Existem benefícios em tomar banho gelado?

Hoje vamos falar dos surpreendentes benefícios do banho gelado, que a ciência está tentando medir e o dinheiro não pode comprar!

Quem nunca se sentiu cansado, ao ponto de, mesmo depois de dias de descanso, ainda sentir os efeitos do desgaste, como se tivesse sido atropelado? Rsrs.

E sempre que estamos nesse estado, de quebra, ficamos mais irritados também, e nada da recuperação vir.

Até que você resolve ir ao médico para fazer um “check up”, mas nada fica claro, uma possível recuperação de forma ideal e saudável não é alcançável, sem necessariamente usar tratamentos medicamentosos.

Talvez o banho gelado pode ajudar. Não é a solução para todos os problemas – é claro, mas com ele você pode se sentir um pouco melhor. Banhos frios regulares ajudam na recuperação da energia física e mental.

Benefícios dos banhos gelados de acordo com o senso comum e de acordo evidências científicas disponíveis

Há pesquisas limitadas disponíveis sobre banhos frios, vamos para um resumo de alguns dos estudos mais importantes e dos benefícios que eles expõem.

Promove a perda de gordura

A teoria é que a exposição ao frio ativa o tecido adiposo marrom (BAT, ou gordura marrom), que faz com que o BAT queime calorias para gerar calor.1

Alivia a depressão

Existem vários mecanismos pelos quais a exposição ao frio pode elevar o seu humor.

Um estudo sugere que a exposição ao frio ativa o sistema nervoso simpático e aumenta a liberação de noradrenalina no cérebro. O mesmo estudo também afirma que “é esperado que um banho frio, envie uma quantidade esmagadora de impulsos elétricos das terminações nervosas periféricas para o cérebro, o que poderia resultar em um efeito antidepressivo”.2

Outro estudo descobriu que o banho em água fria reduzia os níveis de cortisol, o hormônio do estresse

Melhora a imunidade

Os banhos frios supostamente desencadeiam um aumento na sua taxa metabólica, o que resulta em um aumento na produção de glóbulos brancos. Os glóbulos brancos são “os cavaleiros protetores” do seu sistema imunológico.

Portanto, banhos gelados melhoram a forma como  seu sistema imunológico combate invasores e trata doenças.3

Promove a recuperação muscular 

Isso supostamente funciona porque os banhos frios reduzem a inflamação ao contrair os vasos sanguíneos e ajudam na recuperação muscular. Um estudo5 concluiu que a dor muscular era retardada pela exposição à imersão em água fria.

Você já deve visto atletas mergulhados até o pescoço em piscinas de gelo.

Outros benefícios menos pesquisados ​​sobre os quais, vale a pena falar, incluem: 

Melhora a pele e o cabelo 

Basicamente, não é que a água fria seja necessariamente boa, mas que o banho em água quente possa secar e causar irritação na pele.

Aumenta a circulação

 A água fria pode fazer com que o sangue circule mais rapidamente, a fim de manter a temperatura dos órgãos vitais do corpo.

Melhora o sono

Há evidências de que as pessoas dormem melhor quando o corpo e o ambiente estão um pouco mais frios. Tomar um banho frio obviamente tem um efeito refrescante no corpo. 

Aumenta o nível de testosterona

Aparentemente, os chuveiros frios baixam a temperatura escrotal, permitindo a produção ideal de esperma e testosterona.

Você já se perguntou porque a bolsa testicular dos homens não está dentro do corpo e sim para “fora”? Para correta produção de hormônios e espermatozóides este ambiente precisa de uma temperatura menor do que do restante do corpo.

Mesmo depois de colher os efeitos benéficos inesperados dos banhos frios todos os dias, há dias em que tomar banho ainda é uma batalha (quase uma guerra!)

Aqui estão algumas dicas úteis que aprendi quando esses dias chegaram.

Como tomar banho frio: dicas para entrar e permanecer firme! 

1.    Comece com água morna

É muito mais fácil entrar numa piscina termal do que numa piscina de gelo, não é verdade?

Então comece com a água morna e depois altere para uma temperatura que comece a te incomodar. Sim é o incômodo que vai ter fazer bem.

Algumas pessoas também terminam este ritual com água morna que oferece suporte agradável para permanecer tomando banhos frios e reforçará positivamente o hábito. 30 segundos de água morna no início e no final – já bastam.

2.    Alterar a temperatura aos poucos, ao longo do banho

Se você começar com água morna, você pode lentamente tornar a água mais fria a cada 10 segundos ou mais, até atingir seu limite.

3.    Dê a si mesmo uma chance para começar

Banhos frios são como suas sessões regulares de treino. Você nem sempre quer começar, mas é fácil continuar depois de começar. Faça um treino de respiração, se concentre, não tenha pressa, para você ir adaptando ao novo hábito.

4.    Cinco minutos são melhor que um

Para qualquer pessoa que inicie o hábito, tomando banho frio, é comum dizer vão tentar por um minuto. Não façam isso!

Está recebendo todo o sofrimento sem os benefícios da calma mental.

Você sentirá desconforto no início, até o terceiro minuto, após isso, é possível se sentir bastante agradável. Então, se puder, defina sua meta para 5 minutos. O ser humano se adapta a tudo e de uma maneira incrível!

5.    Comece com seu rosto e pescoço

A maioria das pessoas tem aversão a imergir a cabeça em água fria. Depois que você termina essa parte do corpo, tudo fica bem.

6.    Não faça uma refeição pesada antes

Seu corpo se esforça para fazer várias coisas ao mesmo tempo. Um dos efeitos do frio é que seu corpo tentará circular o sangue mais rapidamente para regular a temperatura do corpo. Comer uma refeição pesada antes impede a circulação eficaz, pois o fluxo sanguíneo será direcionado para o processo de digestão.

Aqui está uma das coisas mais surpreendente sobre o hábito de tomar banho frio: o corpo anseia por repetir!

Seu corpo tem a capacidade intrínseca de curar e se reequilibrar.

Isso criará um ciclo de feedback natural para coisas que são benéficas para ele.

Portanto, se você ainda estiver lutando depois de alguns dias, lembre-se de que não apenas ficará mais fácil, como também seu corpo começará a esperar por isso.

Ainda não está convencido?

Eu não culpo você. Ter o hábito diário de tomar um banho frio de 10 minutos, é algo desafiador!

Você se sentirá mais energizado, mais calmo e pode lidar com a vida, de forma mais equilibrada emocionalmente.

Muitas vezes melhorar nossa vida está em adotar soluções simples.

Tente e não insista um pouquinho.

Referências:

1 – https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22269323/

2- https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S030698770700566X

3- https://www.jstage.jst.go.jp/article/biomedres/27/1/27_1_11/_article

4- https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0161749

5- https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD008262.pub2/abstract

6- https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15778892/

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta