homem com as mãos sob órgão reprodutor por conta do desconforto da Próstata aumentada

Próstata aumentada: o que é, sintomas e tratamentos

De acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) em 2019, cerca de 14 milhões de brasileiros sofrem com hiperplasia prostática benigna, também chamada de próstata aumentada. O presidente da SBU e urologista, Flavio Trigo, afirma que quase 50% da população com próstata é afetada com a hiperplasia a partir dos 50 anos de idade.

Por mais que seja benigna, a condição pode acarretar alguns problemas futuros caso não haja cuidado e acompanhamento médico. Infelizmente, durante a pandemia, a procura por urologista reduziu, e aproximadamente 55% dos brasileiros acima de 40 anos pararam de realizar consultas e tratamentos.

Afinal, o que é a hiperplasia prostática benigna?

Hiperplasia prostática benigna é uma doença que provoca o aumento da próstata. É um desconforto muito comum a todo homem. Este aumento se inicia de forma mais brusca a partir dos 40 anos e se agrava no decorrer dos anos. Geralmente, aos 50 anos, os sintomas deste aumento geram maior desconforto e é neste momento que muitos homens buscam ajuda. 

Por mais que a idade influencia o aparecimento da próstata aumentada, há outros fatores que podem interferir e causar essa doença:

Alimentação

A sua dieta pode agir diretamente na probabilidade de causar hiperplasia quando há ingestão de muito carboidrato refinado e gorduras inflamatórias, como a gordura trans, gorduras insaturadas proveniente de grãos (como óleo de soja e milho) e alguns tipos de gorduras saturadas.

Em resumo, homens com síndrome metabólica, obesos, e fazem uma dieta predominantemente inflamatória aumentam a probabilidade de ter aumento da próstata.

Testosterona

Por ser responsável pela evolução das células na próstata, é uma possível causa para desenvolver hiperplasia.

O aumento da próstata depende do potente andrógeno dihidrotestosterona  (DHT), e quem faz esta conversão de testosterona em dihidrotestosterona  é uma enzima chamada 5-alfa-redutase. Na próstata, a 5-alfa-redutase do tipo II metaboliza a testosterona circulante em DHT, que atua localmente, não sistemicamente. O DHT se liga aos receptores de andrógenos nos núcleos das células, resultando em hiperplasia benigna da próstata.

Além do desconforto devido ao aumento da próstata, há a diminuição do mais importante hormônio sexual masculino (testosterona) e isso traz vários prejuízos para a vida do homem, como:

  • baixo desejo sexual;
  • disfunção erétil;
  • diminuição da sensação de bem-estar;
  • humor deprimido;
  • dificuldades de concentração e memória;
  • fadiga;
  • mau humor e irritabilidade;
  • perda de força muscular.

Em resumo, os níveis totais de testosterona diminuem com a idade, enquanto o volume da próstata e a prevalência de hiperplasia prostática benigna aumentam com a idade.

Histórico familiar

O histórico familiar influencia a evolução da próstata aumentada, independentemente da idade. Caso haja algum parente que tenha desenvolvido tal doença, por mais que o familiar seja novo, a probabilidade de ser afetado pela condição aumenta.

Um estudo encontrou uma possível ligação genética para hiperplasia benigna da próstata em homens com menos de 65 anos que têm uma próstata muito aumentada: seus parentes do sexo masculino tinham quatro vezes mais probabilidade do que outros homens de necessitar de uma prostectomia em algum momento de suas vidas, e seus irmãos tiveram um risco seis vezes maior.

Fique atento ao local da próstata

A próstata é uma glândula que tem como principal finalidade produzir substâncias que realizam a nutrição do espermatozoide no sêmen e se localiza abaixo da uretra, que é o canal urinário responsável pela passagem de urina e de esperma durante a ejaculação.

É relevante saber onde a próstata está posicionada pois, quando há hiperplasia, o inchaço pode atrapalhar a uretra e gerar certo desconforto para a pessoa que desenvolve a doença.

imagem ilustrando no canto esquerdo uma próstata normal e no canto direito o aumento da próstata

Quais são os sintomas da próstata aumentada?

Devido ao fato de estar próxima à uretra, quando a próstata está com hiperplasia, ela pode inchar a ponto de gerar alguns problemas urinários, porém isso depende de cada organismo, existindo vários níveis de sintomas. 

Quando o tratamento não é suficiente, em alguns casos, o profissional da saúde recorre à cirurgia.

Os sintomas que geralmente são apresentados em quem tem hiperplasia são:

  • dificuldade para urinar;
  • infecção urinária;
  • dor abaixo do umbigo;
  • jato urinário fraco;
  • sangramento;
  • retenção urinária;
  • pedra na bexiga (cálculo na bexiga);
  • incontinência urinária;
  • ardor.

A partir do momento em que esses sintomas persistem, é necessário procurar um profissional para realizar exames, um deles é o toque retal, que tem a capacidade de reconhecer e diagnosticar doenças, inclusive o câncer.

Tratamentos naturais e medicamento para próstata aumentada

Alguns alimentos auxiliam na prevenção, redução da dor, inflamação e outros benefícios.

Entre eles estão:

  • suco de tomate;
  • cápsula de urtiga;
  • semente de abóbora;
  • extrato de saw palmetto.

Todos os alimentos ricos em licopeno e zinco podem beneficiar e ajudar a aliviar os sintomas da hiperplasia. É preciso frisar que esses tipos de medicamentos não curam, mas previnem e reduzem os sintomas, então o acompanhamento médico e a realização de exames são essenciais para o tratamento ser efetivo.

O medicamento para próstata da Farmácia Sempre Viva

É ideal realizar o consumo consciente e bem-indicado de qualquer tipo de medicamento a partir da aprovação de um médico. A Farmácia Sempre Viva proporciona segurança e confiança nos seus produtos, como o medicamento para próstata.

O medicamento da Farmácia Sempre Viva foi criado a partir de minerais e remédios fitoterápicos (naturais) e se constitui de extrato de lúpulo, saw palmetto, pycnogenol e licopeno.

A Farmácia Sempre Viva é uma farmácia de manipulação e homeopatia que está no mercado há 17 anos e trabalha com médicos, nutricionistas, enfermeiros e terapeutas para garantir que seus produtos forneçam a qualidade desejada.

Portanto, você pode acessar a loja on-line para conhecer mais sobre o medicamento para próstata e outros que podem melhorar sua qualidade de vida. Além disso, você consegue tirar dúvidas diretamente com profissionais do setor fitoterápico!

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta