mulher com as mãos sob o sistema urinário indicando os efeitos dos probióticos para infecção vaginal

Probióticos: veja o efeito dos lactobacilos para infecção vaginal

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), probióticos são “organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefício à saúde do hospedeiro”.

Nesse sentido, os probióticos podem prevenir e auxiliar no combate de problemas de saúde, como, por exemplo, em determinados casos de infecção vaginal, como a candidíase, problema comum entre as mulheres.

Esses micro-organismos podem ser encontrados no leite fermentado, em iogurtes e também na versão cápsula.

Quais são os efeitos dos lactobacilos para infecção vaginal?

A candidíase é uma das principais causas de infecção vaginal e pode ser contraída por meio da relação sexual desprotegida. No entanto, ela surge muito frequentemente quando a imunidade do organismo da mulher está baixa. 

Esse problema é causado por um fungo denominado Candida albicans, o qual é encontrado naturalmente no corpo de homens e mulheres (principalmente na região íntima).

Quando a imunidade sofre uma oscilação, pode ocorrer o desequilíbrio da microbiota vaginal, resultando no desenvolvimento acelerado do referido fungo.

Os lactobacilos vivos são bactérias muito benéficas à saúde e há distintas variantes que compõem esse grupo. Uma delas são os lactobacilos acidófilos que, assim como a Candida albicans, estão presentes na flora vaginal.

Como o próprio nome sugere, esses lactobacilos se adaptam a ambientes ácidos. É por conta dessa característica que eles conseguem sobreviver à ultrapassagem pelo estômago, onde há diversas substâncias ácidas para digerir os alimentos consumidos. 

Além de se adaptarem bem a ambientes com pH baixo, eles produzem ácido lático. Desse modo, o consumo de alimentos ou suplementos ricos nesses micro-organismos permite a maior síntese dessa substância e, consequentemente, reequilibra o pH da região íntima, combatendo a Candida albicans, que não se adapta muito bem a regiões com pH baixo.

Além de atuar na prevenção e combate da candidíase, os lactobacilos são indicados para:

  • Evitar e tratar infecções intestinais, pois atravessam todo o trato intestinal; 
  • Restabelecer microbiota benéfica à saúde após uso prolongado de antibiótico; 
  • Aliviar intolerâncias alimentares, como a intolerância à lactose, pois auxiliam na digestão;
  • Fortalecer o sistema imunológico, visto que viabilizam a maior absorção dos nutrientes pelo organismo.

Efeitos colaterais e contraindicações

A ingestão indiscriminada e sem orientação médica de suplementos compostos por lactobacilos acidófilos pode desencadear efeitos colaterais, como acidose metabólica e infecção.

A princípio, não há contraindicações, mas é preciso consultar o médico para verificar a dosagem adequada, pois cada organismo é único e o excesso de suplementação pode resultar nos problemas mencionados acima.

Conheça a Farmácia Sempre Viva

A Farmácia Sempre Viva atua há 17 anos no segmento farmacêutico, oferecendo medicamentos para todos os estados do Brasil – dentre eles, os Óvulos Vaginais com Lactobacilos, que ajudam a tratar infecção vaginal.

Portanto, se você se interessou por esse suplemento, consulte o seu médico, avalie a possibilidade de incluí-lo na sua rotina de cuidados com a saúde e conte com a Farmácia Sempre Viva para adquiri-lo!

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta