Extrato de sucupira: entendendo seus benefícios

A sucupira é uma árvore natural da mata atlântica e do cerrado brasileiro, e suas sementes, de onde é retirado o extrato de sucupira, têm propriedades medicinais que, há muitas gerações, são conhecidas e utilizadas como remédios caseiros. 

Neste texto, falamos um pouco sobre quais são os benefícios do óleo extraído dessa poderosa árvore e as suas aplicações na saúde moderna. Não deixe de conferir! 

O que é o extrato de sucupira?

A sucupira é uma árvore natural do bioma de cerrado, muito encontrada nas regiões de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás. Suas sementes são conhecidas pelas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias e é delas que o característico óleo é extraído. 

Além de suas propriedades medicinais, as sementes de sucupira também são utilizadas para a preparação de chás, tinturas naturais e composição de remédios fitoterápicos. 

Quais são os efeitos do óleo de sucupira? 

O extrato de sucupira é muito conhecido por suas propriedades analgésicas e cicatrizantes, sendo também amplamente utilizado como um anti-inflamatório, antirreumático e antioxidante. 

Esse elemento pode ser especialmente útil para pacientes que procuram alívio para as dores nas articulações causadas pela artrose, artrite e diversos tipos de reumatismo. Sua ação também é conhecida por beneficiar a cicatrização da pele em casos de eczemas ou dermatites, além de combater sintomas de inflamação.

Seu consumo não causa efeitos adversos, mas grávidas, lactantes e crianças menores de 12 anos de idade devem evitá-lo. Pacientes com problemas renais ou no fígado devem fazer uso moderado da substância.

Chá de sucupira vs. extrato de sucupira

As propriedades da sucupira são usualmente consumidas por meio dos chás das sementes, óleos ou cápsulas.

Ainda que o consumo por meio de chás seja bastante popular, seus efeitos podem não ser completamente potencializados. Isso ocorre porque, ao ferver as sementes, elas liberam um óleo – que normalmente é descartado – e nele estão contidas todas as vitaminas e minerais mais importantes da sucupira. 

Seus compostos químicos são lipossolúveis, ou seja, dissolvem-se de maneira mais efetiva na gordura do óleo. Isso quer dizer que, ainda que a água do chá tenha algumas das propriedades ativas da sucupira, aqueles que desejam potencializar seus resultados devem fazer uso do seu extrato. 

O óleo pode ser ingerido quando o objetivo for tratar dores mais generalizadas, mas ele também pode ser aplicado na região dolorida por meio de uma massagem, funcionando como um analgésico tópico. 

Onde encontrar o óleo de sucupira?

Saber a procedência do óleo é importante para que seus resultados sejam garantidos. No site da Farmácia Sempre Viva, você poderá encontrar o extrato de sucupira, assim como o composto anti-inflamatório para tratamento interno. 

Há mais de 15 anos, a Farmácia Sempre Viva trabalha em conjunto com médicos, nutricionistas e terapeutas para entregar as melhores soluções em fitoterápicos. 

Longe de nos preocuparmos apenas com a venda, nosso principal objetivo é tornar a vida de nossos clientes mais saudável e livre de dores. 

Por isso, também focamos em trazer informações sobre todos os produtos disponíveis em nosso site por meio de nosso blog. Confira nossos artigos sobre fitoterápicos e medicina natural.

Saiba mais: sucupira é bom para quê

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta