Você conhece o ginseng, para que serve, seus benefícios e como ele pode ajudar na disposição e saúde sexual?
O ginseng (Panax ginseng) é uma planta de origem chinesa que é utilizada há séculos para fins medicinais.
Seus benefícios atuam em diferentes partes do corpo. Aqui, no ocidente, essa raiz é amplamente usada para combater a fadiga, estresse e disfunção erétil (principalmente em homens mais velhos).
Conheça mais sobre os benefícios do ginseng para o corpo humano e como deve ser feita a sua suplementação.
O que é o ginseng?
Como vimos, o ginseng é uma raiz medicinal que traz diversos benefícios para a saúde de homens e mulheres.
Além de ter ação revitalizante e estimulante, sendo ótima para pessoas que estão em quadros de cansaço crônico, ele pode dar um estímulo extra para homens mais velhos que buscam melhorar a saúde sexual, funcionando como um suplemento masculino.
Existem 3 plantas que levam o nome de Ginseng:
- Panax ginseng C.A. Meyer – o ginseng coreano ou chinês aqui descrito neste artigo;
- Panax quinquefolium – o ginseng americano;
- Acanthopanax senticosus – também conhecido como ginseng siberiano.
Ginseng para que serve
Os 5 principais benefícios do ginseng para o corpo humano envolvem:
1. Ajuda no tratamento da disfunção erétil
Um estudo realizado na Coreia do Sul observou que cerca de 60% dos homens que consumiram ginseng vermelho mostraram melhora no quadro de disfunção erétil.
Outro levantamento, publicado no British Journal of Clinical Pharmacology, chegou à conclusão de que a raiz ajuda mesmo no tratamento de homens que sofrem de disfunção.
2. Diminui o estresse
O ginseng pode ajudar quem sente muito estresse, uma vez que, com o auxílio dessa raiz, o corpo passa a reagir ao cansaço mental, fornecendo mais energia para o seu corpo.
O uso de ginseng pode ser bastante positivo se você busca melhorar a tensão do dia a dia, assim como a circulação sanguínea e a saúde mental.
3. Revitaliza o corpo
Três estudos analisaram os componentes do ginseng e concluíram que alguns deles, como o oligopeptídeo e o polissacarídeo, auxiliam no combate ao estresse oxidativo. Na prática, eles ajudam na produção de energia das células e, por isso, revitalizam o corpo.
Foi observado, ainda, que a suplementação feita em pessoas se mostrou positiva para quadros de fadiga mental, na dosagem de 1g a 2g de ginseng.
4. Fortalece a imunidade
A raiz traz vantagens ao sistema imunológico graças aos seus compostos bioativos, agindo contra doenças bacterianas, infecções virais e, até mesmo, doenças autoimunes.
5. Melhora a memória e a concentração
É possível afirmar que, na maioria dos casos, o consumo de ginseng pode melhorar questões envolvendo memória, concentração, qualidade do sono e disposição em geral, além de maior capacidade de aprendizado. Muito disso se deve à melhora da circulação cerebral.
Além desses 5 benefícios que são muito importantes para o bem-estar e a qualidade de vida, podemos destacar outras vantagens do consumo de ginseng:
- Ajuda a regular a pressão arterial;
- Reduz o cansaço e a fadiga;
- É um excelente tônico cerebral;
- Reduz o cortisol (hormônio responsável pela sensação de nervosismo e estresse);
- Melhora a circulação sanguínea (a variação utilizada para isso é o ginseng coreano);
- Melhora a concentração e a memória, principalmente de pessoas que estudam ou trabalham bastante;
- Previne gripes e resfriados, especialmente em idosos e pessoas com a imunidade baixa;
- É rico em antioxidantes, o que traz vários benefícios e ajuda a prevenir o câncer;
- Promove bem-estar ao combater a sonolência e o cansaço;
- Combate os sintomas da disfunção e da impotência sexual ao melhorar a circulação sanguínea.
Veja também: Bacopa Monnieri para cérebro e memória
Ginseng apresenta efeitos colaterais?
Assim como tudo na vida, o ginseng pode trazer efeitos colaterais se for consumido em excesso. O uso exagerado da raiz pode provocar aumento da pressão arterial, insônia e diarreia.
Para evitar problemas desse tipo, é fundamental seguir a orientação de consumo e sempre buscar ajuda médica caso tenha sintomas.
É aconselhável procurar acompanhamento frequente caso o objetivo seja manter a ingestão das cápsulas de ginseng.
Qual é a dosagem recomendada do ginseng?
O ginseng pode ser consumido de várias formas:
- Chá através da decocção (fervura junto com a raiz): 3 a 10 g da raiz em 500 mL de água. Tomar três xícaras por dia.
- Pó: 1-4 g diários.
- Tintura: 30 gotas em água, uma vez ao dia.
- Extrato seco (4%): até 120 mg, duas vezes ao dia. Perceba que o extrato seco é diferente do pó, o extrato seco é um insumo que contém as substâncias ativas do ginseng de forma mais concentrada. A Farmácia Sempre Viva utiliza apenas o extrato seco de ginseng em suas formulações.
Importante: não é recomendável consumir ginseng de forma contínua. Seus efeitos são mais bem aproveitados quando a raiz é consumida por curtos períodos, levando em conta a orientação de um profissional da área da saúde.
Ginseng: para que serve e os benefícios do suplemento da Farmácia Sempre Viva
Agora que você já conhece o ginseng, para que serve, seus benefícios e como o tomar, é preciso adquirir um suplemento que seja de qualidade e boa procedência. Nesse sentido, a Farmácia Sempre Viva entrega o que há de melhor no mercado de suplementos alimentares.
Nós comercializamos cápsulas de ginseng e outros suplementos especificamente para auxiliar no trabalho da disfunção erétil em homens. Você pode encontrar o produto aqui pelo site, no catálogo da loja on-line.
Não deixe de conferir todos os benefícios do suplemento de ginseng para disfunção erétil da Farmácia Sempre Viva. Aproveite para comprar sem ter que sair de casa!
Veja mais: Estimulante sexual natural – Alprostadil