Para que serve o minoxidil e como usá-lo da forma certa?

É fundamental saber para que serve minoxidil antes de iniciar o tratamento com esse produto.

Basicamente, o minoxidil é um composto químico utilizado no tratamento e prevenção de queda de cabelo androgênica, estimulando a microcirculação da região e oxigenando o bulbo capilar a fim de levar ao crescimento dos fios.

Para que serve minoxidil?

O minoxidil é um produto utilizado para promover o crescimento saudável dos cabelos. Ele é amplamente recomendado por dermatologistas para o tratamento de calvície e outras doenças que atingem o couro cabeludo e causam a queda dos fios.

Pode ser utilizado também em outras regiões, como barba e sobrancelhas.

Como usar o minoxidil corretamente?

O minoxidil deve ser aplicado no couro cabeludo (ou na base da barba/sobrancelha) limpo e seco. Aplique o produto e o espalhe com as pontas dos dedos. Não é necessário massagear.

Após a aplicação, é preciso esperar a pele absorver todo o produto antes de pentear os cabelos, não sendo necessário enxaguar.

Por quanto tempo eu devo usar o minoxidil?

Os efeitos do minoxidil variam de acordo com o caso. Algumas pessoas relatam sentir diferença após algumas semanas, mas em geral é preciso aguardar cerca de três meses para ver os resultados.

Muitos pacientes relatam queda capilar após interromper o uso do minoxidil, de forma a ser necessário usá-lo continuamente.

Quais são as contraindicações e efeitos colaterais do minoxidil?

Contraindicações

O minoxidil é contraindicado para pacientes que possuem hipersensibilidade à fórmula. É recomendável fazer um teste aplicando o produto no dorso da mão e aguardar até 24 horas para ter certeza de que ele não causará nenhuma reação.

No mais, mulheres grávidas devem evitar o uso desse produto, e adolescentes precisam de acompanhamento médico.

Efeitos colaterais

Nos primeiros 15 dias, o paciente pode sentir um agravamento da queda capilar. Isso ocorre porque o minoxidil expulsa os fios enfraquecidos (que já cairiam naturalmente) para possibilitar o crescimento de fios mais fortes.

Qual é o resultado esperado do minoxidil?

Espera-se que o uso de minoxidil possa:

  • Engrossar fios finos;
  • Melhorar a circulação sanguínea, principalmente em pacientes com hipertensão;
  • Preencher falhas na barba e nas sobrancelhas;
  • Fazer crescer cabelo mais rápido;
  • Melhorar a aparência dos cabelos em geral;
  • Combater a alopecia androgenética, também conhecida como calvície, em homens e mulheres;
  • Preencher falhas no couro cabeludo (causadas por diversos problemas, como alergias);
  • Fortalecer os fios (principalmente em casos de pacientes que passaram por tratamentos agressivos, como câncer, ou procedimentos químicos que danificaram seriamente os fios), sendo capaz de garantir mais saúde ao couro cabeludo.

Saiba para que serve minoxidil e adquira o produto na Farmácia Sempre Viva

O minoxidil é um composto bastante eficiente no tratamento da queda capilar. Na hora de adquiri-lo, é preciso saber para que serve minoxidil e conhecer sua procedência para garantir a qualidade do que será aplicado na raiz do seu cabelo.

Por isso, conte com a loção de minoxidil para cabelos da Farmácia Sempre Viva, uma empresa que se preocupa em entregar as melhores formulações aos seus pacientes, visando a saúde e o bem-estar de quem busca por mais qualidade de vida.

Saiba para que serve minoxidil e o adquira pelo site. Aproveite para conhecer os outros produtos para saúde capilar da Farmácia Sempre Viva.

Imagem padrão
Vivian Costa
Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: https://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/
Artigos: 254

Deixe uma resposta