o que é e para que serve o óvulo vaginal

Para que serve o óvulo vaginal e quando usá-lo

O óvulo vaginal é um produto feito à base de probióticos, óleo de coco e gelatina para ser introduzido no canal da vagina e reequilibrar a microbiota local.

Por meio do óvulo vaginal, é possível restabelecer o equilíbrio dos microrganismos que vivem na vagina, melhorando a saúde da pessoa como um todo.

Conheça o óvulo vaginal, para que serve, como deve ser utilizado e os benefícios que representa para a saúde.

O que é e para que serve o óvulo vaginal

O óvulo vaginal é um produto sólido, similar a um supositório, que libera medicamentos após ser inserido por via intravaginal.

Por sua cápsula ser feita a partir de gelatina, as substâncias se dissolvem nos fluidos vaginais, sendo absorvidas de forma local, isto é, sem ação sistêmica (ao contrário dos remédios administrados por via oral).

Os melhores resultados são obtidos em consulta com médico ginecologista. Existem médicos que com condutas mais naturais e integrativas, que prescrevem óvulos vaginais ao invés das tradicionais pomadas antifúngicas que muitas vezes dão efeito rebote – melhoram a condição da candidíase, mas depois ela acaba voltando.

Quando usar o óvulo vaginal

Basicamente, o óvulo vaginal é indicado para:

  • Reequilibrar a microbiota vaginal estimulando a colonização de microrganismos importantes para a saúde genital;
  • Tratar infecções na vagina, como vaginite por Trichomonas, vaginoses, candidíase e vaginite bacteriana;
  • Diminuir os sintomas de infecções que podem acometer o trato vaginal, entre eles, a sensação de ardência e de coceira.

Como usar corretamente

O primeiro passo para usar o óvulo vaginal corretamente é realizar a devida higienização das mãos antes mesmo de pegar o produto.

A inserção pode ser conduzida com o próprio dedo, sempre com muito cuidado para que o óvulo esteja completamente inserido antes de começar a derreter.

É recomendável fazer a aplicação do óvulo vaginal durante a noite, ao se deitar para dormir, já que dessa forma o produto permanecerá no local correto durante um longo período, facilitando a absorção.

Benefícios do óvulo vaginal

É fundamental que a microbiota da vagina esteja em equilíbrio, uma vez que esses microrganismos são responsáveis por manter o bom funcionamento do sistema reprodutor.

Nesse sentido, um dos principais benefícios do óvulo vaginal é, justamente, auxiliar quem está sofrendo com as consequências de um possível desequilíbrio, como Gardnerella vaginalis (conhecida como vaginose), inflamações em geral e a temida candidíase (causa pelo descontrole dos fungos que habitam o local).

Repovoar as bactérias boas fazendo uso dos probióticos presentes no óvulo vaginal é uma das melhores formas de ajudá-las a se desenvolverem após algum episódio de desequilíbrio, e esse é o objetivo do produto desenvolvido pela Farmácia Sempre Viva.

Conheça o Óvulo Vaginal da Farmácia Sempre Viva

O Óvulo Vaginal da Farmácia Sempre Viva é produzido a partir de ingredientes naturais que não agridem a flora vaginal.

Feito à base de Lactobacillus, óleo de melaleuca, calêndula e óleo de coco, o Óvulo Vaginal da Farmácia Sempre Viva auxilia no tratamento de infecções e desequilíbrios da microbiota vaginal.

Conheça o produto aqui no site e entre em contato pelo chat caso tenha alguma dúvida.

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta