velvesterone, do Fito-Hormônio para reposição hormonal e do Ácido D-Aspártico, por exemplo.

Confira todas as opções pelo site e não deixe de entrar em contato para tirar suas dúvidas sobre como aumentar a testosterona.

Imagem padrão
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: https://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 308

Deixe uma resposta