Hiperplasia prostática benigna: alternativa de tratamento com Beta-Sitosterol

Conheça as principais causas e sintomas da hiperplasia prostática benigna (também conhecida por “próstata aumentada”) e saiba como Beta-Sitosterol pode auxiliar no tratamento.

O que é hiperplasia prostática benigna (HPB)?

A hiperplasia prostática benigna refere-se a um aumento benigno (não canceroso) da glândula prostática. A condição acomete homens e dificulta a micção.

Causas e sintomas da HPB

As causas exatas da hiperplasia prostática benigna ainda não são conhecidas. O que se sabe é que a condição é muito mais presente em homens mais velhos que já passaram dos 50 anos.

A hiperplasia, provavelmente, é decorrente das alterações hormonais sofridas com o passar dos anos, principalmente relacionadas à testosterona e ao di-hidrotestosterona (hormônio que possui relação direta com o anterior).

Os sintomas

Os sintomas mais conhecidos da hiperplasia prostática benigna são:

  • Acordar ao longo da noite para urinar;
  • Vontade urgente de urinar;
  • Vontade frequente de urinar;
  • Dificuldade para começar a urinar;
  • Jato de urina fraco ou inconstante;
  • Sensação de que ainda está com a bexiga cheia mesmo após urinar.

Tais sintomas tendem a surgir em homens de idade mais avançada e, se não tratados, é bem comum que se agravem conforme o aumento da próstata, podendo comprimir a uretra ao ponto de afetar todo o sistema urinário.

A taxa de incidência nos homens

A próstata é um órgão que cresce ao longo da vida do homem. O processo costuma começar na puberdade e ganha força aos 25 anos. Nesse sentido, a taxa de incidência da hiperplasia prostática benigna é de 50% em homens com mais de 50 anos e de 90% em homens com mais de 90 anos.

Ou seja, trata-se de uma doença considerada comum e cada vez mais incidente conforme o homem envelhece. Geralmente, um terço dos homens que apresentam os sintomas descritos anteriormente são diagnosticados com hiperplasia prostática benigna.

Tratamento para HPB: o que é Androtase e sua relação com Beta-Sitosterol

O Androtase™ é um medicamento natural desenvolvido visando à saúde da próstata e ao combate à HPB. Sua composição contém Beta-Sitosterol em altas dosagens, substância muito eficiente no tratamento da hiperplasia prostática benigna e que atua diretamente na transformação da testosterona em DHT (di-hidrotestosterona).

O que é Beta Sitosferol?

Beta-sitosterol (ou β-sitosterol) é um composto vegetal que faz parte de um grupo de substâncias conhecidas como fitoesteróis.

Embora os fitoesteróis tenham demonstrado ajudar a reduzir os níveis de colesterol, o beta-sitosterol, em particular, também foi estudado por seu papel potencial na saúde da próstata devido às suas propriedades antiinflamatórias e antioxidantes.

Para que serve o Beta Sitosferol?

Estudos comprovaram que o beta-sitosterol pode reduzir os sintomas urinários associados à HBP e ajudar a proteger contra o crescimento de células cancerosas.

Estes estudos observaram que os efeitos que a incidência de Beta-Sitosterol induziu a um efeito antiproliferativo de forma dose-dependente. O β-sitosterol está presente no suplemento Androtase.

Beta-Sitosterol na HPB (hiperplasia benigna da próstata)

No estudo, 177 pacientes receberam o Beta-Sitosterol (dosagem aproximada de 130 mg durante 6 meses). Observou-se uma melhora substancial nos resultados avaliados.

Em suma, a conclusão é que o Beta-Sitosterol pode auxiliar no tratamento de HPB de forma muito efetiva.

Advertências sobre o uso de Androtase (Beta-Sitosterol)

  • Pessoas com hipersensibilidade ao Beta-Sitosterol não devem ingerir o medicamento;
  • Medicamentos em cápsulas não podem ser partidos ou mastigados;
  • Esse medicamento não pode ser utilizado por indivíduos hipoglicêmicos ou hipertensos sem orientação médica.

Encontre Androtase (Beta-Sitosterol) na Farmácia Sempre Viva

O Beta-Sitosterol é uma substância encontrada no Androtase, medicamento natural que contribui para o tratamento de hiperplasia prostática benigna e que pode ser adquirido na Farmácia Sempre Viva.

A Farmácia Sempre Viva utiliza o mesmo ativo desenvolvido na Europa, buscando a saúde da próstata e o bem-estar do homem. Por meio das cápsulas com Beta-Sitosterol, é possível otimizar os resultados do tratamento para próstata aumentada, diminuindo sintomas e o incômodo causado pela doença.

Navegue pelo site e veja como adquirir o Androtase com Beta-Sitosterol.

Referências:

Lomenick, B., Shi, H., Huang, J., & Chen, C. (2015). Identification and characterization of β-sitosterol target proteins. Bioorganic & medicinal chemistry letters, 25(21), 4976–4979. https://doi.org/10.1016/j.bmcl.2015.03.007

Bin Sayeed, M. S., Karim, S., Sharmin, T., & Morshed, M. M. (2016). Critical Analysis on Characterization, Systemic Effect, and Therapeutic Potential of Beta-Sitosterol: A Plant-Derived Orphan Phytosterol. Medicines (Basel, Switzerland), 3(4), 29. https://doi.org/10.3390/medicines3040029

Sudeep, H. V., Thomas, J. V., & Shyamprasad, K. (2020). A double blind, placebo-controlled randomized comparative study on the efficacy of phytosterol-enriched and conventional saw palmetto oil in mitigating benign prostate hyperplasia and androgen deficiency. BMC urology, 20(1), 86. https://doi.org/10.1186/s12894-020-00648-9

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta