Benefícios de fitoterápicos para TDAH

Fitoterápicos para TDAH: benefícios do tratamento natural

De acordo com dados da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), há aproximadamente 2 milhões de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) no Brasil. Marcada por sintomas como impulsividade, agitação e falta de atenção, o TDAH pode prejudicar o processo de aprendizagem das crianças e, se não tratado, perdurar por toda a vida adulta, resultando em maiores índices de desemprego, divórcio e problemas na vida social.

Ainda segundo dados da ABDA, 75% dos adultos com TDAH manifestam comorbidades, como compulsão alimentar, distúrbio do sono, depressão, ansiedade, bipolaridade, dislexia, dependência química e alcoolismo devido aos problemas que o transtorno traz para as diferentes esferas da vida do indivíduo.

Para evitar que essa condição se estenda por toda a vida ou, pelo menos, para atenuar seus sintomas, é fundamental que o paciente conte com o apoio de profissionais da saúde, como psiquiatras, neurologistas e psicólogos, e siga o tratamento prescrito corretamente. Além disso, é possível potencializar o tratamento com o uso de fitoterápicos para TDAH, como você verá a seguir.

O que é o TDAH? 

Também conhecido como Distúrbio do Déficit de Atenção (DDA), o TDAH é um transtorno neurobiológico crônico de origem genética que surge na infância e pode se estender até a vida adulta. Seus principais sintomas são desatenção, desassossego e impulsividade, os quais aparecem na infância e podem perdurar toda a vida se não for diagnosticado e tratado o quanto antes.

Quais são os sintomas do TDAH?

Há uma série de sintomas do TDAH que indicam a presença da condição na pessoa. É crucial salientar que apenas um profissional pode diagnosticar o TDAH, mas separamos uma lista que pode ajudar a perceber que é a hora de procurar ajuda.

Estas características podem estar presentes em adultos, adolescentes e crianças:

  • Dificuldade em esperar a própria vez e frequentemente interromper as atividades de outros;
  • Dificuldade em manter a atenção em detalhes e tarefas específicas;
  • Dificuldade em permanecer sentado em situações que requerem atenção, como nas salas de aula ou reuniões;
  • Dificuldade em seguir instruções e concluir tarefas diárias;
  • Dificuldade para brincar ou se envolver em atividades de forma calma;
  • Distração frequente por estímulos externos;
  • Reagir com agressividade diante de frustrações em algumas situações;
  • Falar excessivamente e, muitas vezes, interromper os outros;
  • Inquietação física, correria ou movimentação excessiva;
  • Parecer ignorar quando falam diretamente com ele ou ela;
  • Perder frequentemente objetos importantes para suas tarefas diárias;
  • Problemas para se organizar.

Podemos tratar o TDAH de forma natural?

É possível associar o tratamento prescrito pelo médico ao uso de fitoterápicos, como o Brain Factor-7. Duas pesquisas clínicas duplo-cego, randomizadas e controladas por placebo, foram realizadas para verificar a efetividade de BF-7® em crianças. Os resultados foram:

  • 40,7% de melhora na memória de curto prazo;
  • 28,6% na memória de longo prazo;
  • 31,1% no aumento do coeficiente de memória em quatro semanas.

Portanto, sim, tratamentos naturais, como a ministração de fitoterápicos, podem tratar o TDAH. É interessante aliar o tratamento com fármacos sintéticos prescritos pelos médicos aos fitoterápicos, pois os primeiros demandam uma série de precauções e apresentam riscos e efeitos colaterais desagradáveis, como aumento da frequência cardíaca, prisão de ventre e ansiedade, por exemplo.

Por que escolher um tratamento para TDAH natural?

Mulher fazendo tratamento natural para TDAH.

A escolha de um tratamento natural para TDAH pode ser a opção de algumas pessoas por diversos motivos. Algumas preferem evitar medicamentos que possam ter efeitos colaterais ou preocupações, como dependência.

Além disso, tratamentos naturais geralmente visam abordar as causas subjacentes do TDAH e promover mudanças no estilo de vida e hábitos que podem melhorar a saúde mental e física, o que pode ser visto como uma abordagem mais holística para o tratamento.

No entanto, é importante salientar que o tratamento natural pode não ser suficiente para tratar todos os sintomas do TDAH e, em alguns casos, é necessário combiná-lo com medicamentos e terapias tradicionais.

O tratamento para TDAH adequado deve ser escolhido em conjunto com um profissional de saúde qualificado.

Melhores tratamentos para TDAH sem uso de medicação

Conheça tratamentos para TDAH naturais:

Alimentação saudável

Para tratar o TDAH de forma natural e sustentável, é importante melhorar os hábitos e o estilo de vida. Isso inclui a prática de exercícios aeróbicos, que aumentam a vascularização cerebral e o consumo de alimentos que garantam um fluxo regular de energia para o cérebro.

Além disso, é recomendável fazer a suplementação com fosfolipídeos, aminoácidos precursores dos neurotransmissores, vitaminas do complexo B, C e D, antioxidantes, minerais e gorduras saudáveis.

Para crianças, é indicada a combinação de minerais selecionados, como magnésio, selênio e zinco, assim como vitaminas do complexo B (especialmente a colina), que ajudam no desenvolvimento cerebral, melhorando a atenção e o foco e reduzindo a hiperatividade.

Terapia

Além de tratar os sintomas do TDAH, é importante lidar com questões emocionais e psicológicas que possam acompanhar o transtorno, como ansiedade, depressão, estresse crônico e baixa autoestima.

Por isso, a terapia é uma opção indispensável para alcançar uma abordagem efetiva no tratamento.

É comum que haja sobreposição ou comorbidade de sintomas, por isso é importante realizar um diagnóstico diferencial adequado.

Técnicas de relaxamento e meditação

As técnicas de relaxamento e meditação, como o yoga, acupuntura e shiatsu, podem ajudar a controlar os sintomas de agitação e melhorar a concentração em pessoas, sendo algumas das atividades naturais para o tratamento do TDAH.  

No mais, essas técnicas podem ajudar a reduzir os níveis de estresse e ansiedade, promovendo uma sensação geral de bem-estar e equilíbrio emocional.

É importante consultar um profissional qualificado para ter a orientação adequada e segura na prática dessas técnicas.

Manutenção de um ambiente de casa organizado

Uma casa organizada e com regras pode contribuir significativamente para o tratamento natural do TDAH, proporcionando um ambiente que facilite a realização de tarefas e a melhoria da concentração.

Um espaço desorganizado pode aumentar os sintomas de impulsividade, hiperatividade e desatenção. Portanto, manter uma rotina regular e criar um ambiente tranquilo e organizado em casa pode ser uma estratégia eficaz para ajudar as crianças e adultos com TDAH a controlar seus sintomas e melhorar seu desempenho diário.

Brain Factor-7 (BF-7)

Esse fitoterápico é extraído naturalmente da seda e melhora a cognição e o processo de aprendizagem, tornando-o uma opção eficiente para o tratamento do TDAH. Inclusive, pesquisas apontam que os resultados do Brain Factor-7 podem ser observados a partir de três semanas de uso.

O princípio ativo por trás da seda é a fibroína, que contribui com o aumento do fluxo sanguíneo cerebral, diminuição dos radicais livres e aumento da concentração de acetilcolina no cérebro, neurotransmissor responsável pelo processo de aprendizagem e memória.

Além de contribuir para o tratamento complementar de TDAH, o BF-7 também auxilia na prevenção e tratamento coadjuvante de demências como Alzheimer e melhora da cognição em pacientes com síndrome pós-covid.

Fitoterápicos para TDAH você encontra na Farmácia Sempre Viva

A Farmácia Sempre Viva conta com mais de quinze anos de experiência no mercado de medicamentos manipulados e recebe o apoio de vários profissionais de saúde para garantir a eficácia e qualidade dos produtos desenvolvidos.

Se você deseja conhecer mais sobre o Brain Factor, um dos melhores fitoterápicos para TDAH, entre em contato conosco e peça mais informações!

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 413

Deixe uma resposta