Entendendo o melasma: o que é, como pode ser tratado

Hoje vamos falar sobre melasmas. Quais são os sintomas e como tratar essas manchas que aterrorizam qualquer mulher!

O que é o melasma

O melasma nada mais é que uma hiperpigmentação da pele, ocasionada pela deposição de melanina em excesso.

A melanina é uma proteína responsável pela coloração da pele e por evitar os danos da radiação ultravioleta no corpo.

A condição é caracterizada pelo aparecimento de manchas de cor amarronzada, com formatos irregulares, porém com limites bem demarcados.

Ainda que sua incidência seja maior na região da face (maçãs do rosto, lábio superior, testa, queixo e têmporas), as manchas também podem variar de local e atingir o colo, o pescoço e os antebraços.

O tamanho das manchas varia, sendo que em casos mais severos chegam a tomar a face da pessoa quase que por completo.

Sintomas do melasma

O melasma incomoda bastante as mulheres.

É considerado um transtorno dermatológico adquirido, sua principal característica permanece sendo o aparecimento de manchas escuras (ou máculas hiperpigmentadas), sem crostas e planas.

As manchas do melasma se formam de maneira a se distribuírem simetricamente pelos dois lados do rosto.

A intensidade da mancha varia, sendo mais clara ou escura, de acordo com a incidência de melanina acumulada na pele da pessoa (ou seja, quanto mais morena a pessoa for, mais escuro será o melasma).

Fatores de risco

O principal fator de risco são as alterações hormonais decorrentes da gravidez, que estimulam a liberação de melanina e geram melasmas na pele do rosto.

Os melasmas decorrentes da gravidez também são chamados de cloasma gravídico ou máscara da gravidez, e tendem a desaparecer, aos poucos, após o parto.

No entanto, existem casos que os melasmas permanecem após a gravidez.

Como tratar melasmas

O médico dermatologista é o profissional indicado para orientar com relação à melhor forma de tratar melasmas, levando em consideração as especificidades de cada caso.

Existem no mercado uma série de tratamentos para melhorar a aparência dos melasmas, incluindo peelings, lasers e luzes pulsadas, cremes e suplementos orais.

Em geral, o tratamento de melasmas, envolvem lançar mão de um conjunto de medidas, seja para tratamento ou para impedir que a mancha volte.

Tratamentos oferecidos pela Farmácia Sempre Viva

Na Farmácia Sempre Viva, encontramos fórmulas especialmente desenvolvidas para tratar os melasmas:

Peeling em cápsulas: o Oli-Ola é suplemento natural derivado das oliveiras, que promove na pele um efeito peeling, diminuindo e uniformizando a hiperpigmentação. O Oli-Ola é conhecido como peeling em cápsulas pois promove o efeito renovador na pele, que chega a descamar um pouco, como se fosse um peeling físico ou químico.

Hydrolive: é um gel, derivado também de oliveiras do mediterrâneo, com alta concentração de polifenóis com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e regeneradoras da pele.

Fitoácidos: trata-se de uma combinação de ácidos naturais derivados de plantas, colocados em um gel. É uma formulação bem consagrada da Farmácia Sempre Viva, com uso bem seguro e tolerado, diferente de outros ácidos normalmente utilizados. A fórmula de Fito-Ácidos clareia manchas, sardas, melasmas e melhoram rugas e linhas de expressão.

Cisteamina: trata-se de um creme que é o mais novo tratamento contra melasmas resistentes. Ele reduz fortemente a melanina na epiderme, corrigindo eficazmente o melasma e hiperpigmentação pós-inflamatória.

Confira todo o catálogo de produtos para melasmas da Farmácia Sempre Viva.

Ficou com alguma dúvida, entre em contato com a farmacêutica da Sempre Viva.

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta