Óleo de coco: quais os benefícios para o organismo?

Os benefícios do óleo de coco fazem parte de um tópico que permeia o debate popular já há algum tempo, sendo discutido tanto por médicos especialistas no assunto, quanto por curiosos. 

De maneira compreensível, tendo em vista a divergência de informações em relação ao tópico, muitas pessoas optam por não fazer o uso dessa gordura natural que faz tão bem para o organismo. A seguir, entenda por que o óleo de coco é benéfico. 

Do que é composto o óleo de coco? 

Ele é extraído da polpa do coco quando este está maduro. Tal componente é um óleo vegetal composto por uma variedade de gorduras saturadas e ácidos graxos. 

O termo “gordura saturada” pode ser polêmico, fazendo com que algumas pessoas fiquem receosas quanto ao consumo desse óleo, afinal, gorduras saturadas são ruins, certo? Errado!

Existem muitos tipos de gorduras saturadas presentes na natureza. Elas são parte importante do funcionamento do corpo humano e não devem ser vilanizadas. 

A gordura saturada no óleo de coco

A presença de gorduras saturadas nesse alimento não é um indício de sua ineficácia, muito pelo contrário. Essas gorduras presentes no óleo de coco são, quase todas, compostas por ácido láurico e gorduras de cadeia média, conhecidas por serem termogênicas.

O ácido láurico, assim que é digerido pelo nosso estômago, transforma-se em monolaurina, um composto capaz de eliminar bactérias ruins e restabelecer o equilíbrio da flora intestinal. 

O óleo de coco também tem grande concentração de ácido caprílico, um antifúngico poderoso que, assim como o ácido láurico, é encontrado em grandes quantidades no leite materno. 

Quais os benefícios do consumo regular do óleo de coco? 

A seguir, entenda melhor quais são os principais benefícios de se consumir o óleo de coco regularmente. 

Fortalecimento do sistema imunológico

Boa parte de nossas defesas imunológicas estão presentes na flora intestinal. O ácido láurico, presente no óleo de coco, tem o poder de combater vermes, bactérias e fungos no estômago, restaurando toda a capacidade de absorção dos nutrientes e combatendo infecções.

Auxílio no processo de emagrecimento

Afirmar que uma gordura ajuda no emagrecimento pode parecer contraditório, mas garantimos que não é. O óleo de coco é um componente de fácil absorção, fazendo com que não sejam necessárias enzimas para sua digestão. 

Sendo assim, o componente é rapidamente transformado em energia pelo nosso corpo, estimulando a tireoide e aumentando o metabolismo basal, o que auxilia na queima de calorias.

Controle do colesterol

O óleo de coco ajuda na redução do mau colesterol, evitando sua oxidação, enquanto promove o aumento do HDL, o bom colesterol. Tal característica ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e cerebrais. 

Como consumir óleo de coco? 

Para que você realmente experimente todos os potenciais benefícios de se consumir o óleo de coco, esse alimento precisa estar presente de forma regular em sua alimentação, seja pelo seu consumo direto ou pelo uso de suplementação. 

Você pode encontrar cápsulas de óleo de coco no site da Farmácia Sempre Viva. Integre o coco à sua alimentação diária e experimente todos os maravilhosos resultados que esse alimento pode proporcionar. 

Se você quer saber como utilizar a suplementação e o uso de componentes naturais para melhorar a sua qualidade de vida, precisa conhecer o blog da Farmácia Sempre Viva. Nosso portal está recheado de informações importantes que te ajudarão a cuidar melhor do seu corpo e levar uma vida mais saudável!

Veja mais: ​Arginina​ – ​Vitamina K2​ – ​Inibidor de apetite​ – ​Propolis Verde

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta