pessoa com luvas manuseando medicamentos de uma farmácia de manipulação

O que faz uma farmácia de manipulação?

A farmácia de manipulação chega ao Brasil com a família real portuguesa em 1808, quando Dom João VI começou a incentivar o ensino da medicina e da farmácia no país.

Com o passar do tempo, houve a profissionalização da área da saúde, e as antigas boticas foram se transformando nas chamadas farmácias.

A princípio, as farmácias eram de produção essencialmente artesanal, utilizando de estudos e da flora medicinal brasileira para desenvolver e fornecer medicamentos para o tratamento de doenças em geral.

Graças ao desenvolvimento da ciência e das pesquisas, as farmácias de manipulação continuaram se transformando e se profissionalizando para produzir fórmulas específicas e magistrais.

Veja como a farmácia de manipulação funciona hoje em dia e como encontrar uma farmácia confiável:

O que são farmácias de manipulação hoje

A farmácia de manipulação é um local onde são produzidos medicamentos prescritos ou recomendados por profissionais de saúde levando em consideração as especificidades de cada caso.

Hoje, a farmácia de manipulação é capaz de produzir quase todo tipo de medicamento, suplemento, dermocosmético, associações de substâncias medicamentosas (muitas vezes não produzidas pela indústria farmacêutica), etc.

É importante ressaltar que as necessidades individuais de cada paciente são respeitadas na farmácia de manipulação. Isso significa que esse tipo de farmácia é capaz de entregar um produto personalizado, diferentemente das drogarias convencionais.

As vantagens da farmácia de manipulação

As principais vantagens da farmácia de manipulação envolvem:

Qualidade da matéria-prima

A matéria-prima é escolhida com afinco pela farmácia de manipulação, que também realiza um exame minucioso do material. Apenas após a aprovação dos especialistas, a produção é liberada.

Atendimento de pacientes com intolerâncias e alergias

O farmacêutico que atua em farmácia de manipulação é capaz de atender aos casos de pessoas com intolerância à lactose, a corantes, ao glúten ou que apresentam alergias a determinadas substâncias.

Preservação do meio ambiente

O produto manipulado é feito especificamente para o caso do paciente, na dosagem exata, evitando o descarte de substâncias medicamentosas que contaminam o solo e a água.

Dosagem específica

As fórmulas manipuladas se transformam em remédios que carregam a dosagem exata para cada paciente, evitando sobredosagem desnecessária e garantindo que o tratamento siga de forma adequada.

Fórmulas associadas

Por meio do trabalho feito em farmácia de manipulação, é possível criar diversas fórmulas com ativos associados – contanto que um não interfira no outro. Isso tende a minimizar o custo de um tratamento.

Como encontrar uma farmácia de manipulação confiável

Para encontrar uma farmácia de manipulação confiável, é recomendável seguir as seguintes dicas:

  • Preste atenção na qualidade do atendimento;
  • Averigue se a farmácia de manipulação conta com certificação da Anvisa;
  • Verifique se a farmácia tem um laboratório de manipulação próprio;
  • Leia depoimentos na internet;
  • Esteja certo de que a farmácia de manipulação dispõe de um farmacêutico responsável.

Como a Farmácia Sempre Viva pode te ajudar

A farmácia de manipulação Farmácia Sempre Viva (FSV) nasceu em 2004 com a missão de entregar fórmulas eficientes e seguras aos seus clientes.

A equipe da Farmácia Sempre Viva garante que seus manipulados ajudem pessoas com diferentes necessidades a terem mais qualidade de vida, principalmente se associados a hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos.

Além de contar com equipe de profissionais capacitados, a farmácia também recebe apoio dos mais diversos profissionais de saúde, como nutricionistas, médicos, terapeutas ou enfermeiros, visando desenvolver soluções ainda mais completas.

Isso significa que a Farmácia Sempre Viva entrega muito mais do que fórmulas. Ela vai além e se preocupa em criar uma relação de confiança a partir de um relacionamento humano com o cliente.

Navegue pelo site e confira o catálogo de produtos da FSV. Aproveite e entre em contato para conversar com a farmacêutica responsável.

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta